o-que-e-coaching

Qual o significado de Coaching?

Por: José Roberto Marques | Blog | 21 de dezembro de 2017

Derivada da palavra inglesa Coach — que se refere à carruagem de quatro rodas conduzidas pelos chamados coachers —, a palavra Coaching significa treinamento. Ela foi utilizada pela primeira vez na Hungria, em 1830, para designar um tutor, a pessoa que conduzia e preparava os estudantes universitários para as provas.

Com o passar dos anos, o Coaching foi se aprimorando até ter a definição que conhecemos hoje e se transformar em uma das metodologias de desenvolvimento humano que mais crescem no Brasil e no mundo.

Mas, como ainda existem muitas pessoas que não conhecem o significado de Coaching, bem como as suas potencialidades, hoje vou escrever sobre isso, para tentar esclarecer um pouco mais sobre como esta metodologia funciona e transformado muitas vidas ao redor do mundo. Confira:

O que é Coaching

O Coaching é a maior e melhor metodologia de desenvolvimento e capacitação humana existente na atualidade. Trata-se de um poderoso processo que visa o alcance de grandes e efetivos resultados em qualquer contexto, seja pessoal, profissional, financeiro, amoroso, social ou até mesmo espiritual.

É um método altamente eficaz, que reúne mais de 100 técnicas, ferramentas e conhecimentos de inúmeras ciências, tais como: psicologia positiva, neurolinguística, gestão de pessoas, administração, recursos humanos, linguagem ericksoniana, entre outras. Seu objetivo é promover mudanças positivas e permanentes.

O Coaching é uma maneira assertiva de tirar um indivíduo de seu estado atual e levá-lo rapidamente a seu estado desejado, de modo que ele consiga atingir todos os seus objetivos e sonhos de forma permanente. É um processo com começo, meio e fim, que tem como essência apoiar pessoas, profissionais, grupos e empresas a alcançarem suas metas.

Como funciona o Coaching?

Todo o processo de Coaching é conduzido pelo Coach, um profissional capacitado e habilitado no despertar e desenvolvimento do potencial infinito de seu coachee (cliente). Trata-se de uma parceria em que coach e coachee dão o seu melhor um para o outro, em busca da conquista dos objetivos e resultados almejados pelo cliente de forma progressiva.

O Coaching é realizado em formato de “sessões”, que podem ser semanais, quinzenais ou mensais, durando entre uma e duas horas por vez. Em cada encontro, o coach estimula seu cliente por meio de observações importantes, questionamentos e feedbacks construtivos, sempre visando o crescimento e evolução intelectual, comportamental e emocional do coachee.

É importante ressaltar que, para que o processo seja realmente efetivo, é fundamental que haja disciplina e comprometimento mútuo. Só assim, o Coach poderá desenvolver seu cliente de forma que este conquiste tudo o que deseja no menor tempo possível.

O Coaching e seus 4 Pilares

Para que o processo de Coaching seja verdadeiramente efetivo na vida do coachee, é fundamental que o coach utilize-se dos pilares do Coaching. Assim, as chances de que as transformações e os resultados extraordinários aconteçam na vida de cada indivíduo são muito maiores.

Continue me acompanhando e veja quais esses pilares transformadores, que só o Coaching oferece àqueles que se permitem passar por este processo.

Humanidade

Como eu disse no início do artigo, o Coaching é uma ferramenta poderosa de desenvolvimento pessoal e profissional, que, por meio de toda a humanidade do coach transforma a vida do coachee, da maneira que ele precisa.

Quando falo em humanidade, estou falando do momento em que o profissional coach acessa o melhor de si, acessa suas melhores potencialidades, competências e habilidades, no sentido de ajudar o seu cliente a alcançar o seu potencial infinito, ou seja, o que almeja para se tornar um ser de luz realizado.

Quis que este fosse o primeiro ponto a ser abordado, pois acredito que sem ele, não há como existir um processo de Coaching verdadeiramente eficiente, que traga resultados efetivos e reais aos clientes.

Método

Todo coach precisa se utilizar de um método para fazer com que o seu coachee saia do estado em que se encontra e vá rumo ao estado em que deseja para se sentir pleno e realizado. Nas formações do IBC, nós compartilhamos alguns métodos transformadores e o coach se utiliza daqueles que mais se identificar, para fazer com que o seu cliente tenha os melhores resultados ao longo e ao final do processo.

O importante é que ele estabeleça e tenha um método, pois todo trabalho, para que gere bons frutos, precisa ser sistematizado e organizado, caso contrário será apenas um barco velejando, sem norte algum.

Ferramentas

São inúmeras as ferramentas das quais um coach pode se valer, para fazer com que o processo de Coaching que ele está aplicando seja verdadeiramente efetivo. Também em nossas formações, nos ensinamos as pessoas a se tornarem coaches de sucesso, compartilhando as melhores e mais atuais ferramentas, no sentido de incentivá-los e motivá-los a sair do treinamento direto para uma sala de atendimento de Coaching.

Assim, é essencial compreender, que não existe processo de Coaching sem as ferramentas adequadas, que farão com que o coachee alcance os resultados que almeja para despertar o melhor que há nele mesmo.

Competências

Tudo isso que eu disse até aqui é primordial em um processo de Coaching. Porém o coach também precisa contar com toda a sua expertise, experiências de vida, bem como com suas melhores habilidades e competências, para conseguir encontrar formas de se conectar verdadeiramente com seu coachee e ajudá-lo no encontro de seus resultados extraordinários.

Sendo assim, a junção da Humanidade + Método + Ferramentas + Competências, formam o que chamamos dos 4 Pilares do Coaching, ou seja, aquilo que faz com o processo funcione efetivamente.

Para que você possa tirar todas as suas dúvidas sobre este assunto, compartilho com você um vídeo em que eu falo detalhadamente sobre o significado de Coaching, em apenas 4 minutos. Convido você a assistir:

Agora me conte: você conseguiu compreender bem o significado de Coaching? A partir de agora já sabe como o processo funciona? Deixe o seu comentário me dizendo o que achou deste artigo e lembre-se de compartilhar este conteúdo com seus amigos em suas redes sociais, para que as dúvidas deles também sejam esclarecidas.

Copyright: 595688495 – https://www.shutterstock.com/pt/g/mazirama

Deixe seu Comentário: