Muitas pessoas pensam que a capacidade de influenciar pessoas é limitada a poucos que possuem esse dom inato. Outros vão além e consideram esse comportamento como um hábito negativo, confundindo-o com a manipulação.

A verdade é que qualquer pessoa é capaz de influenciar os outros ao seu redor: basta saber desenvolver essa atitude. Influenciar alguém nada mais é do que conquistar a confiança e a atenção do outro para as suas ideias e opiniões. Isso pode ser feito para o bem, estimulando aqueles nos cercam a tomarem atitudes positivas, tanto para si mesmos quanto para as outras pessoas. Mas como podemos fazer isso? É o que você vai conferir na sequência. Boa leitura!

15 dicas para influenciar pessoas a fazerem coisas boas

Confira algumas dicas que podem te ajudar a conquistar a capacidade de influenciar pessoas a fazerem coisas boas, positivas e produtivas.

1. Dê bons exemplos: não adianta cobrar das pessoas aquilo que você mesmo não faz. Portanto, se você quer influenciar alguém a ter atitudes produtivas, faça a sua parte e dê o exemplo. Caso contrário, o seu discurso será letra morta e não convencerá ninguém, pois nem você mesmo coloca em prática as coisas que defende verbalmente. Seja o primeiro a agir!

2. Seja simpático e agradável: um sorriso verdadeiro atrai pessoas e pode gerar confiança e credibilidade. Esses dois fatores são pilares da influência e do convencimento. Isso não deve jamais ser confundido com bajulação ou falsidade, pois a ideia é ser genuinamente simpático e cortês para que as suas ideias tenham uma recepção mais positiva.

3. Seja uma pessoa que inspira: mesmo que você não fale nada, se você é uma pessoa de atitudes e pensamentos positivos, aqueles que estão ao seu redor tendem a ver você como inspiração e a seguir o seu comportamento. Por isso, assuma as suas obrigações e faça o que deve ser feito dando sempre o melhor de si. Pode parecer algo simples, mas isso já pode estimular muita gente a fazer o mesmo.

4. Interesse-se pelo outro: para causar uma boa impressão, você precisa demonstrar interesse pelas pessoas. Por isso, converse olhando nos olhos e dedique a sua total atenção ao outro. Aprenda a falar, mas também a ouvir e a respeitar as palavras do seu interlocutor. Além disso, aprenda a ouvir para compreender, e não apenas para responder.

PSC

5. Ouça e respeite a opinião dos outros: vivemos em uma sociedade livre, em que todos têm o direito de se expressar, desde que isso não ofenda ninguém. Portanto, seja tolerante e flexível com as opiniões dos outros, compreendendo que nem sempre as pessoas vão concordar com você. Se quiser expressar discordância, faça-o sempre com respeito e educação.

6. Aja com empatia: não aponte erros e não julgue as ações dos outros. Você não conhece profundamente a realidade de cada um para dizer o que é certo e o que é errado para as outras pessoas. Aliás, você também não gosta de ser julgado, não é mesmo? Portanto, evite esse tipo de atitude. Em vez disso, ofereça feedbacks construtivos e solidários.

7. Tenha uma conduta que valha a pena ser seguida: reflita sobre os seus princípios e aja de acordo com eles. Se desejar, compartilhe as suas ideias com os outros, mas sem o propósito de forçá-los a agir de acordo com elas. Seja você mesmo e preocupe-se com a sua conduta, mais do que com a do outro. Aja com ética, honestidade e princípios, sendo um exemplo vivo das suas crenças.

8. Faça elogios verdadeiros e genuínos: se você observa uma característica positiva em alguém, fale. As pessoas gostam de receber elogios, desde que eles sejam respeitosos e que haja liberdade para esse tipo de conversa. Contudo, elogie com sinceridade, sem “forçar a barra”. O que é falso geralmente é percebido e tende a prejudicar as relações.

9. Obedeça ao princípio básico da reciprocidade: não faça aos outros nada que não gostaria que fizessem a você. Da mesma maneira, procure agir em relação ao outro da mesma maneira que você gostaria que agissem em relação a você, caso estivesse naquele lugar. Esse princípio é um resumo prático de um comportamento verdadeiramente empático.

10. Cumpra as suas promessas: as promessas que fazemos em relação ao outro (e até mesmo em relação a nós mesmos) criam expectativas, de modo que não cumpri-las é um desrespeito — a menos que haja uma justificativa importante. Se a pessoa é incapaz de honrar a própria palavra, o que se pode esperar dela? Só cumpra aquilo que realmente for capaz de prometer.

11. Comunique-se de forma adequada: a comunicação é o segredo para influenciar pessoas. Por isso, trate-as sempre com muito respeito e educação. Olhe-as nos olhos, administre a sua linguagem corporal e pense muito antes de selecionar as palavras a serem utilizadas, tanto ao falar como ao escrever. Seja claro, objetivo e persuasivo, mas sem faltar com a verdade jamais.

12. Tenha e demonstre prazer no que faz: esse prazer pode ser extremamente contagiante. Por exemplo, se você quiser que a sua equipe seja mais motivada no dia a dia de trabalho, motive a si mesmo e seja o melhor líder/colega que puder. Atitudes e energias são contagiantes, por meio do poder do exemplo, que já citamos acima.

13. Aja com paciência: influenciar pessoas, em muitos casos, pode ser um processo demorado. Além disso, nem sempre conseguiremos convencer as pessoas das nossas ideias. Portanto, seja paciente e tenha discernimento para identificar as situações em que vale a pena persistir, bem como aquelas em que não vale.

14. Quando estiver errado, admita os seus erros: as pessoas apreciam a honestidade e a justiça. Dessa forma, peça desculpas aos afetados pelas suas falhas e comprometa-se a fazer melhor da próxima vez. Uma postura arrogante e sem humildade só provocará mais conflitos e afastamentos, de modo que vai ficar muito difícil influenciar alguém assim.

15. Seja positivo e gentil: para influenciar as pessoas a terem atitudes boas, você precisa ser uma pessoa positiva, que sempre vê o lado bom das coisas. Além disso, lembre-se de que gentileza gera gentileza. Isso não significa que você precisa sair por aí distribuindo dinheiro. Segurar o elevador para o vizinho que também está descendo, por exemplo, já é um gesto gentil, com um bom poder de influência.

As 15 dicas acima são comportamentos simples, mas fundamentais para que você aprenda a influenciar as outras pessoas a fazerem coisas boas e produtivas. Coloque-as em prática e perceba a transformação que vai ocorrer em todas as áreas da sua vida!

E você, ser de luz, reconhece na sua conduta algum dos comportamentos acima descritos? De que maneira você influencia positivamente as pessoas ao seu redor? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!