Ética e profissionalismo são duas palavras muito citadas nos ambientes organizacionais, especialmente quando o tema é a postura profissional e o comportamento no trabalho. Estabelecer um padrão esperado de comportamento busca evitar que os colaboradores transgridam o aceitável e comprometam o bom clima organizacional.

Ética: regras e condutas morais no ambiente de trabalho

A ética é conceituada como uma parte da filosofia que aborda os fundamentos da moral e, também, como um conjunto de regras e condutas. Esses aspectos comportamentais ligados à conduta moral regem o convívio em grupos, e são adquiridos por meio da vivência e da experiência.

Portanto, mesmo sem uma divulgação expressa e um conhecimento absoluto desses princípios comportamentais, o indivíduo é capaz de identificar um comportamento inadequado e, assim, evitar reproduzi-lo.

Existem alguns casos em que códigos de ética são redigidos para expressar claramente os comportamentos que desrespeitam a moralidade de um determinado grupo. Esse exemplo é muito recorrente em categorias profissionais, como médicos, advogados e jornalistas. Essas profissões possuem seu próprio código de ética, no qual destacam os valores morais que devem tanger a atividade e apontam os comportamentos considerados inapropriados.

A elaboração de um código de ética também acontece em empresas que desejam que os desvios comportamentais sejam conhecidos para serem contidos. O comportamento esperado de um colaborador em seu ambiente de trabalho deve estar alinhado às regras de conduta moral e ao profissionalismo. Este pode ser entendido como um conjunto de atitudes associadas a um exímio colaborador no desempenho de suas atividades laborais.

Saiba como cultivar melhores relações pessoais e profissionais!
Baixe agora meu ebook “Tudo Sobre Coaching”! É um Presente!

Profissionalismo é o conjunto de atributos ligados à ética

PSC

Atitudes como respeito às normas da empresa e aos horários do expediente, utilização de linguagem adequada nas comunicações interpessoais e por escrito, aparência adequada ao ambiente, seriedade no desenvolvimento e cumprimento das funções, proatividade, dentre outras, são atributos esperados do colaborador.

O conjunto desses atributos que implicam bom desempenho das atividades e comportamento adequado é chamado profissionalismo. A conduta ética profissional possibilita ao colaborador a oportunidade de crescer dentro da organização. Ao apresentar um desempenho de excelência, este estará no caminho certo para se destacar e alcançar cargos mais importantes.

10 Atitudes de ética e profissionalismo mais valorizadas pelas empresas

Existem algumas atitudes de ética e profissionalismo que são especialmente valorizadas pelas empresas. Veja quais são elas e aproveite para identificar quais já fazem parte do seu comportamento e quais precisa desenvolver.

1. Capacidade de refletir antes de agir

Pensar de forma crítica antes de agir é muito importante para manter a ética e o profissionalismo no ambiente de trabalho. Afinal, é a partir desse pensamento que as atitudes vêm. Indivíduos com essa capacidade dificilmente irão ter reações intempestivas que possam gerar atritos com os colegas.

2. Comprometimento

Quando uma empresa contrata um profissional, espera que ele contribua para os seus objetivos. Sendo assim, ser um funcionário comprometido é um sinal de ética, pois se está honrando a confiança depositada pelo empregador.

3. Honestidade

Um profissional honesto é aquele que respeita os outros, segue as regras determinadas pela empresa, diz sempre a verdade e cumpre as suas promessas. É impossível falar sobre ética sem citar honestidade, pois são conceitos que estão totalmente ligados.

4. Respeito às regras de segurança

Se uma empresa tem um conjunto de regras de segurança, elas devem ser cumpridas. Colaboradores que agem de forma imprudente, mesmo sabendo das normas, estão colocando a si mesmo e aos demais em risco, o que configura uma atitude antiética.

5. Postura profissional

Ter uma postura profissional significa se comportar de forma apropriada no ambiente de trabalho. Por mais que, hoje, muitas empresas tenham uma atmosfera informal, isso não significa que o profissionalismo possa ser deixado de lado. É preciso ter sempre como prioridade cumprir as responsabilidades profissionais.

6. Motivação

Hoje, mais do que pessoas que apenas cumprem ordens, as empresas buscam profissionais motivados que desejam verdadeiramente contribuir para que seus objetivos sejam alcançados. São indivíduos que vestem a camisa do negócio e se sentem felizes em fazer parte dele.

7. Tolerância

Em uma empresa, pessoas de diferentes perfis passam uma parcela significativa do dia juntas. Para que o resultado dessa mistura seja positivo, é essencial que haja tolerância. Um colaborador ético é aquele que respeita a diversidade no ambiente de trabalho, inclusive mostrando o devido respeito pelas diferentes perspectivas, opiniões e sugestões.

8. Flexibilidade

O mundo e o mercado estão em constante transformação, por isso, é preciso ter flexibilidade para se adaptar. Por essa razão, as companhias estão em busca de profissionais que saibam se adaptar e se mostrem resilientes, não se deixando abater facilmente pelos obstáculos.

9. Desejo de aprender

Ainda em referência às constantes transformações do mundo atual, é fundamental que o profissional tenha o desejo constante de aprender. Afinal, essa também é uma forma de se adaptar e aproveitar as oportunidades que vêm com as mudanças em vez de se acomodar e se manter inerte.

10. Confiabilidade

Por fim, um profissional ético é aquele que transmite confiabilidade para a empresa através de todas as atitudes citadas até aqui. Ele está sempre motivado para realizar bem as tarefas que lhe foram atribuídas, demonstrando orgulho por cumpri-las.

10 Frases sobre ética e profissionalismo para refletir

Para te ajudar a continuar a reflexão sobre ética e profissionalismo, selecionamos algumas frases que abordam a ética e o profissionalismo no trabalho, acompanhe!

  1. “A ética não é definível, não é implementável, porque não é consciente; envolve não apenas o nosso pensamento, mas também o nosso sentimento.” – Valdemar W. Setzer.
  2. “O preço do sucesso é o trabalho árduo, a dedicação ao trabalho que temos em mãos e a determinação de que, independentemente de ganharmos ou perdermos, aplicamos o melhor de nós mesmos à tarefa em questão.” – Vince Lombardi.
  3. “Desejar alcançar o sucesso sem muito trabalho é como tentar colher algo que você não plantou.” – David Bly.
  4. “Trabalhar duro se torna um hábito, uma diversão séria. Você obtém autossatisfação ao se esforçar ao máximo, sabendo que todo o esforço valerá a pena.” – Mary Lou Retton.
  5. “A satisfação está no esforço, não na conquista. Esforço total significa vitória total.” – Mohandas Gandhi.
  6. “Seja uma referência de qualidade. Algumas pessoas não estão acostumadas com um ambiente onde a excelência é esperada.” – Steve Jobs.
  7. “Paciência, persistência e transpiração fazem uma combinação imbatível para o sucesso.” – Napoleon Hill.
  8. “Há uma diferença entre interesse e compromisso. Quando você está interessado em fazer algo, o faz apenas quando é conveniente. Quando você está comprometido com algo, você não aceita desculpas; apenas resultados.” – Kenneth Blanchard.
  9. “Os grandes trabalhos geralmente vão para os homens que provam sua capacidade de realizar os pequenos.” – Ralph Waldo Emerson.
  10. “Seu trabalho vai preencher uma grande parte da sua vida, e a única maneira de ficar realmente satisfeito é fazendo o que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um ótimo trabalho é amar o que você faz.” – Steve Jobs.

Como pudemos ver ao longo do artigo e das frases, ética e profissionalismo estão totalmente ligadas com honestidade, empenho, respeito e dedicação. Faça o seu melhor e honre a confiança que a empresa teve em você ao te contratar. Assim, no futuro irá colher os frutos de todo seu esforço.

E então, como este artigo agregou ao seu conhecimento? Deixe seu comentário abaixo e aproveite para compartilhar o conteúdo em suas redes sociais!

Imagem:  Por Elena_Dig