Quando se trata de saúde mental, a palavra crise não se refere, necessariamente, a uma situação traumática e sim à reação que determinada pessoa tem em relação a um acontecimento. Isso porque, enquanto um indivíduo pode ser extremamente afetado por um evento, outro pode sofrer pouco ou nem se sentir abalado com o ocorrido. Para entender melhor, continue acompanhando e saiba mais a respeito dos tipos de crise humana e como eles se manifestam.

O que é crise?

Cada idioma tem a sua maneira de expressar os significados das palavras e, em se tratando de conceituar a palavra crise, o chinês tem informações altamente relevantes para oferecer. Como os vocábulos são representados para caracteres, se formos esmiuçar o significado de cada um, vamos encontrar dentro da palavra crise duas outras, que são perigo e oportunidade. Realmente, uma crise apresenta um obstáculo, trauma ou ameaça, mas também oferece uma oportunidade para crescimento.

Nesse sentido, uma crise representa um ponto de virada, algo que pode gerar medo, tristeza e incertezas. É uma percepção ou experiência em relação a um evento ou situação que excede os recursos e os mecanismos de enfrentamento que cada pessoa possui. É o famoso: “eu não estava preparado para lidar com isso”.

Tipos de crises humanas

Basicamente, o ser humano pode passar por três tipos de crises, que se classificam em: situacionais, existenciais e de desenvolvimento. Observe como cada uma delas acontece.

Crises situacionais: são repentinas e acontecem de modo inesperado, como acidentes, a descoberta de uma doença grave, sofrer um assalto. Como se pode ver, elas estão ligadas ao ambiente, ao mundo externo, e impactam na vida das pessoas.

Crises existenciais: são conflitos internos que costumam estar relacionados a coisas, como propósito de vida, planos para o futuro e espiritualidade. Um bom exemplo de crise existencial é a de meia idade, em que o indivíduo percebe que não é mais jovem e que a maturidade está cada vez mais próxima.

PSC

Crises de desenvolvimento: acontecem como parte do processo de crescimento e desenvolvimento de um ser humano, conforme ele passa por etapas naturais da vida. Se casar, procurar o primeiro emprego, decidir qual profissão escolher, são exemplos de crises de desenvolvimento. Enquanto alguns indivíduos podem passar por tudo isso tranquilamente, outros podem se sentir inseguros em relação a algo que ainda não conhecem.

Muitas vezes, as crises de desenvolvimento e as situacionais são bastante óbvias, pois tanto a pessoa que está passando por ela quanto aqueles que convivem ao seu redor, conseguem identificar facilmente o agente estressor. Geralmente, são causadas por uma demissão, um divórcio, a perda de um ente querido e assim por diante. Já no caso das crises existenciais, é um pouco mais delicado entender o motivo que as gerou.

Sinais mais comuns de uma crise

Para saber se você ou alguém próximo está passando por uma crise, além de analisar o contexto, como, por exemplo, se alguma grande mudança aconteceu, é possível observar a existência de alguns sinais comuns.

  • Mudanças drásticas nos hábitos de sono;
  • Alterações repentinas de humor;
  • Abandono das atividades cotidianas;
  • Redução no desempenho profissional ou escolar;
  • Alterações drásticas de peso;
  • Negligência com a higiene pessoal.

Vale lembrar que nem todas as pessoas que estão enfrentando uma crise irão apresentar todos esses sinais, pois existem casos mais leves e os mais intensos. De qualquer maneira, ao perceber que você ou alguém próximo está tendo dificuldade para superar, é importante procurar ajuda especializada. Não conseguir lidar com os próprios problemas sozinho não é sinal de fraqueza, portanto, não se envergonhe e busque por pessoas e profissionais que possam te auxiliar nesse momento.

5 Dicas para superar uma crise

Se está passando por uma fase delicada de crise, saiba que existem formas de superar o que está sentindo e, conforme o significado da palavra crise no idioma chinês, encontrar nela uma oportunidade.

1 – Entenda o motivo que gerou a crise

Toda crise tem um fator gerador que, mesmo que não esteja claro, existe. Então, se não sabe exatamente de onde esses sentimentos estão vindo, reflita, pois pode ser por conta de uma crise existencial. Entender a origem de uma questão é o primeiro passo para encontrar respostas e solucioná-la.

2 – Pratique a autocompaixão

Muitas crises são fruto de uma grande exigência interna, que fazem com que o indivíduo se cobre demais e acabe se frustrando por não alcançar os resultados esperados. Se esse é o seu caso, experimente tratar a si mesmo do mesmo modo que faria com um ente querido e veja o quanto a autocompaixão é empoderadora.

3 – Converse com pessoas próximas

Guardar tudo o que está sentindo e ficar remoendo fará com que sofra ainda mais, e uma ótima forma de aliviar tudo isso é falando a respeito. Procure uma pessoa próxima em quem confie, que sabe que irá te ouvir sem julgar e se abra, então, verá o quanto fazer isso faz bem. A outra parte não precisa te oferecer soluções ou dar conselhos se ela não tiver o que dizer, apenas o ato de ouvir já será transformador.

4 – Reavalie suas escolhas

Crises costumam ter relação com escolhas, mesmo que não sejam fruto delas. Nesse sentido, aproveitar o momento para reavaliá-las pode ser interessante. Assim, poderá verificar se a sua vida está realmente seguindo os rumos que deseja ou se existem alterações que podem fazer com que se sinta mais feliz.

5 – Permita-se descobrir coisas novas

Por último, permita-se olhar além e se abrir para a enorme variedade de possibilidades que a vida oferece. Se você perdeu um emprego, um ente querido ou mesmo está sofrendo com o avançar dos anos, saiba que pode vivenciar diversas experiências fantástica e descobrir mundos totalmente novos, mas, para isso, precisa se abrir.

Enfrentar uma crise é realmente desafiador e, por vezes, doloroso, porém, são dores que fazem parte do crescimento. Uma criança, enquanto está aprendendo a andar, leva vários tombos, se machuca, mas é a partir daí que consegue se manter em pé e caminhar sem apoio. Portanto, não tema a crise, acolha o que está sentindo e, através disso, se fortaleça e evolua.

Se tudo o que compartilhei até aqui fez sentido para você, envie este artigo para alguém que possa estar precisando dessas informações e dessas palavras.

 

Copyright:    1104907316 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes