© Depositphotos.com / pressmaster Esse é um meio de você alcançar patamares na carreira profissional que sozinho talvez não consiga.

Quando pensamos nos requisitos exigidos para se conseguir um trabalho logo nos vem à mente a formação acadêmica, o domínio de línguas estrangeiras, experiências relevantes dentre outros aspectos que compõem um currículo impecável. Porém, muitas vezes a diferença entre a confirmação e a negação de uma oportunidade de trabalho está na rede de contatos profissionais que construímos durante nossa vida profissional e acadêmica, o networking.

Promova a interação com outros profissionais

 

Esse é um meio de você alcançar patamares na carreira profissional que sozinho talvez não consiga, ou demoraria muito mais para fazê-lo, e manter-se atualizado sobre as boas oportunidades da sua área de atuação.

Pratique sua diplomacia, sua capacidade de comunicação interpessoal vai lhe ser muito útil. Invista em sua habilidade de se comunicar eficientemente, na sua empatia e busque construir parcerias desde quando estiver na universidade, com colegas de classe, professores e funcionários de laboratórios, até quando já estiver empregado, com colegas de trabalho, gestores e clientes da empresa.

É importante que você construa relações verdadeiras, não se pautando exclusivamente no interesse profissional, pois isso pode ser mal visto. Lembre-se que você faz a diferença para um amigo que está à procura de um trabalho, e que esse favor pode ser retribuído algum dia. Trata-se de uma relação bilateral criada pela afinidade de atuação e pelo interesse comum em assuntos relativos à área em que está inserido. Por isso chamamos de rede de contatos: a interligação de indivíduos pode lhe proporcionar uma conexão com uma oportunidade inesperada e única, assim como você pode proporcionar o mesmo a outros integrantes da rede.

Organize seus contatos de forma que possa acessá-los rapidamente quando necessitar. Há redes sociais que estão direcionadas exclusivamente para contatos profissionais, como o LinkedIn. Uma dica importante é manter contato freqüente com seus colegas, pois abordá-los somente quando necessário pode lhe fazer parecer um interesseiro.

PSC

Esse é um método excepcional na construção de uma marca pessoal, e também em sua manutenção. Profissionais de sua rede o indicarão em momentos oportunos e, caso você se mostre eficaz no desempenho de suas atividades, novas oportunidades surgirão e sua marca prosperará.

Invista no seu networking! Pode ser através de um antigo amigo de universidade ou de um professor que surgirão as melhores oportunidades de sua vida.

E você? Trabalha com uma rede de contatos profissionais? Compartilhe o conteúdo com amigos e familiares.