ferramentas-coaching

O Que São Ferramentas de Coaching?

Por: José Roberto Marques | Blog | 03 de junho de 2019

Em seu sentido amplo, uma ferramenta é um suporte que permite às pessoas desenvolverem determinadas atividades. No processo de coaching, as ferramentas são adaptadas e desenvolvidas em prol do desenvolvimento humano e do alcance do estado desejado do coachee (cliente).

Nesse caso, são chamadas de ferramentas algumas técnicas que fundamentam a estrutura básica de uma sessão de coaching. No artigo de hoje, você vai conhecer um pouco mais sobre o método e as técnicas usadas. Continue lendo para conferir!

O Coaching é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento
humano! Conheça mais sobre essa metodologia,
acesse “Tudo Sobre Coaching”!

Quais são as principais ferramentas de coaching

Enquanto um marceneiro usa um martelo para consertar uma porta e tem sucesso nesse serviço, um coach faz uso de outros instrumentos efetivos. Conheça alguns deles agora mesmo:

  • Rapport (técnica de recapitulação + expansão: cocriação);
  • Acompanhamento constante;
  • Tema da sessão/proposta permeada pelo Shazam (perguntas mágicas para identificar e nomear o estado atual do coachee);
  • Teste de Perfil Comportamental;
  • Tríade do Tempo;
  • Teste de Perfil de Personalidade;
  • Feedback 360º Projetivo;
  • Roda da Vida;
  • Squash Visual;
  • PNL (programação Neurolinguística);
  • Teste de Perfil de Personalidade;
  • Roda das Competências;
  • Psicodrama, Role Playing (RPP©);
  • Campo Relacional;
  • Rota de Ação;
  • Análise Transacional (EGOGRAMA);
  • Roda da Inteligência Emocional;
  • Patrocínio Positivo;
  • Escala/Comprometimento;
  • Análise do Campo de Força
  • Auxiliares Linguísticos;
  • Autofeedback;
  • Aprendizagem Acelerada;
  • Teste de Sistemas Representacionais;
  • Desenvolvimento da sessão (criar e acompanhar o flow).

Você já conhecia essas ferramentas? Já usou algumas delas em algum processo de coaching? Todas elas contribuem com o surgimento e a evolução de diversos fatores, tais como o autoconhecimento, autodesenvolvimento, inteligência emocional, autoconfiança e autoestima.

Como eu te mostrei, além do objeto físico em si, o conceito de ferramenta também é usado para fazer referência a suportes que melhorem a capacidade de desenvolver algumas tarefas em nosso dia a dia e nos ajudar a alcançar as metas e objetivos estipulados pelo coach e pelo coachee semanalmente.

Você é feliz?

Por isso, é possível falar de ferramentas de coaching também no sentido da carreira e vida pessoal do coachee. No fim das contas, elas são poderosos instrumentos de apoio em seu processo de autoconhecimento, no desenvolvimento de competências e nas habilidades técnicas, emocionais e comportamentais e de evolução contínua como ser humano.

O processo de coaching

O coaching é uma metodologia fantástica de desenvolvimento humano e aceleração de resultados. Diferencia-se das outras abordagens comportamentais, pois trabalha com foco no presente e proporciona uma evolução pessoal e profissional de forma objetiva, planejada e rápida.

Se, por exemplo, a meta é conquistar novos patamares na carreira ou como líder, o método trabalhará neste sentido e dispondo de ferramentas específicas para isso. Do mesmo modo, se os alvos são em âmbito privado e pessoal, outras técnicas e abordagens serão aplicadas visando o alcance efetivo destas demandas.

De modo geral, as ferramentas de coaching são métodos realmente efetivos e assertivos na construção de novos comportamentos, ressignificação de crenças e alcance de resultados fantásticos em todas as áreas da vida.

Resultados eficientes

Você pode estar se perguntando o que o coaching pode realmente trazer de mudanças significativas na sua vida. Pois, a resposta não é simples. E, a partir daí, você já pode perceber o quanto o método é eficiente em trazer transformações positivas no dia a dia. Se estas alterações fossem superficiais, seria fácil explicá-las.

O coaching ensina sobre autoconhecimento, um exercício que, infelizmente, tem sido banalizado por aí. Ao contrário de uma prática insignificante, ela traz um nível tão alto de sabedoria que fica difícil quantificar.

Com o autoconhecimento, você é capaz de se entender, captando quais são os seus pontos positivos em diversos âmbitos da sua vida e como os tornar ainda mais fortes, para que todos te reconheçam por isso. Ainda é possível encontrar aquelas características benéficas que estão escondidas por algum motivo e que precisam de ajuda para aflorar. O autoconhecimento ainda promove a identificação dos seus pontos que precisam ser desenvolvidos. Dessa forma, eles deixam de sabotar o seu dia a dia em ações ou até pensamentos.

Com toda essa sabedoria em mãos, você é capaz de criar um fluxo de evolução constante na sua vida. Ou seja: você nunca vai deixar de progredir, pois aprendeu a importância de aprender algo novo todos os dias, inclusive sobre você mesmo.

Esse exercício constante também permite que você desenvolva a sua inteligência emocional, essencial para o gerenciamento de sentimentos em situações extremas, sejam elas de tristeza ou alegria.

Claro que estes são apenas alguns dos muitos exercícios fundamentais que o coaching ensina durante as sessões. A renovação é real e ela vem a partir de muita dedicação e esforça tanto do coachee, quanto do coach.

Você já perguntou a si mesmo se é verdadeiramente feliz?
Clique aqui e descubra qual é o grau da sua felicidade!

Conheça o Professional & Self Coaching

Se você também busca essa evolução sistêmica e potencialização das suas competências e habilidades, conheça a formação Professional & Self Coaching (PSC), que é o mais completo e moderno curso de coaching do Brasil. Não deixe que a procrastinação e a falta de motivação permitam que o seu caminho seja comandado por outras pessoas.

Pode ter certeza de que esse curso está pronto para que você elimine os seus medos e comece a ser o protagonista do filme da sua vida. Para te incentivar, eu fiz um vídeo em que mostro o quão é importante que você valorize suas capacidades e construa a sua própria história por meio dos depoimentos reais de outras pessoas. Assim, você fica sabendo o que os outros acham do PSC também!

O treinamento é ideal para quem busca ir cada vez mais além dentro da sua história e construir um legado fantástico. Usando as ferramentas ideais, o coach te indica o melhor caminho para que você desperte o seu potencial e consiga inserir esses novos conhecimentos nas suas habilidades técnicas, no seu cotidiano profissional e no seu dia a dia pessoal. Se você quiser conhecer ainda mais sobre esse curso incrível, é só conferir esse material especial que fizemos para você.

Agora que você já sabe mais sobre as ferramentas de coaching, tem alguma dúvida ou conhecimento que gostaria de compartilhar? É só escrever nos comentários abaixo para que todos nós possamos aprender mais.

Até a próxima!

 

Copyright: Aycatcher/Shutterstock

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: