A expressão senso de humor é utilizada para se referir a uma pessoa que sabe se divertir, enxergar as coisas com leveza e, até mesmo, rir dos problemas. Passar um tempo com um indivíduo bem humorado, seja na vida pessoal ou no trabalho, é extremamente agradável, pois parece que o ar fica mais leve e as coisas são resolvidas de forma mais fácil, sem a mesma complicação que teria se tudo fosse levado a ferro e fogo.

No artigo de hoje farei uma reflexão sobre a importância do senso de humor para se viver com mais leveza. Venha comigo e vamos refletir juntos sobre o tema.

Desenvolva um mindset poderoso. Acesse “Detox da Mente”!
Através desse desafio de 21 dias você irá aprender a viver mais leve e feliz!

Entenda o Conceito de Senso de Humor

A palavra humor vem do latim humore, que se refere ao estado de ânimo de um indivíduo. É por isso que costuma-se dizer que uma pessoa está de mau ou bom humor. Quando a expressão senso vem antes, a intenção é se referir ao modo como cada um lida com o humor e julga algo engraçado ou não. Por esse motivo, quando alguém se mantém sério perante uma situação engraçada, costumamos dizer que faltou senso de humor.

Assim sendo, uma pessoa que tem senso de humor é aquela que enxerga a vida de forma leve e ri de si mesma ao levar um tombo ou cometer uma gafe, por exemplo. E essa é uma característica valorizada porque está totalmente ligada à positividade, o que é muito bom. Ter alguém assim em casa ou no trabalho é sempre muito agradável, pois você sabe que, ao olhar para o lado, terá sempre um sorriso ou uma palavra leve.

A Importância de Diferenciar Ser Bem Humorado Com Ser Engraçadinho

Uma pessoa bem humorada sabe rir de si mesma, compartilha coisas divertidas com os amigos e dificilmente é vista de cara fechada ou reclamando, o que é bastante diferente daquele típico engraçadinho, que está a todo o momento fazendo piadas e caçoando de terceiros, seja entre amigos ou no ambiente de trabalho. Fazer essa diferenciação é fundamental, afinal, o segundo comportamento que citei não é nada positivo e, inclusive, pode resultar em muitos problemas para aqueles que o apresentam.

PSC

O principal ponto da diferença entre ser bem humorado e ser engraçadinho está em rir com as pessoas e não das pessoas. É por esse motivo que aqueles que têm senso de humor são considerados agradáveis e ótimas companhias, porque trazem leveza e diversão para o ambiente sem menosprezar ninguém para isso. Piadas que precisam diminuir alguém não são engraçadas e devem ser completamente evitadas, principalmente no ambiente de trabalho.

7 Dicas Para Desenvolver o Seu Senso de Humor e Viver Com Leveza

Em uma escala de 0 a 10, o quanto se considera uma pessoa bem humorada? Independente da sua resposta, saiba que sempre é possível evoluir e enxergar a vida de forma mais leve. Então, aproveite e confira as sete dicas a seguir para desenvolver o seu senso de humor, algo que irá te beneficiar tanto na vida pessoal quanto na carreira.

1 – Saiba Rir de Si Mesmo

Em primeiro lugar, é fundamental que saiba rir de si mesmo ao invés de se cobrar demais e exigir de si uma perfeição inalcançável. Desse modo, se algo que fizer sair diferente do planejado, encontre a graça disso e se divirta com a situação em vez de se culpar e mergulhar em um mar de frustração. Tenho a certeza de que, com bom humor, conseguirá contornar o ocorrido e, ainda, aprender lições poderosas.

2 – Liberte-se de Sentimentos Ruins

É complicado pedir que uma pessoa que está cheia de sentimentos ruins em seu interior mantenha o bom humor, não é mesmo? Portanto, é fundamental que se liberte de mágoas e ressentimentos, para que abra espaço para a alegria e a leveza. Faça isso por você, pelo seu bem-estar e equilíbrio emocional, e veja que tudo irá parecer naturalmente mais leve.

3 – Consuma Conteúdos Divertidos

Se a intenção é se tornar uma pessoa bem-humorada, nada melhor do que consumir conteúdos que te inspirem. Nesse caso, poderá recorrer a filmes do gênero comédia, stand up comedy, livros, vídeos no YouTube e o que mais achar interessante. Vale lembrar que existem diversos tipos de humor e para identificar o seu preferido será necessário experimentar.

4 – Procure Ver o Lado Engraçado das Coisas

Ninguém deseja levar um tombo no meio da empresa em que trabalha, porém, depois que aconteceu, rir da situação pode fazer com que deixe de lado a vergonha. Além disso, é um tipo de situação que pode acontecer com qualquer um. Aprenda a ver o lado engraçado das coisas e aumente significativamente os seus níveis de riso e positividade.

Desenvolva um mindset poderoso. Acesse “Detox da Mente”!
Através desse desafio de 21 dias você irá aprender a viver mais leve e feliz!

5 – Seja Espirituoso e Não Bobo

Mais uma vez, é importante deixar claro que existe uma grande diferença entre ser espirituoso e ser bobo. Afinal de contas, uma coisa é você dizer algo engraçado no momento em que está tomando café com os colegas de trabalho e outra é soltar uma piada sem graça no meio de uma reunião. Consulte sempre o seu bom senso, pois ele te guiará para que mantenha o equilíbrio.

6 – Tome Cuidado Com os Excessos

Ainda falando sobre excessos, lembre-se sempre que algo apenas é engraçado quando ninguém está sendo humilhado. Desse modo, fazer piada com algum colega não é, nem de longe, um sinal de bom humor e sim de desrespeito. Portanto, procure ter empatia antes de dizer qualquer coisa sobre outra pessoa, assim, evitará dizer coisas que possam vir a magoá-la.

7 – Entenda Que Se Sentir Triste Às Vezes é Natural

Por último, é fundamental que saiba que mesmo as pessoas mais bem humoradas também ficam tristes às vezes, afinal, continuam sendo seres humanos. Nesse sentido, saiba identificar e acolher as suas emoções, pois elas precisam ser respeitadas. Então, busque, sim, rir de si mesmo e ver as coisas de forma leve, mas sem fingir estar bem quando não estiver de verdade, até porque o bom humor só faz sentido quando é genuíno.

O escritor Alfred Montapert sabiamente disse que o bom humor é capaz de espalhar mais felicidade do que todas as riquezas do mundo, e vem de olhar para as coisas com esperança, desejando sempre o melhor. Pense nisso e inspire-se!

 

Copyright: 1206996136 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes