Conheça 5 Técnicas de Comunicação Empresarial

Por: José Roberto Marques | Blog | 18 de novembro de 2016
Comunicação Empresarial

Rawpixel.com/Shutterstock As estratégias de comunicação empresarial ajudam a empresa a conquistar uma boa imagem e aumentar a lucratividade

Quando falamos em técnicas de comunicação empresarial estamos nos referindo às estratégias que as empresas usam para criar uma boa imagem institucional, se posicionar, aumentar sua credibilidade e para fomentar e maximizar seus lucros continuamente. Podemos dizer que é por meio dela que a organização se relaciona com seu público interno e também externo, mostra sua visão, missão, valores e evidencia sua cultura organizacional.

Por ser um instrumento que também ajuda a empresa a construir uma boa imagem junto à sociedade e aos seus consumidores, a comunicação empresarial, muitas vezes, é vista como um meio de manipular as informações, mostrar apenas o lado bom e esconder o que é ruim. Entretanto, hoje, com a internet e a propagação rápida das informações, sabemos que nada passa despercebido ou fica impune a opinião popular. Ou seja, esta ideia não procede.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso
“Mundo do Coaching”!

Como tal, as empresas devem disseminar ideias e valores para seus colaboradores que realmente sejam o reflexo da cultura e das filosofias pregadas internamente.  Neste sentido, as técnicas de comunicação empresarial são formatadas e apresentadas por meio do trabalho de especialistas, como: jornalistas (Assessoria de Imprensa), relações públicas, gestores das áreas e publicitários.

Estes profissionais surgem para ajudar a empresa a nortear seu trabalho e definir as melhores práticas e canais de comunicação interna, por exemplo. A intenção é fazer com que as instituições se comuniquem da forma certa, no momento certo e consiga manter uma relação positiva com seu público. Vamos ver então, de que forma elas podem fazer isso.

Você é feliz?

 5 Técnicas de Comunicação Empresarial

Blog Corporativo

Este é um canal onde a empresa pode compartilhar notícias, informações e conteúdos relevantes, de modo menos formal e, tanto para seu público interno como externo e manter um relacionamento mais próximo com seus públicos.

Site Institucional

É onde a empresa mostra sua visão, missão e valores, sua razão de ser, evidencia suas ações, o trabalho feito por sua equipe e sua colaboração para uma sociedade melhor.

TV Corporativa

Canal exclusivo da empresa, com os que acessamos em casa, mas focado apenas em disseminar informações exclusivas sobre as ações da organização. O objetivo é informar os colaboradores, engajá-los e deixá-los sempre atualizados com tudo que está acontecendo internamente.

O primeiro passo para evolução na comunicação é identificar seu nível de felicidade!Faça o nosso teste e descubra qual o
seu nível de felicidade!

Newsletter

Este é um mural eletrônico com notícias e informações sobre a empresa. A news apresenta boletins, resultados, novidades, avisos, conteúdos do site ou blog corporativo e é enviada periodicamente via email.

Intranet

Canal de comunicação interno e exclusivo da empresa. Funciona como se fosse um site a que só os colaboradores e a instituição têm acesso.  Nela, as informações podem ser centralizadas e os funcionários também podem se comunicar entre si e com todos os departamentos.

Agora que você já conhece cinco técnicas de comunicação empresarial, conseguiu visualizar quais são as práticas que a sua empresa usa? Aliás, como é a comunicação realizada em seu espaço de trabalho? Existe? Reflita e deixe seu comentário abaixo!

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: