Em uma escala de 0 a 10, o quanto você se considera feliz? Antes de responder, é importante que reveja o seu conceito de felicidade, pois ele deve vir do seu interior e não estar condicionado a coisas externas, como conquistas e bens materiais, por exemplo. É claro que atingir um objetivo é fantástico, mas as pessoas felizes de verdade são aquelas que sabem desfrutar com alegria da jornada e de cada dia que têm a oportunidade de viver.
Convido você a continuar acompanhando para refletir e se inspirar na lista que apresentarei a seguir dos 10 principais hábitos das pessoas felizes.

10 Hábitos das Pessoas Felizes Para Você Adotar e Ser Mais Feliz

Sidarta Gautama, o Buda, deixou muitos ensinamentos a respeito da felicidade e o foco está sempre em buscá-la dentro de si todos os dias. Duas de suas citações que falam exatamente disso são: “Não existe caminho para a felicidade, pois a felicidade é o caminho” e “A paz vem de dentro de você, não a procure à sua volta.”. Os 10 hábitos que você poderá conferir a seguir, comuns às pessoas felizes, são baseados nessas premissas, confira!

1 – Apreciam os Pequenos Prazeres da Vida

Muitos têm uma visão distorcida da felicidade, acreditando que apenas aqueles que têm muito dinheiro ou já alcançaram o sucesso são verdadeiramente felizes. Porém, a realidade é que ser feliz é saber valorizar as pequenas coisas da vida, como fazer uma refeição em família, abraçar um ente querido, ver o pôr do sol, estar com saúde. Quanto mais você aprender a apreciar essas coisas que passam despercebidas em muitos casos, mais feliz irá se sentir.

2 – Têm Amigos Positivos

Sabe quando você está meio desanimado e uma pessoa positiva chega, mudando completamente o seu estado de espírito? Isso acontece por conta da energia que trocamos com aqueles que estão ao nosso redor. Dessa maneira, é importante sempre buscar ter ao seu lado indivíduos que te coloquem para cima, te incentivem e te ajudem a enxergar o lado bom da vida. Ah, e, claro, lembre-se de fazer o mesmo por eles, pois assim, irão construir uma poderosa rede de apoio.

3 – São Gratas

Se existe um hábito que as pessoas felizes não têm é reclamar, e não porque elas tenham uma vida perfeita e sim porque preferem manter o foco nas coisas boas e agradecer por elas. Sentir gratidão é maravilhoso, pois amplia horizontes e permite que veja abundância onde muitos enxergam falta. Experimente fazer um diário da gratidão, registrando, no mínimo, três motivos que tem para agradecer todos os dias. Faça isso e veja o quanto sua vida irá mudar para melhor.

4 – Cuidam da Sua Saúde

As pessoas felizes sabem que, para que possam se sentirem bem consigo mesmas, precisam estar com a saúde em dia. E quando digo saúde me refiro tanto ao corpo quanto à mente, já que tudo está conectado. Nesse sentido, é fundamental que adote hábitos saudáveis, que promovam seu bem-estar, como: alimentar-se de forma equilibrada, dormir bem, praticar atividades físicas e procurar ajuda profissional quando algo parecer diferente.

5 – Evitam Guardar Mágoas

PSC

Existe uma citação que diz que guardar mágoas equivale a ingerir uma dose de veneno e esperar que outra pessoa sofra os efeitos. E essa é realmente uma grande verdade, pois quando guardamos sentimentos ruins em relação a alguém eles fazem mal apenas para nós mesmos. Portanto, procure perdoar aqueles que te magoaram e liberte-se de uma vez por todas de tudo aquilo que possa estar comprometendo a sua paz e o seu equilíbrio.

6 – São Gentis Com Todos

Assim como a positividade dos amigos é contagiante, a gentileza também é. Desse modo, quanto mais gentil e agradável você é com as pessoas, maiores são as chances de que elas ajam da mesma maneira contigo. Então, sempre que tiver uma oportunidade, faça uma gentileza, pelo puro prazer de fazer o bem, sem esperar nada em troca. Talvez, o que seja um gesto simples para você, possa fazer uma grande diferença na vida do outro.

7 – Fazem Elogios Sinceros

Temos o hábito de reclamar quando algo que nos desagrada acontece e raramente nos manifestamos quando nos deparamos com algo positivo. Que tal começar a mudar isso? Sempre que alguém fizer algo que ache positivo, fale, faça um elogio. Pode ser uma empresa que lhe prestou um serviço, um amigo, um colega de trabalho, um familiar, qualquer um. Elogie e incentive uma pessoa a buscar ser cada vez melhor.

8 – Mantêm o Diálogo Aberto em Seus Relacionamentos Pessoais

Como disse anteriormente, as pessoas mais felizes não são aquelas que têm uma vida perfeita, pois ninguém tem. O que acontece é que elas sabem lidar positivamente com os problemas e transformá-los em aprendizado. Em se tratando de relacionamentos, por exemplo, elas buscam sempre prezar pelo diálogo, para que possam resolver atritos da melhor maneira possível e encontrar soluções em conjunto.

9 – Evitam Ficar Tristes Por Muito Tempo

Pessoas felizes também ficam tristes, como eu e você, pois continuam sendo seres humanos, que sentem alegria, raiva, tristeza, medo, surpresa e mais uma infinidade de emoções, como todos nós. Contudo, elas não se deixam abater pela tristeza durante muito tempo e logo dão um jeito de se sentirem bem novamente para seguirem adiante. Claro, sempre respeitando o seu tempo e se permitindo digerir os acontecimentos, mas sem se entregar.

10 – Vivem de Acordo Com as Suas Próprias Expectativas

Por último, as pessoas felizes procuram sempre pautar suas decisões nas suas próprias expectativas, sem tentar se encaixar em padrões. Afinal, tentar agradar aos outros não é nunca uma boa opção, já que estará correndo o sério risco de desagradar a si mesmo. Desse modo, invista no seu autoconhecimento, identifique o que te motiva e faz com que tenha vontade de dar o seu melhor e, então, siga por esse caminho, pois é assim que conseguirá se sentir feliz e motivado todos os dias.
E você, já segue algum dos hábitos apresentados? Quais considera os mais importantes? Compartilhe sua percepção comigo nos comentários e lembre-se sempre que a felicidade não é um sentimento como qualquer outro e sim uma decisão, uma escolha de vida.
 
Copyright: 1115157008 – https://www.shutterstock.com/pt/g/deandrobot