Fazer escolhas é uma atividade diária que faz parte da vida de todos nós. Desde escolher o que vestir pela manhã até decidir qual caminho seguir na carreira, as nossas escolhas moldam as nossas vidas e têm um impacto significativo no nosso bem-estar e felicidade. No entanto, muitas vezes subestimamos a importância dessas decisões e deixamos de considerar o poder que temos em nossas próprias mãos para moldar o nosso futuro.

Neste artigo, exploraremos a importância de fazer escolhas conscientes e informadas nas nossas vidas e como isso pode ajudar a alcançar os nossos objetivos e viver uma vida mais plena e satisfatória. Você também vai conferir algumas dicas para fazer boas escolhas. Preparado? Então, siga em frente e descubra!

A vida é feita de escolhas: cada passo dado é uma decisão

A sua profissão, o local em que você mora, a pessoa com quem se relaciona: tudo isso são exemplos de escolhas que, um dia, você fez na sua vida. Mesmo que muitas coisas pareçam acontecer de maneira natural, foi preciso que você as aceitasse para que se tornassem realidade e permanecessem contigo até hoje. Ter essa consciência é muito importante para que sempre se lembre da responsabilidade que você tem em relação à sua própria felicidade.

Todos os dias você tem escolhas a fazer, e, até mesmo as mais simples, como os alimentos que vai comer, são capazes de decidir o seu futuro. Uma alimentação balanceada, por exemplo, proporcionará mais saúde e menos risco de contrair diversos tipos de doenças. A falta de cuidado em relação a isso pode resultar em problemas graves depois. Esse é apenas um tipo de decisão, em meio a inúmeras outras que tomamos hoje e que impactam o nosso amanhã.

Devemos nos lembrar também de que, por mais que você se esforce para fazer escolhas positivas, é natural que, às vezes, os resultados saiam diferente do esperado, e está tudo bem se isso acontecer com você.

Ninguém se torna inferior em relação aos demais porque fez uma escolha ruim, principalmente porque essas experiências podem se tornar extremamente enriquecedoras. Para isso, porém, você deve olhar para elas como um aprendiz, alguém que deseja entender onde falhou para fazer diferente em uma próxima oportunidade.

9 dicas poderosas para fazer boas escolhas

PSC

Depois dessa reflexão a respeito da importância das escolhas que você faz, confira 9 dicas poderosas que vão ajudá-lo a tomar boas decisões, sendo sempre fiel aos seus valores e à sua essência.

Saiba o que você quer

Um dos maiores problemas que muitos enfrentam ao tomar decisões é conseguir diferenciar um desejo pessoal de uma imposição vinda de terceiros. Por mais que, em muitos casos, a pressão seja grande, lembre-se sempre de que o preço a ser pago por tentar agradar os outros é muito alto.

Fazer uma escolha que nada tem a ver contigo apenas para satisfazer a vontade de alguém pode ser extremamente frustrante. Portanto, se conheça e procure saber exatamente o que você deseja para a sua vida. Minimize a interferência das outras pessoas, pois só você vai arcar com as consequências das suas escolhas.

Aprenda com os seus próprios erros

Um passo fundamental para fazer boas escolhas é deixar de lado o medo de errar. É claro que, em doses equilibradas, o receio faz com que você seja mais cauteloso, contudo, ele deixa de ser positivo quando se torna paralisante e o impede de agir.

Portanto, reflita e dê o seu melhor para tomar decisões sensatas, mas tenha consciência de que, se falhar, terá a oportunidade de aprender e se fortalecer ainda mais. Tenha sempre em mente que um tombo não vai derrubá-lo para sempre, basta que se levante e continue caminhando. Além do mais, os caminhos errados que escolhemos nos ajudam, por eliminação, a encontrar o caminho certo. Em outras palavras, os erros se transformam em experiência que nos ajuda.

Pense nos prós e contras de cada alternativa

Quando existem vários caminhos à sua frente, é necessário refletir a respeito de cada um deles, até que você identifique qual está mais de acordo com o que você deseja para a sua vida. Uma forma bastante eficaz de fazer isso é criando listas com os prós e os contras de cada um. Assim, você poderá pensar de maneira mais clara a respeito do que eles podem proporcionar e, então, eleger o que achar melhor. Para isso, adquira informações e conhecimento.

Desapegue dos resultados

É claro que qualquer pessoa, ao fazer uma escolha, deseja obter resultados positivos. Entretanto, é necessário que você tenha consciência de que, por mais que se dedique, nunca será capaz de controlar tudo. Por isso, reflita e considere as consequências para tomar uma decisão com sabedoria, mas aprenda a desapegar dos resultados, de modo que não sofra se algo sair diferente do que imaginava. Elimine as expectativas e permita que a vida o surpreenda.

Encontre o equilíbrio entre a razão e a emoção

Talvez você já tenha visto, em muitos lugares, pessoas falando que é importante pensar racionalmente para fazer boas escolhas. Essa afirmação é importante no que diz respeito a evitar tomar decisões quando estiver sob o efeito de fortes emoções. Entretanto, devemos considerar que somos seres emocionais e que não há como negar esse fato.

Nesse sentido, o ideal é encontrar o equilíbrio entre a razão e a emoção para que você reflita, considerando quem você é por inteiro — incluindo tanto a mente quanto o coração. Ao iniciar um namoro, por exemplo, por mais que você considere alguns aspectos de forma racional, não há como ignorar os sentimentos. Aliás, namorar alguém sem amar a pessoa de verdade pode ser uma péssima decisão.

Questione-se sobre a escolha que pensa em fazer

O autoquestionamento é extremamente positivo para tomar qualquer tipo de decisão, pois, por meio dele, você pode ampliar a sua percepção em relação à sua voz interior e, assim, iniciar um diálogo positivo consigo mesmo. Faça isso mesmo depois de já ter refletido e seguido os outros passos anteriores, como uma forma de se certificar de estar realmente sendo fiel às suas próprias vontades e não estar se submetendo aos seus medos ou a imposições externas.

Converse com os mais experientes, mas lembre-se de que a decisão final é sua

Uma dica bacana ao tomar uma decisão é conversar com alguém que já tenha passado por uma situação semelhante ou que tenha mais experiência no assunto em questão. Essa pessoa, desde que seja alguém de confiança, pode orientá-lo com conhecimento de causa.

Entretanto, nunca é demais reforçar que, por mais que um mentor seja útil, nem sempre o conselho dele poderá ser aplicado à sua realidade. Em outras palavras, só você sabe o que é estar na própria pele e só você pode tomar a melhor decisão.

Não procrastine

É fundamental que você siga os passos acima antes de tomar uma decisão, como analisar as opções disponíveis e pedir ajuda quando necessário. Entretanto, entenda que não haverá um “dia perfeito” em que você terá certeza da escolha a ser feita. Essa crença leva as pessoas a sempre adiarem a tomada de decisão, pois sempre acham que falta uma informação a ser pesquisada.

É importante se informar, mas não peque pelo excesso. A insegurança pode levá-lo a um ciclo contínuo de procrastinação, ou seja, de adiamentos sucessivos da escolha a ser feita. Isso faz com que você perca tempo, portanto, informe-se, mas não procrastine.

Não tenha medo de voltar atrás

Por último, mas não menos importante, saiba que não há problema algum se você tomar alguma decisão e depois perceber que não era exatamente isso o que queria. Voltar atrás não deve ser motivo de vergonha, pois, como já citamos anteriormente, é a sua felicidade que está em jogo, e, por ela, sempre vale a pena recomeçar. Dessa forma, mantenha o foco nisso e não se deixe abater por comentários alheios, pois apenas você sabe o que se passa na sua mente e no seu coração.

Que este artigo o tenha inspirado a fazer boas escolhas que o levem à sua felicidade. E você, ser de luz, tem alguma experiência em relação a esse tema que gostaria de compartilhar? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

Copyright: 717943141 – https://www.shutterstock.com/pt/g/sonerbakir