Se você deseja conquistar uma ótima vaga de emprego, declarar-se para a pessoa de que você gosta ou abrir um negócio próprio, precisará de um fator essencial: acreditar em si mesmo.

A autoconfiança é o primeiro passo para a conquista de qualquer objetivo. Se você não acreditar em si mesmo, como vai convencer as outras pessoas de que sua ideia é boa?

Ser autoconfiante não significa ser arrogante, mas acreditar em seus próprios potenciais, talentos e capacidades. É de um espírito autoconfiante que nascem as boas ideias e que elas são postas em prática. A questão é: como acreditar em si mesmo?

Se você sente que, em alguns momentos, a confiança lhe escapa pelas mãos, confira as dicas a seguir:

1. Deixe as comparações de lado

Uma das grandes vilãs da autoconfiança é a comparação. Às vezes, olhamos para a grama do vizinho, que sempre parece ser mais verde do que a nossa. O salário dele é mais alto, ele tem um relacionamento feliz ao extremo, dirige o carro do ano e ainda tem tempo para fazer compras, viajar e sair com os amigos.

Na verdade, as pessoas são o que ninguém vê. Todas elas gostam de mostrar apenas o que há de melhor em suas vidas. Nas redes sociais, por exemplo, ninguém vai postar fotos do dia da demissão, da bronca que levou do chefe ou da briga que teve com o namorado, não é mesmo?

PSC

Portanto, a primeira dica para acreditar em si mesmo é entender que ninguém é perfeito. Essa ideia de perfeição nos ilude e destrói nossa autoestima, mas a verdade é que todos nós temos falhas. Até mesmo o vizinho perfeito que posta fotos em Paris na rede social.

2. Lembre-se de tudo o que deu certo em sua vida

Infelizmente, as pesquisas apontam que a grande maioria dos pensamentos que produzimos diariamente são negativos. Eles correspondem a preocupações ou arrependimentos. Por algum motivo, é mais fácil acessar nossas memórias negativas do que as positivas.

Para acabar com esse sistema, ou amenizá-lo ao menos, é importante cultivar pensamentos positivos. Uma dica nesse sentido é lembrar-se de todas as suas qualidades, competências e conquistas.

Recorde tudo aquilo que deu certo no passado: as provas que venceu, as dificuldades que superou, as vagas de emprego que conquistou, as ideias que foram aprovadas, a família que construiu, o sucesso que obteve nos estudos, enfim, tudo aquilo que, de alguma maneira, possa te incentivar e motivar.

Às vezes, você pode ter tocado o coração de alguém e feito a diferença na vida dessa pessoa de uma forma que você nem imagina. Tenha isso em mente para lembrar-se de que você é alguém capaz e que tem tudo para conquistar seus objetivos.

3. Não tenha medo de errar

Circula pela sociedade a ideia de que a autoconfiança é mais forte naqueles que nunca erram. Isso é mito, sobretudo porque pessoas que nunca erram simplesmente não existem. O que fortalece a autoconfiança é a nossa capacidade de lidar com os erros.

Todos nós cometemos erros em nossas amizades, relacionamentos, empregos, estudos, vida financeira, entre outros. Os erros têm um lado positivo, que é nos transmitir um ensinamento, nem que seja sobre o que não deve ser feito.

Pessoas autoconfiantes se arriscam mesmo, sem medo de errar. Se o erro acontecer, elas aprendem e tentam de novo até que acertem. Não tentar é pior do que errar, e, quanto mais uma pessoa tenta, mais ela ganha experiência e, consequentemente, autoconfiança. Em contrapartida, quem nunca sai da zona de conforto jamais conseguirá acreditar em si mesmo.

4. Prepare-se

Imagine que amanhã você fará uma apresentação para seu chefe e seus colegas de trabalho. Obviamente, você não aparecerá amanhã com um cartaz feito à mão com meia dúzia de informações registradas 15 minutos antes do início da reunião, não é mesmo?

Provavelmente, você vai estudar o tema da apresentação, construir recursos visuais criativos e de fácil entendimento para sua audiência, planejar as coisas que irá dizer, refletir sobre potenciais perguntas que lhe possam ser feitas e ensaiar em sua casa. Assim, você chegará à reunião preparado, seguro e com autoconfiança.

É claro que ousadia e coragem fazem parte de acreditar em si mesmo, mas o que realmente faz a diferença é a preparação e o planejamento. Quanto mais você se dedicar nessa fase, maior será a sua capacidade de reduzir os erros e obter sucesso. Estude e não confie na sorte. Faça a sua parte.

5. Tenha uma postura confiante

Estudiosos da linguagem corporal e das expressões faciais afirmam que a postura de uma pessoa é um importante indicativo de seu grau de autoconfiança. Pessoas que falam muito baixo e evitam olhar diretamente para seus interlocutores, por exemplo, podem estar vivenciando um momento de insegurança ou medo.

Em compensação, uma postura ereta, firme, em tom de voz adequado para que todos o ouçam, revela que o indivíduo está confiante em si mesmo. O uso de gestos ajuda a dar mais dinamismo às apresentações e a expressar certeza daquilo que a pessoa está dizendo.

No entanto, é importante não cometer excessos, de modo que uma postura autoconfiante não seja confundida com uma atitude opressora e arrogante.

6. Invista em autoconhecimento

Para acreditar em alguém, você deve conhecer muito bem a pessoa, não é mesmo? Com você, não é diferente. Se você deseja acreditar em si mesmo, precisa se conhecer bem.

O autoconhecimento é um tipo de conhecimento em que uma pessoa avalia os traços de sua personalidade, suas conquistas, seus sonhos e objetivos, seus pontos fortes e também aqueles pontos que ainda precisam se desenvolver mais. Quanto mais uma pessoa conhecer a si mesma, mais ela poderá agir no sentido de explorar suas forças e desenvolver os pontos não tão fortes.

Esse exercício é diário, mas há algumas práticas de autoconhecimento que podem acelerar e intensificar esse processo, como o coaching, a psicoterapia e até mesmo a meditação. Essas práticas ajudam o individuo a diagnosticar limitações e a trabalhar para superá-las, o que faz muita diferença para adquirir uma postura mais autoconfiante.

7. Aceite que nem tudo está sob seu controle

Nos itens acima, você já percebeu que, para acreditar em si mesmo, deve se preparar ao máximo para desenvolver sua autoconfiança, não é mesmo? No entanto, há um porém que precisa ser afirmado: nem tudo está sob seu controle.

As circunstâncias da vida frequentemente interferem nos planos que fazemos. Você deve continuar a fazer planos e dar o melhor de si para concretizá-los. No entanto, também é preciso desenvolver a flexibilidade para entender que nem sempre as coisas acontecem da maneira que desejamos.

Quando essas mudanças de última hora surgem, precisamos nos adaptar ao novo cenário que se apresenta para nós. É claro que isso dá medo, mas, quanto mais uma pessoa se expõe aos riscos, mais ela aprende a lidar com eles, o que desenvolve sua autoconfiança. É assim que alguém aprende a acreditar mais em si mesmo: na medida em que se prepara para os desafios e supera as adversidades.

Que as dicas acima lhe ajudem a acreditar mais em suas potencialidades e a perder os medos de arriscar-se para sair da zona de conforto! Você tem mais dicas ou experiências sobre acreditar em si mesmo? Compartilhe-as conosco deixando seu comentário no campo abaixo.

Ah, e não se esqueça também de compartilhar este artigo em suas redes sociais para que seus amigos e familiares também possam se beneficiar deste conteúdo.