pontualidade-trabalho

Pontualidade no Trabalho: Faça dela a sua aliada para o crescimento profissional

Por: José Roberto Marques | Blog | 06 de junho de 2019

Quando falamos em produtividade, um dos principais desafios das empresas, com certeza, é a fazer com que o funcionário entenda importância de realizar a tarefa com qualidade sem perder o prazo de entrega. Uma atividade mal feita ou bem feita, mas entrega em um momento incorreto pode perder o impacto.

Você já entregou trabalhos fora do prazo? Ou já chegou atrasado para uma reunião importante? Se você respondeu sim para alguma dessas perguntas ou se fez algo parecido, indico a leitura desse artigo. Vamos lá!

A conexão com a falta de produtividade

Os atrasos podem comprometer a credibilidade do profissional, denotar a falta de compromisso com as suas demandas, a dificuldade na gestão do tempo e, às vezes, até mesmo o descaso com a empresa.

Como consequência disso, é criado um ciclo de improdutividade ainda maior na organização, que constantemente perde tempo e dinheiro em decorrência da falta de pontualidade no trabalho do seu colaborador. Por conta desta falta de assiduidade do funcionário, em muitos casos, as empresas optam até mesmo pelo seu desligamento. Fique atento e não comprometa seu emprego e nem sua carreira!

Para não criar uma imagem negativa como esta, é importante que o colaborador compreenda que se ele chega constantemente atrasado, não está prejudicando apenas a si, mas a todos que, direta ou indiretamente, dependem do seu trabalho.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso
“Mundo do Coaching”!

A gravidade de estar fora do combinado

Aquele ditado que diz que “o combinado não sai caro” é pura verdade. Ele mostra a importância de estar adequado ao que foi prometido primeiramente. Mas, antes de sair por aí julgando os outros, para analisar um atraso é preciso analisar caso a caso. Confira os exemplos mais comuns:

Existem colaboradores que executam mais tarefas do que o escopo inicial solicitava. Por  conta do excesso, não conseguem entregar tudo na validade. Para essas situações, é importante que o funcionário converse com o superior e explique o que está acontecendo para que ele indique quais são as entregas que merecem mais atenção, pois são prioridade.

A pontualidade para os encontros profissionais é essencial, uma vez que a falta dela compromete o alcance efetivo dos resultados. Imagine deixar os colegas e líderes te esperando para uma reunião ou mesmo um cliente “de castigo” porque você não chegou na hora combinada! Com certeza, esta atitude causa desconforto nas pessoas e aumenta a sensação de descaso da sua parte.

Para evitar isso, considere diversos pontos antes de sair casa, tais como o trânsito e imprevistos. Uma solução para esse caso é sair mais cedo de casa. Outro ponto interessante é você se organizar para qualquer compromisso, usando uma agenda ou uma planilha. Já deixe anotado também quais são os materiais que precisam estar prontos para esse encontro. Nesse artigo, vamos mostrar ainda mais conselhos. É só continuar lendo!

Você é feliz?

Dicas para ter pontualidade no trabalho

Sabemos que imprevistos acontecem com todo mundo e que o sistema de transporte das cidades também não colabora com o trabalhador, entretanto, estas não podem ser desculpas para atrasos frequentes e para a falta de pontualidade no trabalho. Se os seus colegas conseguem, você pode também!

Para nos aprofundarmos nas recomendações que começamos acima, selecionamos mais algumas dicas de ouro. É preciso traçar estratégias efetivas para driblar as dificuldades de locomoção, não deixar que isso lhe tire a oportunidade de crescer em sua carreira ou mesmo te leve a ser demitido. Venha conhecer algumas dicas:

Planejamento: se você perde muito tempo escolhendo a roupa, fazendo seu almoço cedo ou se arrumando para o trabalho, busque escolher o que você vai vestir na noite anterior e já deixe tudo mais preparado para otimizar seu tempo ao acordar. Do mesmo modo, se você mora longe da empresa, acorde mais cedo e tente fazer o trajeto num horário diferente do atual. Tenha como meta chegar pelo menos 10 minutos antes do seu expediente, pois essa flexibilidade evita estresse, correria e confere um tempo extra para se preparar para sua jornada diária.

Elimine a procrastinação: este é um dos problemas que mais afetam a pontualidade no trabalho, pois a procrastinação também faz com que o funcionário constantemente se atrase, uma vez que ele sempre deixa tudo para última hora (se arrumar, sair de casa, pegar o transporte público), não se programa direito e acaba perdendo os horários.

Tenha foco: um profissional focado na sua carreira, que sabe o que quer, que deseja crescer, construir uma imagem positiva e alcançar suas metas na empresa sabe o quanto é importante ser pontual em seu trabalho. Este foco nos resultados faz com que pense seu tempo de forma diferente e busque aperfeiçoá-lo o máximo possível constantemente, sem deixar espaços para atrasos.

Compromisso e respeito: no ambiente de trabalho as tarefas estão sempre interligadas, sendo que cada um deve fazer sua parte para construir grandes resultados. Lembre-se disso como uma âncora para não se atrasar, honre seu compromisso com a empresa e respeite seus colegas, pois eles também dependem de você e são prejudicados quando você desrespeita os horários.

Seja verdadeiro: por fim, em se tratando da pontualidade no trabalho quero falar também da importância de ser honesto consigo mesmo e com a empresa. Às vezes, o que faz com que o profissional se atrase tanto é, na verdade, a insatisfação com seu emprego, com sua vida, com os seus resultados e com aquilo que faz todos os dias.  Ninguém gosta de se levantar para fazer o que não gosta!

É comprovado que os sentimentos influenciam diretamente na sua produtividade. Clique aqui, faça o nosso teste
e descubra qual o seu nível de felicidade!

Este é um problema que você precisa enfrentar, pois mesmo que em um primeiro momento seja complicado assumir que não está feliz em sua carreira atual, este também pode ser o impulso que você precisa para mudar, transformar sua realidade, alimentar sentimentos e comportamentos mais positivos em relação ao trabalho e, finalmente fazer aquilo que realmente ama.

Avalie e veja se este também não é o seu caso e ouse mudar de carreira, emprego, profissão. Permita-se e não atrase mais a sua felicidade profissional!

O coaching é um método que usa ferramentas que ajudam justamente na descoberta do seu potencial adormecido e dos caminhos ideais para alcançar os seus objetivos profissionais e pessoais. Para chegar nesse nível de amadurecimento, você exerce práticas ligadas ao autoconhecimento, autodesenvolvimento, inteligência emocional e autoconfiança.

Gostou das dicas que leu por aqui? Compartilhe o texto nas suas redes sociais.

 

Copyright: Stokkete/Shutterstock

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: