Yuriy Rudyy/Shutterstock Cultivar bons princípios é determinante para o futuro de todo ser humano

Com certeza, você alguma vez já deve ter ouvido a frase: fulano é uma pessoa com princípios. Estes, por sua vez, são o conjunto de regras e condutas éticas e morais que guiam a vida de cada um de nós ao longo de nossa existência.

Os princípios, como o nome mesmo sugere, indicam o início, a origem, a fonte de todos os nossos comportamentos. Na prática, podemos dizer que são eles que influenciam todas as nossas decisões e nos fazem ter esta ou aquela visão em relação ao mundo e as pessoas.

Por outro lado, diz-se que um indivíduo é sem princípios quando ele ignora todas as regras morais, legais e éticas e passa por cima, de tudo e de todos, para conseguir o que quer. Estas atitudes podem ser facilmente percebidas em pessoas com desvios graves de caráter e, que muitas vezes, comentem crimes de toda natureza contra o patrimônio e à vida do outro.

Tenha e Guie-se Por Bons Princípios

Ética e princípios estão intimamente ligados e são dois elementos que unidos potencializam a formação de seres humanos com condutas sociais, pessoais e profissionais, positivas. Os princípios nos são repassados desde crianças, quando somos influenciados pelos comportamentos de nossos pais, professores, parentes e amigos mais próximos.

A convivência com estas pessoas é decisiva no processo de construção do caráter de cada um de nós e suas influências podem ser tanto positivas como negativas.

Se, por exemplo, somos expostos a bons exemplos e comportamentos, temos estes espelhos para fazer o mesmo em nossa vida. Quando ocorre o contrário, também acontece o mesmo, só que os resultados são atitudes ruins, pessoas desrespeitosas, desonestas e sem limites.

PSC

Estas interferências são importantes, mas não é o que vai definir completamente nossa forma de ser e agir ao longo de toda vida. Quando alcançamos uma consciência maior sobre isso, nós podemos escolher ser como somos; com bons ou maus princípios.

É com base nisso que nossos pensamentos e ações são desenvolvidos e se mostram na prática e como evidenciamos traços de nossa personalidade no cotidiano.

Os princípios ou a falta deles é o que rege a nossa existência. Por meio deles podemos alcançar tanto: respeito, credibilidade, admiração e glórias como também repulsa; ódio; temor; má reputação e afugentar as pessoas à nossa volta.

Por isso, fique atento aos princípios que você está seguindo, perpetuando e avalie como isso tem afetado seus resultados profissionais e pessoais. Se for preciso mude, reinvente-se, e procure sempre ser e fazer o seu melhor!

Gostou do artigo? Comente e compartilhe!