Sentir orgulho de ser você e reconhecer seu valor é muito importante, até mesmo para evitar se submeter a coisas que podem te prejudicar. Entretanto, os excessos nunca são positivos e ser uma pessoa excessivamente orgulhosa pode te limitar e te impedir de colocar em prática uma virtude poderosa e necessária: a humildade.

Convido você a continuar a leitura e fazer essa reflexão comigo a respeito do quanto o orgulho pode ser limitante se não for bem dosado.

De onde vem o orgulho?

O orgulho é uma emoção que experimentamos quando alcançamos algo grandioso ou quando isso acontece a alguém próximo. Entretanto, embora ajude a nos sentirmos dignos e conscientes do nosso próprio valor, garantindo que ninguém nos subestime, quando em excesso pode interferir na nossa habilidade de sentir empatia e nos fazer parecer arrogantes e até egocêntricos.

Parece estranho que um sentimento tenha dois lados tão distintos, mas isso se deve à existência de dois tipos diferentes de orgulho: o autêntico e o arrogante. Enquanto o primeiro nos transmite confiança e a sensação de realização, o segundo leva à postura arrogante, de superioridade em relação aos demais.

Alguns especialistas afirmam que o orgulho arrogante costuma ser fruto do narcisismo, que é o excesso de admiração por si mesmo. Assim, a pessoa que possui essa característica, se vê como alguém tão especial que chega a ser mais digna do que os demais, evitando se submeter a situações simples, como receber uma ordem ou pedir perdão por um erro, por exemplo.

Trabalhar essa questão é muito importante para evitar ultrapassar limites saudáveis e magoar ou prejudicar terceiros. Ter orgulho de si mesmo é muito importante, afinal, é a partir dessa crença que acreditará no seu potencial de agir e realizar seus objetivos. Entretanto, é preciso haver um equilíbrio entre se valorizar e atribuir a si um valor acima de todas as outras pessoas.

PSC

Conquiste resultados extraordinários através do Coaching!
Clique aqui e conheça mais sobre essa poderosa metodologia!

Problemas que o excesso de orgulho pode gerar

Uma pessoa que é excessivamente orgulhosa pode enfrentar vários tipos de problemas em sua vida. Veja quais são os principais e as consequências que podem trazer.

1 – Comprometer a percepção das situações

A visão egocêntrica sobre as coisas faz com que uma pessoa não consiga enxergar as situações de forma realista. Se ela recebe um feedback do seu chefe, por exemplo, apontando algo em que precisa melhorar, o orgulho fará com que acredite que ele está mentindo por inveja. Assim, em vez de usar a sugestão para evoluir e melhorar seu desempenho, irá ignorá-la e deixar passar uma grande oportunidade de crescimento.

2 – Pensar apenas em si e ignorar os demais

Por mais que seja importante se gostar e se colocar como prioridade na maior parte do tempo, é preciso saber fazer concessões muitas vezes, afinal, ceder faz parte. Isso é bastante comum em relacionamentos pessoais, como entre familiares e amigos. Contudo, o excesso de orgulho pode impedir que o indivíduo enxergue isso, o que é capaz de prejudicar gravemente suas relações.

3 – Cometer abuso de poder

Uma pessoa que tem tendência ao excesso de orgulho e assume uma posição de maior destaque, seja na sociedade ou em uma empresa, pode cometer abusos de poder, humilhando aqueles que considera inferiores de diversas maneiras. Como já se sente superior, o cargo de autoridade faz com que ela acredite que sua visão foi confirmada por um terceiro.

4 – Tornar a pessoa arrogante

Conforme mencionado anteriormente, a arrogância é uma consequência bastante comum do orgulho excessivo. Indivíduos arrogantes desrespeitam os outros e acham que todos devem servi-lo e fazer as suas vontades constantemente. Os argumentos que utilizam para essa postura geralmente incluem: posição social, cargo e talentos.

5 – Cometer erros bobos por ignorar detalhes importantes

A humildade é uma virtude fundamental em várias situações da vida. Aquele que é humilde costuma buscar informações antes de realizar uma ação importante, visando minimizar as chances de falha. Já o orgulhoso, se comporta como se já soubesse de tudo, o que o leva a ignorar detalhes valiosos e pode ter como consequência erros bobos e que poderiam ter sido evitados.

Dicas para controlar o orgulho e evitar ser uma pessoa arrogante

Se você fez uma autorreflexão e identificou situações em que o seu orgulho te limita, confira algumas dicas que poderão te ajudar a controlar esse excesso de confiança, incluindo uma boa dose de humildade.

1 – Identifique o que gera o seu orgulho

O autoconhecimento é a chave do crescimento, por isso, em vez de ficar tentando achar respostas ao seu redor, busque-as em você. Reflita a respeito do que gera seus episódios de orgulho, se é alguma insegurança ou até mesmo de maturidade. Faça isso sem julgamentos, essas informações serão o início da sua evolução.

2 – Racionalize o seu orgulho

Sempre que perceber que está sendo orgulhoso, pare e racionalize a situação. A pessoa que te fez uma crítica está realmente com inveja ou o que ela disse tem algum fundamento? Pense, questione-se, deixe o ego de lado e conseguirá obter uma nova visão sobre as coisas.

3 – Peça feedbacks para pessoas próximas

Pessoas orgulhosas costumam enfrentar dificuldades para ouvir a opinião dos outros sobre si, quebrar essa barreira é uma ótima maneira de começar a vencer esse sentimento limitante. Inicie pedindo feedbacks para pessoas próximas, conforme for se acostumando, adote o hábito de fazer isso no trabalho também.

4 – Reconheça os méritos das outras pessoas

O orgulho em excesso nos leva a ver como superiores, por isso, a humildade é um ótimo antídoto para equilibrar essa visão. Nesse sentido, comece a reconhecer os méritos das outras pessoas, elogie, comemore, peça sugestões, mas, claro, sempre de forma genuína.

5 – Tenha humildade e aprenda com os outros

Por fim, lembre-se que todos sempre têm algo a aprender, até mesmo as pessoas que já alcançaram o patamar mais alto em suas carreiras. Dessa forma, mantenha-se aberto a obter conhecimento através dos seus colegas de trabalho, amigos, familiares e todos que cruzarem o seu caminho.

Viu só como o orgulho excessivo pode ser limitante? Evite que ele tome conta dos seus pensamentos e das suas ações, acrescente uma boa dose de humildade e irá encontrar o equilíbrio perfeito entre se valorizar e saber que não é melhor do que ninguém.

Gostou deste conteúdo? Passe-o adiante, compartilhando através de suas redes sociais!