sofrimento-pessoas

Por que as pessoas sofrem? Saiba as causas

Por: José Roberto Marques | Blog | 02 de dezembro de 2019

A dor é uma parte inevitável da existência humana. Todos os seres humanos, sem exceção, já experimentaram pelo menos uma dessas sensações, como: sentir-se triste ao perder alguém querido, ficar desapontado quando não consegue atingir uma meta que estabeleceu, se decepcionar com alguém que ama e assim por diante. Basicamente, as pessoas sofrem porque se recusam a aceitar situações que lhes causam dor.

Parece paradoxal sofrer exatamente por desejar evitar o sofrimento e realmente é. Afinal de contas, o ser humano é complexo e paradoxal por natureza. Uma maneira inteligente e eficaz para deixar de sofrer é se conhecer melhor e entender o que gera o sofrimento em seu interior. Que tal começar essa jornada agora mesmo? Continue acompanhando para saber mais a respeito das causas para o sofrimento e aprender a evitá-lo.

Entenda por que as pessoas sofrem e descubra como a dor pode ser evitada

Para iniciarmos nossa reflexão, imagine o seguinte exemplo: Cláudio trabalha há cinco anos em uma empresa e esperava ansioso por uma promoção, algo pelo qual ele se dedicou muito nos últimos anos. Contudo, para sua surpresa, a vaga foi ocupada por outro profissional, alguém que está na companhia há apenas um ano.

Cláudio está desapontado e magoado, o que é totalmente compreensível. Contudo, em vez de aceitar e acolher o que está sentindo, ele se recusar a fazer isso, alimentando ideias como: “Isso não deveria ter acontecido”; “Eles obviamente não sabem o que estão fazendo”; “Não é justo”; “Isso não está certo” e assim por diante. Ao julgar sua realidade dessa maneira e se recusar a aceitá-la, ele também se recusa a aceitar sua dor.

Ao adotar essa postura de recusa, a situação gera ainda mais sofrimento a Cláudio, porque, além da decepção e da mágoa pelo que aconteceu, ele também está sentindo raiva, amargura e ressentimentos. É por isso que se diz que a dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional, porque realmente podemos escolher o que fazer com uma situação que nos causa frustração.

Quando paramos de lutar contra a realidade e aceitamos a dor em nossas vidas, paramos de sofrer. É claro que a dor não desaparece totalmente, porque ela faz parte da vida, mas passamos a nos sentir mais leves, como se um grande peso fosse tirado de nossos ombros. Dessa maneira, a situação perde seu poder sobre nós, porque perdemos menos tempo pensando a respeito e, quando pensamos, as emoções relacionadas não são tão intensas.

7 Atitudes poderosas para evitar o sofrimento em sua vida

Agora que você já entendeu que, embora não tenha como evitar situações que lhe causam dor, tem como escolher se irá ou não sofrer, aproveite para conferir uma lista com sete atitudes poderosas para adotar uma nova postura em relação a sua vida. Ao colocar cada uma delas em prática verá como coisas que antes pareciam extremamente assustadoras deixarão de te causar medo e insegurança.

Você é feliz?

1 – Acolha suas dores

Antes de qualquer coisa, aprenda a acolher as suas dores em vez de negá-las. Se está triste porque perdeu um ente querido, teve um problema no trabalho ou um desentendimento com alguém que ama, permita-se sentir essa tristeza. Estamos vivendo uma época em que estar sempre feliz parece ser uma obrigação e a verdade é que é totalmente natural ficar triste, com raiva, desapontado, apenas é importante evitar que esses sentimentos se prolonguem e se transformem em um sofrimento crônico.

2 – Aceite as mudanças da vida

A única coisa que nunca muda é que a vida sempre muda. Por essa razão, é importante evitar se apegar demais ao presente, porque pode ser que a qualquer momento mudanças aconteçam. Todos os dias pessoas perdem seus empregos, iniciam novas jornadas profissionais, colocam fim a relacionamentos, iniciam outros, se redescobrem e se reinventam. Aprender a aceitar as mudanças é poderoso porque evita uma série de sofrimentos e permite que foque na ação, que é o que realmente irá te levar a algum lugar.

3 – Identifique as atitudes que pode ter para resolver a questão

Quando você aceita a realidade e as mudanças naturais que ocorrem na vida, começa a enxergar tudo de forma mais clara. Assim, em vez de sofrer, adotará uma postura ativa, a fim de fazer o que é necessário para solucionar os problemas que surgirem pelo caminho.

4 – Realize atividades que façam você se sentir bem

Embora seja possível viver sem momentos de lazer, a verdade é que eles tornam a vida muito mais equilibrada e feliz. Assim, é importante que se lembre de fazer coisas que gosta e que te proporcionem bem-estar. Ler, praticar esportes, estar entre amigos, meditar, relaxar. Atividades que te transmitam alegria também ajudam a evitar o sofrimento.

5 – Ofereça apoio a alguém que esteja precisando

Quando uma pessoa está passando por um momento delicado tende a se sentir fragilizada e muitas vezes incapaz de superar aquilo. Uma maneira de mudar essa visão sobre si mesmo é oferecendo apoio a alguém que esteja precisando. Faça isso e veja o quanto é capaz de ter atitudes poderosas e positivas, isso ajudará a recuperar a sua autoconfiança.

6 – Conecte-se ao momento presente

Pessoas que sofrem geralmente estão com o pensamento ligado ao passado ou ao futuro e, assim, deixam de desfrutar do agora, que é quando as coisas realmente acontecem. Comece a prestar atenção à sua mente e, sempre que perceber que está remoendo algo que aconteceu ou ansioso em relação ao que virá, pare, respire e olhe ao seu redor, conectando-se ao presente.

7 – Busque o autoconhecimento

Por último, mas não menos importante, está uma atitude que é imprescindível para realizar qualquer tipo de mudança em sua vida, o autoconhecimento. Quanto mais conhecer a si mesmo, melhores serão as decisões que irá tomar, tanto em relação à carreira quanto à vida pessoal, o que certamente inclui deixar de sofrer e escolher agir para construir a realidade que deseja viver.

Quando uma pessoa sofre antes do necessário, acaba sofrendo mais do que o necessário. Por isso, se conheça, aceite suas dores, lide com elas e, então, irá evitar que se transformem em sofrimento e mágoas, que apenas lhe farão mal e lhe impedirão de superar o que aconteceu. Escolha ser feliz!

Copyright:  1056416111 – https://www.shutterstock.com/pt/g/Stock-Asso

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: