Para muitos, o poliamor é algo recente e que veio com os novos tempos, mas a verdade é que esse movimento surgiu há alguns anos, mais precisamente na década de 80, nos Estados Unidos. Trata-se de uma ideia que vai contra a monogamia com a qual estamos acostumados e que prega que o amor pode ser vivido por mais de duas pessoas. Os adeptos do poliamor costumam se relacionar entre três ou mais indivíduos, sem regras preestabelecidas ou limites.

Se ficou curioso para saber mais a respeito dessa maneira diferente de manter um relacionamento, é só continuar acompanhando.

Entenda melhor o que é o poliamor e sua origem

Basicamente, um relacionamento poliamoroso é aquele que envolve mais de duas pessoas. Entretanto, dentro desse conceito, pode existir maneiras diferentes de vivenciá-lo. Existem relacionamentos em que todos os envolvidos vivem juntos ou convivem durante a maior parte do tempo e, também, aqueles em que há um casal central, formado por duas pessoas, em que elas mantêm relações secundárias separadamente e com o consentimento uma da outra.

Vale lembrar que é uma situação diferente dos casamentos comuns a certas culturas, em que um homem pode se casar várias mulheres. No poliamor, tanto homens quanto mulheres podem se relacionar com mais pessoas, sem diferenciação de gênero. Além disso, esse comportamento não tem nenhuma ligação com religiões e costumes culturais, trata-se apenas de desejar viver dessa forma e usufruir da liberdade que tem para tal.

Em se tratando da origem do poliamor, devemos considerar que a poligamia já é algo que existe desde o início da humanidade. Inclusive, a monogamia é que é algo mais recente, pois desde os primórdios a poligamia existe e, em muitos povos, era considerada o padrão. Foi inspirado nesses povos antigos que, no século XIX, surgiu a primeira comunidade poliamorosa nos Estados Unidos, que abriu caminho para que outras pessoas passassem a se relacionar dessa maneira.

O poliamor é para você? Responda os questionamentos a seguir e descubra

Antes de iniciar um relacionamento desse tipo, é muito importante refletir para se certificar de que realmente se sentirá confortável. Jamais entre em uma relação poligâmica apenas para agradar a pessoa amada ou porque parece moderno, pois essa situação não se sustentará, a menos que esteja realmente feliz. A seguir, veja alguns questionamentos que te ajudarão a identificar se o poliamor é para você.

1 – Você é uma pessoa ciumenta?

PSC

Parece óbvio considerar o nível de ciúme antes de embarcar em um relacionamento amoroso com mais pessoas. Entretanto, pensar a respeito é extremamente importante, porque se você se sente inseguro com situações corriqueiras, imagine o que acontecerá quando tiver a certeza de que a pessoa amada está envolvida com um terceiro. Por isso, pense com cautela se pode lidar com essa novidade antes de tomar qualquer decisão.

2 – Você e seu atual par desejam igualmente viver uma relação poligâmica?

Uma pessoa jamais deve aceitar entrar em uma relação poligâmica apenas para agradar quem ama e, pior, por ter medo de perdê-la. Lembre-se que um relacionamento equilibrado é aquele em que ambos permanecem juntos porque se amam e se respeitam e, portanto, não vale a pena tomar uma decisão tão drástica para manter a pessoa amada por perto a qualquer custo.

3 – Qual é a motivação de vocês?

Vocês já se questionaram sobre o motivo pelo qual estão cogitando manter uma relação poligâmica? Se for porque acreditam que serão mais felizes compartilhando o amor, ótimo. Por outro lado, abrir a relação para mais pessoas porque descobriu uma infidelidade do seu par e deseja deixar tudo às claras, pode não ser um motivo tão bom assim. Busque refletir e saberá identificar se a motivação é verdadeiramente positiva.

4 – Os seus planos para o futuro são compatíveis com esse tipo de relacionamento?

Se você sonha em se casar e ter filhos, de modo tradicional, talvez o poliamor não seja a melhor escolha, já que seria um tanto quanto complicado gerenciar tantas pessoas e definir as funções familiar. Entretanto, vale lembrar que não existem regras e cabe a cada um decidir o tipo de relacionamento que deseja viver. De qualquer maneira, é necessário verificar se a poligamia cabe dentro dos seus planos para o futuro.

5 – Está preparado para negociar as regras do relacionamento?

Em um namoro tradicional, os casais não precisam dizer um ao outro que o relacionamento será monogâmico, já que isso está subentendido. É claro que eles precisam definir certas regras de convivência, mas nada muito detalhado. Já no poliamor, é preciso que os envolvidos entrem em um consenso para chegarem a um acordo sobre o que podem ou não fazer. Então, é preciso considerar se está pronto para negociar esses termos, o que certamente te levará a ceder em alguns pontos.

O olhar da sociedade sobre as relações poligâmicas

Não há como negar que, de um modo geral, hoje a sociedade está muito mais aberta a novidades do que no passado. Contudo, quando se trata de relações poligâmicas, as pessoas costumam olhar com certo receio, principalmente por não ser algo tão comum assim. Esse pode ser um impedimento para aqueles que se preocupam demais com o que os outros pensam se envolvam em uma relação de poliamor, porque as pessoas possivelmente farão comentários e perguntas, principalmente por acharem diferente esse modo de vida.

Contudo, se você realmente deseja viver um relacionamento assim, não deve se importar com o que os outros pensam. Concentre-se em dar satisfação apenas para aqueles que são realmente importantes em sua vida, como seus familiares e amigos próximos. E, quando alguém lhe fizer alguma pergunta a respeito, se for de modo educado e não invasivo, responda, pois pode ser apenas uma curiosidade. Por outro lado, se for um deboche ou comentário maldoso, ignore, pois não vale a pena se chatear.

Espero que este artigo tenha sanado todas as suas dúvidas a respeito do poliamor e que, caso esteja pensando nessa possibilidade, possa refletir através das informações aqui compartilhadas. Se chegou até aqui apenas por curiosidade, conte-me nos comentários a sua opinião acerca desse assunto.

Copyright:  740062681 – https://www.shutterstock.com/pt/g/pressmaster