A palavra resiliência tem aparecido com frequência cada vez maior em diferentes contextos. Ela surge nos filmes, nas novelas, nos livros, nas morais das histórias infantis, nos vídeos motivacionais, enfim, em variadas situações. Até mesmo aqui no blog do IBC, a resiliência já deu o ar da graça em diversos artigos.

Essa popularidade da resiliência não é à toa. No mundo em que vivemos, repleto de altos e baixos a todo instante, essa competência tem se tornado praticamente uma exigência para qualquer um que deseja ter uma vida saudável e feliz. Mas o que faz de uma pessoa alguém resiliente? Quais são as características desse perfil? As respostas para essas e outras perguntas, você vai conferir neste artigo!

O que é a resiliência?

Se você apertar uma esponja (uma que não seja muito velha) e depois soltá-la, você perceberá que ela volta ao seu formato original com facilidade. Isso ocorre porque a esponja é um objeto com elevada resiliência, que, no contexto original, é a propriedade física que alguns materiais de têm de retomar a sua forma original após terem sido submetidos a uma deformação.

A psicologia tomou de empréstimo esse conceito da física, de forma metafórica. No comportamento humano, a resiliência é entendida como a capacidade que as pessoas têm de superar as adversidades, retomando o seu estado de saúde, ânimo e bem-estar, mesmo depois de passar por grandes dificuldades. Assim como a esponja volta ao seu estado original após ser apertada, também nós voltamos ao nosso estado original depois de resolver os nossos problemas ou de nos adaptar às mudanças.

Potencialize suas habilidades e permaneça em constante desenvolvimento!
Clique aqui e descubra como isso é possível! Acesse “Tudo sobre Coaching”!

As 8 principais características de uma pessoa resiliente

As pessoas resilientes, portanto, são aquelas com a capacidade de se recuperarem após enfrentarem obstáculos ou de se flexibilizarem e de se adaptarem às transformações da vida. Para que você desenvolva essa competência, é interessante saber que as pessoas resilientes costumam apresentar as 8 características a seguir:

1. Capacidade de adaptação

PSC

Diante de uma mudança que ocorre na vida, a pessoa resiliente não vai ser teimosa e nem vai bater de frente com as circunstâncias, exigindo que as coisas voltem a ser como eram. Essa postura rígida beira a infantilidade e em nada tem a ver com a resiliência.

Ao contrário, o indivíduo resiliente anda entre diversos grupos, conversa com várias pessoas, entende que a vida é feita de diferentes momentos e ajusta a sua conduta a cada um deles. Assim, essas pessoas transitam com facilidade entre comportamentos opostos, como razão e emoção, introversão e extroversão, força e gentileza, seriedade e descontração. Não se trata de um perfil de extremos, mas de equilíbrio.

2. Otimismo

Pessoas resilientes não são ingênuas, ou seja, não acreditam que a vida é perfeita ou que tudo são flores. No entanto, isso não as impede de agir com otimismo, ou seja, de fazer a sua parte que as coisas deem certo, confiando no universo para que aquilo que não está sob o seu controle também se concretize positivamente.

Por isso, essas pessoas não se desesperam diante de cenários negativos ou incertos. Ao contrário, elas conseguem extrair aprendizados dessas situações e transmiti-los a quem esteja com elas nesses momentos. Das situações complicadas, elas extraem forças e saberes que jamais teriam sido desenvolvidos se tudo tivesse dado certo. Compreender isso é ser resiliente.

3. Aprendizado contínuo

Como citado anteriormente, pessoas resilientes são capazes de extrair lições de todos os instantes da vida. Nos momentos bons, elas são gratas por aquilo que estão vivendo, valorizando e aproveitando cada segundo. Nos momentos difíceis, elas aprendem lições sobre o que deve ser feito e sobre o que é melhor deixar de fazer.

Elas se arrependem dos seus erros, mas não com amargura. Elas admitem que erraram, mas entendem esse comportamento como parte da natureza humana. Ao invés de se punirem, elas analisam o que podem aprender para fazer melhor da próxima vez.

4. Aceitação com responsabilidade

Quem vê o perfil de uma pessoa resiliente pode ter uma noção inicial de alguém ingênuo, frágil ou comodista, para quem tudo está sempre bem. Não é bem assim. Pessoas resilientes sabem muito bem se defender de quem quiser tirar vantagem das suas atitudes.

Elas não fogem dos problemas e abraçam as suas responsabilidades, sem qualquer tipo de vitimismo. No entanto, elas não permitem que as dificuldades que ocorrem em suas vidas as definam. Elas transformam experiências em forças e, por mais benevolência que demonstrem com aqueles ao seu redor, sabem quando alguém está sendo mal-intencionado.

5. Autoestima sólida

Ter autoestima significa gostar de quem é. Essa característica envolve reconhecer as suas qualidades sem envaidecer-se ou sentir-se superior aos demais e também identificar as suas falhas, sem permitir que elas o tornem alguém triste, envergonhado ou sem coragem de agir.

A autoestima torna as pessoas mais resilientes, e vice-versa. Esse processo permite que elas enalteçam as suas qualidades por meio das boas ações do dia a dia, mas também que mantenham a humildade de reconhecer aquilo que pode melhorar. Respeitam ao próximo, aceitam elogios sem vaidade e entendem as críticas construtivas sem ressentimentos.

6. Relacionamentos saudáveis

Em consequência de tudo o que já foi citado até aqui, é mais do que compreensível que as pessoas resilientes são capazes de construir e de manter relacionamentos saudáveis. Isso vale pare amigos, familiares, relacionamentos amorosos, colegas de estudo e de trabalho, parceiros de negócios, vizinhos etc.

Flexíveis, autoconfiantes, equilibrados e capazes de enxergar algo positivo nas horas difíceis — quem não gostaria de conviver com alguém assim, não é mesmo? Isso explica por que os resilientes conseguem se dar bem com a maioria das pessoas. Abertos ao diálogo, não há problema que não possa ser prevenido ou resolvido por eles.

7. Criatividade e intuição afloradas

Quando uma pessoa resiliente se depara com um problema, ela evita o desespero de pensar em como aquilo poderia ter sido evitado ou nas catastróficas consequências que podem acontecer. Em vez disso, elas focam no que é possível fazer para resolver a questão. Criativas e analíticas, elas observam as situações sob diferentes pontos de vista até encontrar boas respostas para aquilo que procuram.

Além disso, é comum que os indivíduos com esse perfil recorram à sua intuição como bússola para tomar as suas decisões. Evoluídos em autoconhecimento, eles confiam em si mesmos, sem esbarrar na arrogância ou na prepotência.

8. Desenvolvimento pessoal constante

Por fim, as pessoas resilientes estão abertas a aprender com os diferentes momentos das suas vidas e com as diferentes pessoas que cruzam os seus caminhos. Para elas, viver é uma grande jornada de desenvolvimento de diferentes competências, tanto nos bons momentos como nas horas difíceis.

Por isso, essas pessoas nunca são definitivas. Estão sempre se adaptando, adquirindo conhecimentos, ampliando os seus horizontes e se prontificando a serem hoje melhores do que foram ontem. É um processo constante, do primeiro ao último dia das suas vidas.

E você, querida pessoa, considera-se uma pessoa resiliente? Quais dessas características você identifica em si mesma? Quais delas você sente que ainda precisa desenvolver mais? Deixe as suas respostas com um comentário no espaço abaixo. Por fim, lembre-se de compartilhar este artigo com todos os seus amigos, colegas, familiares e com quem mais possa se beneficiar desta reflexão, por meio das suas redes sociais!

Imagem: Por photoschmidt