falar-demais

Pessoas Que Falam Demais – Como Controlar Esse Comportamento? Como Lidar Com Pessoas Assim?

Por: José Roberto Marques | Blog | 02 de junho de 2018

A fala é uma das formas de comunicação mais utilizadas pelos seres humanos em todo o mundo. Através dela podemos trocar informações, aprender uns com os outros, enfim, interagirmos com os mais diversos objetivos. Contudo, existem pessoas que falam demais, o que pode gerar conflitos com aqueles que são mais contidos e precisam de um pouco de silêncio para se concentrarem.

Se você fala demais ou convive com alguém que apresenta esse comportamento, este artigo é para você. Continue acompanhando e saiba como lidar com isso tanto em relação aos outros quanto a si mesmo.

Você é verdadeiramente feliz em seus relacionamentos?
Faça nosso teste e descubra como anda sua Felicidade!

Por Que Existem Pessoas Que Falam Demais?

Muitos associam o ato de se comunicar apenas à fala, se esquecendo de que ouvir é tão importante quanto. Em um diálogo, o ideal é que as duas ou mais partes envolvidas falem igualmente. Claro que é natural que uns sejam um pouco mais falantes do que outros, contudo, a diferença não deve ser tão intensa, porque assim o que era para ser uma conversa se transforma em um monólogo.

De acordo com especialistas, as pessoas com maior probabilidade de falarem demais são aquelas que estão ansiosas, estressadas, são narcisistas, se acham superiores às outras, são carentes emocionalmente ou que não tiveram suas habilidades sociais bem desenvolvidas na infância. Claro que pode haver outros motivos, como ser naturalmente comunicativo, por exemplo, entretanto esses são os mais comuns e que levam à fala desmedida, que raramente dá espaço para que o interlocutor se expresse.

O Coaching é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano!
Conheça mais sobre essa metodologia, acesse “Tudo Sobre Coaching”!

Dicas Para Controlar a Fala Excessiva

Depois de saber mais a respeito dos motivos que levam alguém a falar demais, responda: em uma escala de 0 a 10, o quanto se acha falante? Refletir a respeito disso irá te ajudar a identificar se apresenta esse comportamento e, assim, entender a razão para tal. Aproveite e confira dicas que irão te ajudar a controlar a fala excessiva.

Aprenda a ouvir: Como disse no início, para se comunicar bem é preciso saber dosar os momentos que fala com os que se silencia para ouvir o outro. Nesse sentido, comece a dar mais atenção para o que as outras pessoas falam, essa atitude é essencial para encontrar o equilíbrio e ter diálogos saudáveis e produtivos.

Observe o seu interlocutor: enquanto está falando, observe o seu interlocutor para verificar se ele realmente está interessado no assunto. Faça isso sempre, com indivíduos diferentes, assim poderá obter informações que irão te ajudar a se comunicar de maneira mais eficaz.

Você é feliz?

Se conheça: lembre-se de sempre de olhar para dentro de si, tanto em relação à fala quanto qualquer outro tipo de comportamento. Assim, conseguirá identificar os seus pontos de melhoria e poderá trabalhá-los para evoluir e encontrar o equilíbrio.

Use sua característica de forma positiva: se realmente gosta de se comunicar, encontre maneiras de canalizar isso positivamente. Existem diversos tipos de carreiras que envolvem o contato direto com o público, além de ações de voluntariado, como fazer visitas a instituições que cuidam de crianças e idosos, por exemplo, para contar histórias e conversar.

Procure ajuda: caso sinta que a sua necessidade de falar demais é um sintoma de ansiedade ou estresse, é importante que procure ajuda médica. Dessa maneira, poderá tratar a raiz do problema, algo que certamente irá se refletir positivamente no seu comportamento.

Não se sinta mal por falar demais, pois isso é bastante comum e, se bem dosada, é uma característica que pode te abrir muitas portas, tanto na vida pessoal quanto profissional. Basta que saiba ressignificar esse traço da sua personalidade para utilizá-lo ao seu favor.

Dicas Para Lidar Com Pessoas Que Falam Demais

Se você precisa lidar com uma pessoa que fala demais, seja no trabalho, em família ou no seu grupo de amigos, saiba que existem algumas estratégias que podem te ajudar. Veja quais são elas.

1 – Ouça o Que Ela Tem a Dizer

Quando uma pessoa que fala demais chega em um ambiente, geralmente a primeira reação dos indivíduos presentes é sumir dali para não ter que ouvir. Contudo, sugiro que experimente escutar o que ela tem a dizer, principalmente se for alguém que faz parte da sua família, pois, muitas vezes, tudo o que ela precisa é de um pouco de atenção. Além disso, ao ouvi-la, poderá entender a razão que a leva ter essa necessidade e ajudá-la de alguma forma.

Quando isso ocorre no trabalho, a situação se torna um pouco mais delicada, já que um colega que fala demais pode comprometer a sua produtividade. De qualquer forma, encontre um momento em que seja possível dar essa atenção, seja nos horários de pausa para almoço e café ou mesmo na saída. Assim poderá entender melhor esse comportamento e utilizar essas informações para dar os próximos passos.

2 – Responda de Maneira Breve e Objetiva

As pessoas falantes se dizem amantes de uma boa conversa, mesmo que elas sejam as únicas a falar na maior parte do tempo. Dessa forma, além do assunto que elas já têm, aproveitam os temas citados pelo interlocutor para complementarem com suas ideias. Por isso, quando não tiver tempo ou disposição para dar atenção e ouvir uma pessoa falante, dê respostas breves e objetivas.

3 – Interrompa-a de Forma Educada

Se realmente não for o momento ideal para conversar e você estiver com pressa, interrompa a pessoa, mas sempre de forma educada. Peça desculpas, diga que precisa ir e que poderão continuar o assunto em uma próxima oportunidade. Mas, claro, faça isso quando ela tiver pelo menos concluindo uma ideia, para que a interrupção não soe como um gesto de desdém.

4 – Tenha Empatia e Trate-a Com Respeito

Evite se juntar a outros colegas, amigos ou familiares para falar mal do indivíduo falante. Quando ele estiver falando, evite trocar olhares com outras pessoas ou fazer caras e bocas. Lembre-se que por trás dessa atitude de falar demais, que pode sim muitas vezes ser irritante, existe um ser humano como você e que, por isso, merece todo o seu respeito e a sua empatia.

5 – Fale a Verdade

Dependendo do grau de intimidade que tem com a pessoa que fala demais, se for um familiar ou amigo próximo, talvez seja interessante pensar na possibilidade de dar um feedback a respeito disso a ela. Essa atitude corajosa é uma forma de protegê-la dos comentários maldosos de terceiros e ajudá-la a entender a razão para essa necessidade de falar a todo o momento.

Se acha que realmente falar a verdade é o melhor caminho, faça isso com o máximo de respeito e delicadeza possível, sem usar um tom de acusação. Afinal, a intenção é a de que o seu ente querido se sinta acolhido para trabalhar esse comportamento dentro dele e não que fique triste e se sinta rejeitado. Lidar com pessoas que falam demais pode ser bastante desafiador. Contudo, com paciência e respeito é possível contornar o problema e evitar atritos desnecessários.

 

Copyright:  94561789 –https://www.shutterstock.com/pt/g/minervastudio

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: