boa-lideranca-dicas

Quais são as principais qualidades de um líder?

Por: José Roberto Marques | Blog | 17 de abril de 2019

Um líder que é bem avaliado pelos seus pares e liderados trabalha constante para sustentar o bom desempenho. Na prática, este profissional consegue extrair o melhor de cada um da equipe sem causar desgaste ou injustiça. Mas, para isso, é preciso que o líder tenha virtudes que lhe conferem a credibilidade necessária a exercer o cargo com eficácia. Quer saber quais são? É só continuar lendo o texto!

8 principais características de uma boa liderança

As boas práticas de uma liderança envolvem principalmente o altruísmo, inteligência emocional, autoconhecimento e consciência coletiva. Para chegar a esse nível de maturidade, existem algumas características fundamentais que esse tipo de profissional deve ter. Conheça as 8 principais agora mesmo:

  1. Integridade: mentir, esconder os erros, não assumir responsabilidades e fazer fofoca não faz parte da alçada de um líder. Aliás, não deveria fazer parte do cotidiano de ninguém tanto em âmbito pessoal quanto profissional. Ter comportamentos íntegros demonstra ética e responsabilidade.
  2. Influência: um profissional da liderança deve saber como influenciar as pessoas. Isso não quer dizer manipulação! A influência envolve utilização de meios que estimulam e incitam o pensamento e a opinião, bem como o comportamento. O objetivo é que ele consiga convencer outros colegas de trabalho sobre a importância de uma entrega, cooperando para a coleta de recursos, por exemplo.
  3. Comunicação: não é possível realizar o item acima se o líder não souber se comunicar com clareza. É essencial que esse profissional consiga falar com diversos tipos de público, transmitindo a mensagem corretamente e sem complicação. Além disso, é preciso saber ouvir na essência e conversar com os colegas de empresa, sustentando bons relacionamentos interpessoais.
  4. Técnica: parece básico, mas é importante lembrar que é fundamental que o líder tenha conhecimento técnico para estar na posição que ocupa. Caso ele seja responsável por um time multidisciplinar, é interessante que ele entenda superficialmente do trabalho de cada um. Do contrário, ele não consegue nem avaliar as entregas.
  5. Empatia: um líder deve exercer a empatia todos os dias, afinal ele gere seres humanos. É essencial ter sensibilidade e flexibilidade para entender quais os pontos fortes e os fracos de cada um da equipe, delegando tarefas de acordo com que seja possível para se fazer. Além disso, a pessoa pode estar passando por problemas dentro ou fora do escritório. Atenção, pois isso não significa passar a mão na cabeça. Pelo contrário! Isso quer dizer que o líder está disposto a ouvir na essência e ajudar.   
  6. Imparcialidade: um líder não deve ceder para ameaças ou chantagens emocionais na hora de tomar uma decisão. Ele deve pensar no que é melhor para atingir os objetivos do time e da empresa de forma íntegra. Isso vale tanto para delegar atividades pequenas até as mais estratégicas.
  7. Proatividade: é essencial que um líder seja um observador nato e esteja atento ao que está acontecendo no próprio time, na empresa, no setor em que atua e no mercado. Essa atitude demonstra proatividade e traz dinamismo ao dia a dia. Sem esse tipo de atualização, esse colaborador pode se tornar obsoleto.
  8. Autoconfiança: a prática do autoconhecimento e da inteligência emocional aumenta o grau de confiança que um líder deve ter em si mesmo, sem deixar a humildade de lado. Não é para menos, afinal ele deve tomar decisões importantes em momentos de pressão. Além disso, esses exercícios trazem mais motivação, firmeza e motivação para o cotidiano desse profissional, que irá transmitir cada um desses pontos para a equipe por meio de bons exemplos. O coaching é um método que pode ajudar o líder e qualquer outro tipo de profissional a alcançar a sua melhor versão, usando os exercícios de inteligência emocional e autoconhecimento.

 

Viu como ser líder não é uma tarefa fácil? Ter todas essas qualidades nem sempre é possível. Mas, o mais importante é tentar desenvolver o máximo possível de virtudes para ser cada vez melhor e estabelecer uma liderança eficiente na organização.

6 comportamentos de um profissional de alta performance

Um líder de alto desempenho deve ter muitas das características que você leu acima. Além disso, esse colaborador deve ter a capacidade de estimular outras atitudes no time. Confira os 6 principais comportamentos de uma boa liderança:

  1. Percebe as oportunidades: o que muitos chamam de sorte, na verdade é o encontro da preparação com a oportunidade. Um bom líder não apenas percebe as oportunidades, como também está pronto para agarrá-las.
  2. Persegue visões: paciência e persistência são qualidades inerentes a qualquer líder. É preciso saber diferenciar a insistência da persistência, que também é muito importante.
  3. Transformar problemas em situações: esse profissional tem a capacidade de enxergar as situações por diferentes ângulos, trazendo a tona diversas possibilidades de resolução, minimizando os problemas.
  4. Traça estratégias: esse colaborador consegue determinar estratégias cujo os bons resultados são alcançados não por acaso, mas por fruto de análise e planejamentos consistentes.
  5. Observa as pessoas: esse tipo de funcionário também é um bom observador. Ele se concentra nas pessoas e em seu progresso, e sabe estimular a motivem para que todos realizem suas tarefas com eficiência.
  6. Inspira: a liderança deve ter a certeza que o seu pessoal sabe da importância do trabalho e, por isso, é fonte de estímulo e inspiração para todos.

Você já havia pensado na importância desse tipo de comportamento para um líder? Claro que ele não consegue desenvolver tudo isso da noite para o dia. É preciso muita dedicação e força de vontade para ser um profissional melhor.

Novamente, o coaching pode ser um grande aliado nessa trajetória. O método é capaz de extrair o que há de melhor em cada um, trazer para a superfície as virtudes que estavam escondidas e ainda encontrar meios para lidar com os pontos fracos. Tudo isso por meio de técnicas comprovadamente efetivas tanto para quem deseja mudança em curto, médio ou longo prazo. Experimente investir nessa parte da sua educação continuada e depois conte o que achou!

Compartilhe nos comentários abaixo se você já teve uma liderança que te inspirou a ser um profissional melhor! Aproveite para enviar esse artigo para os seus amigos.

 

Copyright:637157317 – https://www.shutterstock.com/pt/g/vadimkey

Deixe seu Comentário: