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Qual a Importância do Feedback Para a Motivação do Trabalhador?

Por: Pollyana Ribeiro | Blog | 07 de setembro de 2017

Você sabe qual a importância do feedback na conquista dos resultados de uma empresa? Muito se fala sobre dar aos funcionários um retorno sobre o seu desempenho, mas na prática nem todas as organizações e líderes conseguem implantar essa política da forma correta. A boa comunicação é a chave para um trabalho realizado com assertividade, e os feedbacks são ferramentas importantes para corrigir as falhas, reconhecer as habilidades que estão bem desenvolvidas e trazer à tona mudanças positivas a todos.

 Qual a Importância do Feedback?

O feedback no âmbito empresarial significa dar um parecer a respeito do trabalho de um colaborador ou de um grupo, identificando o que está sendo feito com assertividade e o que precisa ser repensado e corrigido. Para o bom andamento da empresa é essencial compreender a importância desta ferramenta na comunicação e aprender a usá-la corretamente.

Nem todos os colaboradores tem uma autocrítica e maturidade para entender onde precisa melhorar. Por isso, pode ser difícil para o profissional perceber, por si mesmo, o que está fazendo de errado em seu trabalho. O feedback vem tanto para reconhecer seus sucessos, como para mostrar onde ele pode melhorar técnica, emocional e comportamentalmente para ter resultados maiores e mais positivos.

Além disso, os profissionais têm nos feedbacks dados por seus superiores a chance de obter um retorno da empresa a respeito do seu desempenho. Portanto, para alinhar a comunicação, trabalhar a motivação da equipe e colaborar para o crescimento coletivo e individual dos seus membros, oferecer-lhes feedbacks é essencial.

Feedbacks Constantes Facilitam Conversas Difíceis

Nem sempre é fácil para um líder de equipe explicitar para seus subordinados que existem tarefas que precisam de mais dedicação ou de outra abordagem. Contudo, estudos organizacionais comprovam que nas equipes em que há o hábito de o líder fornecer feedbacks constantemente é mais fácil falar sobre assuntos delicados. Em outras palavras, isso quer dizer que o feedback é importante porque também ajuda a construir uma relação mais próxima com os seus liderados.

Você é feliz?

Transparência é Essencial

Os departamentos em que não há clareza sobre os objetivos e metas apresentam desempenho inferior aos onde existe transparência. Essa comprovação foi obtida através de estudos sobre a qualidade da comunicação entre gerentes e liderados. Compreender para que direção a organização está caminhando é fundamental para seguir com o resto do grupo. Reuniões em que são dados feedbacks para os funcionários sobre os planos da empresa ajudam a aumentar a transparência do relacionamento corporativo.

Liderança Mais Efetiva

Para quem está numa posição de liderança à importância do feedback na comunicação se faz ainda maior, pois o gestor que sabe usar esta ferramenta torna contribui ainda mais para o crescimento dos profissionais da sua equipe. Encorajar as pessoas a fazerem cada vez o seu melhor, para que seja possível alcançar resultados coletivos melhores, é o papel do líder e isso pode ser conseguido através de feedbacks. Neste sentido, quero compartilhar uma ferramenta que eu uso muito, que é o Feedback Burger!

Agora que você já sabe qual a importância do feedback para que haja melhor comunicação e mais motivação por parte do trabalhador, deixe seu comentário falando sobre o uso desta poderosa ferramenta em sua empresa.

 

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