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Qual a importância da pesquisa de mercado para uma empresa

Por: José Roberto Marques | Blog

Ao decidir investir em um negócio próprio, é bastante importante realizar uma pesquisa de mercado para identificar as chances desse empreendimento ter sucesso e se tornar relevante em seu setor de atuação. Neste artigo você poderá tirar as suas dúvidas a respeito do que é essa pesquisa e porque ela é tão importante para iniciar a trajetória de uma empresa com mais assertividade.

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O que é pesquisa de mercado?

Pesquisa de mercado é um processo focado em coletar dados para entender quais são as chances efetivas de um produto ou serviço ser bem-sucedido no setor em que será inserido. Busca compreender quais são os níveis de atendimento da demanda da região e da parcela de público-alvo que visa atender.

Por meio desse tipo de pesquisa, os empreendedores podem ter acesso a informações essenciais para acertar no seu posicionamento mercadológico, tendo mais oportunidades competitivas em relação à concorrência, compreensão das mudanças do segmento, assim como das tendências para o futuro próximo e em longo prazo.

Por que a pesquisa de mercado é importante para a empresa?

Abrir uma empresa no Brasil significa ter alguns desafios à frente, sendo um dos principais se inserir com relevância em meios com inúmeros concorrentes. Vários segmentos de mercado contam com um número significativo de empresas e o empreendedor que está chegando precisa estar familiarizado com as oportunidades e barreiras que terá a sua frente.

A seguir, listei os principais motivos que fazem da pesquisa de mercado tão relevante para iniciar um empreendimento com maiores chances de sucesso. Leia com atenção e invista nessa coleta de dados com plena certeza de estar fazendo o certo.

1 – Conhecimento estratégico sobre os concorrentes

Para que seu negócio tenha mais chances de prosperar, é importante que tenha bem definidas estratégias para competir com as marcas que já estão inseridas no mercado. O primeiro passo para elaborar um planejamento de conquista de público é saber quais são as opções disponibilizadas pelos concorrentes e entender por que os consumidores as adquirem atualmente.

Com esses dados fica mais simples pensar em quais serão os diferenciais adotados pela sua empresa para se tornar uma escolha possível para o público. Seus produtos/serviços têm preços mais competitivos do que os concorrentes? Têm mais qualidade? Somente conhecendo o trabalho dos concorrentes é possível responder a essa questão.

2 – Identificação de oportunidades

A pesquisa de mercado é uma ferramenta para entender qual é a situação atual do setor em que se pretende atuar, identificando as potenciais oportunidades, além das ameaças. Pode ser que, inicialmente, o planejamento da sua marca seja atender a um perfil X do público-alvo geral, mas com essa análise fique claro que é mais produtivo direcionar seus esforços para um perfil Y.

Você é feliz?

Pesquisar o mercado contribui para fazer projeções das ideias que se tem em mente, entendendo quais são as que têm mais chances de prosperar. O empreendedor geralmente é alguém que sonha com a concretização da companhia que está abrindo e, por isso, pode romantizar algumas questões que se tornam mais práticas através de uma pesquisa mercadológica.

3 – Elaboração de campanhas de marketing assertivas

Os dados coletados pela pesquisa de mercado contribuem para ter um conceito mais bem definido do público-alvo, dessa forma, é mais fácil direcionar as campanhas de marketing para o alcance dos objetivos. Dar início a uma estratégia sem o conhecimento de dados demográficos e comportamentais do público pode levar a prejuízos de investimentos em campanhas ineficazes.

4 – Correção de erros antes de começar a operar

Conhecer as demandas do público a partir da análise do mesmo permite evitar uma série de erros que poderiam ser identificados somente quando já se estivesse operando. Empresas que iniciam suas jornadas empreendedoras sem a realização de uma pesquisa de mercado prévia estão arriscando não entregar para o público aquilo que ele realmente quer.

Para não ser um case de uma marca que percebeu que seus produtos/serviços eram ineficientes tarde demais, vale a pena investigar os desejos dos futuros compradores da sua empresa. Inclusive, se for possível, invista na realização de testes prévios com o público para saber o que pode ser aperfeiçoado. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e têm mais voz para reclamar com o maior acesso a internet.

5 – Planejamento de redução de custos

Ter acesso a um compilado de dados do mercado em que se irá atuar permite que o empreendedor que está chegando tenha ideias mais assertivas quanto a operações mais enxutas. Algumas coisas que seriam aprendidas na prática após ter prejuízos podem ser previstas com um estudo prévio do mercado.  A pesquisa funciona como um tipo de mapa para delinear uma estratégia mais consistente de como desviar de eventuais barreiras.

Dicas para realizar uma pesquisa de mercado

O empreendedor que não tem recursos para contratar uma empresa especializada na elaboração desse tipo de pesquisa poderá coletar os dados por si mesmo, com as ferramentas que tem à sua disposição, a internet é uma grande aliada. Os formulários do Google Docs podem ser usados para realizar pesquisas junto ao público-alvo. Peça que seus amigos e conhecidos respondam, bem como repassem para pessoas dentro do perfil desejado.

Para ter uma ideia melhor de como inserir sua marca no mercado, é válido participar de grupos em redes sociais direcionados para o perfil dos seus consumidores. Faça um levantamento a respeito das empresas que são suas concorrentes diretas e indiretas (aquelas que oferecem produtos/serviços similares e/ou substitutos). É importante ter dados sobre preços e diferenciais de qualidade dos concorrentes.

Isso permite entender como tornar a sua empresa uma concorrente mais poderosa frente às marcas já constituídas. Reúna, também, dados a respeito da identidade visual e marca dos seus concorrentes para ter certeza de ter uma imagem diferente e com potencial para competir no espectro visual com elas. Pense sempre do ponto de vista dos consumidores e por que eles escolheriam a sua empresa e não os concorrentes.

A pesquisa de mercado é muito importante para direcionar os primeiros passos da sua empresa, lhe dando mais chances de sucesso. 

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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