Feedback Burger

Bioraven/Shutterstock O Feedback Burger é uma poderosa técnica de Coaching, muito usada para potencializar os resultados do coachee

Uma das ideias mais autênticas e eficientes que temos no processo de Coaching leva o singular nome de Feedback Burger. Nem tanto pelo gosto, que pode ser um tanto saboroso, mas pela formatação em camadas à maneira de um sanduíche é que chamamos assim essa ferramenta. É certo que já está bastante claro que na cozinha do Coaching nenhum prato é individual. Tanto os acompanhamentos quanto às bocas adicionais são mais do que bem-vindos.

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”, é um presente!

O Feedback Burger segue essa norma, e por isso deve ser preparado a quatro mãos pelos dois participantes da conversa em questão. Executada em três passos:

1 Elogio Ou Quebra-Gelo – Nunca usar “igual”, “mas” ou “porém” para passar para próxima etapa.

2 – Perguntar para induzir o entrevistado a se conscientizar da questão (ouvir), assumir suas próprias dificuldades.

3AÇÃO – Compromisso entre as partes,  incentive a mudança, agende o acompanhamento.

 Passo a Passo da Técnica do Feedback Burger

1º Passo

Esta técnica tem início com a tentativa de gerar receptividade no profissional, no instante em que um elogio verdadeiro é feito ou apenas passando a impressão de que há uma compreensão sobre o fato a ser tratado, minimizando assim a tensão inicial e o “medo” do feedback. Por exemplo: “Eu entendo que você agiu assim, foi o melhor que pode fazer naquele momento”.

2º Passo

No segundo instante, entra em cena a forma, digamos, mais clássica de feedback, com sugestões de melhorias, apontamentos de soluções, buscas de alternativas e tudo aquilo que se espera dessa ferra­menta. Trata-se da parte mais substancial ou mais suculenta de fato de um processo de feedback, o que na nossa analogia fica sendo a carne/recheio, do hambúrguer. Pode ser exemplificada por passos como “Será que se você tomasse uma atitude ‘x’, o resultado não seria mais positivo?”, ou “E que tal experimentar remanejar os recursos de nova maneira?”.

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”, é um presente!

3º Passo

O terceiro passo é um reforço do primeiro, encerrando essa ferramenta trifásica com um foco no futuro e o uso de algum estímulo motivacional que ajude o seu interlocutor a não perder o rumo para onde pretende seguir. Pode, por exemplo, ser usada uma frase como “Parabéns! Você está no caminho certo. Continue assim!”, ou “Agora, é certo que com esses ajustes você está bem mais próximo de alcançar resultados extraordinários”.

O arremate, portanto, ou o pão desse hambúrguer, é um combustível para que o participante do feedback renove a convicção acerca das mudanças que ele visa alcançar. Nada mais proativamente Coaching, portanto, vale dizer que o Feedback Burger comporta algum molho ou elemento adicional que os participantes decidirem incluir na conversa.

Pode-se, por exemplo, usar a oportunidade e passar adiante algum novo informe sobre o trabalho, ou qualquer comunicado a mais.  Ah, lembre-se de se lembrar de nunca se esquecer de que essa ferramenta pode ser usada sem tanta moderação, já que, ao contrário do que o nome poderia sugerir, ela não faz nenhum mal. E nem engorda. Experimente!

Quer conhecer profundamente estas e outras ferramentas e técnicas de Coaching? Conheça a formação Professional & Self Coaching – PSC, o curso de Coaching mais completo do Brasil.