Os desafios fazem parte da vida de qualquer ser humano, contudo, o que varia de um para a outro é a forma de lidar com esse tipo de situação. O indivíduo que é mais ativo, logo toma alguma atitude para buscar soluções, já aquele que é acomodado costuma, muitas vezes, ficar sem saber como agir e acaba se mantendo inerte. É exatamente a respeito dessa falta de iniciativa e os prejuízos que ela pode causar que irei falar neste artigo. Acompanhe e aproveite para fazer uma reflexão a respeito do seu poder de ação.

Mantenha-se motivado e conquiste resultados extraordinários!
Baixe meu ebook “O Colecionador de sucessos”, é um presente!

Por Que Não Devo Ser Acomodado?

Estar acomodado é o mesmo que se manter na zona de conforto, ou seja, um estado que é cômodo, mas que não oferece nenhum tipo de aprendizado e crescimento. O principal problema de se acomodar é que o mundo e as outras pessoas que vivem nele continuarão se desenvolvendo e aquele que parou estará sempre no mesmo lugar, correndo o risco de ser deixado para trás. É nesse ponto que os acomodados podem perder seus empregos, seus relacionamentos e todos os outros elementos que formam a sua vida atual.

Dessa forma, tomar uma atitude deixa de ser uma opção e se torna uma necessidade, fazendo com que esses indivíduos se sintam na chamada zona de pânico. Essa fase é chamada assim porque é dessa maneira que eles se sentem, em pânico, já que não sabem como agir para recuperar o tempo que perderam. Assim como no caso da zona de conforto, essa situação também não traz aprendizado porque, pois como é desconhecida, apresenta consigo medo, inseguranças e crenças limitantes, que fazem com que as pessoas se sintam encurraladas e incapazes de agir.

O ideal é sempre pautar a vida pela zona do desafio voluntário, uma intermediária entre a zona de conforto e de pânico. Nela, o próprio indivíduo busca desafios para superar, atingir as suas metas e realizar seus sonhos. Dessa maneira, se desenvolve e se supera, pois sabe que esse é o caminho para realizar os seus sonhos e alcançar o sucesso que almeja. Através dessa busca voluntária, ele conhece o seu potencial e sua força e evita que ideias negativas comprometam o seu poder de realização.

As Principais Causas do Comodismo

Uma pessoa pode se tornar acomodada por diversos motivos, o principal deles é a criação. Uma criança que recebe tudo facilmente dos pais irá crescer acreditando que o mundo é assim, e que não precisa se esforçar para conquistar basicamente nada. Contudo, ao chegar à adolescência e na fase adulta irá se frustrar quando perceber que não é assim que as coisas funcionam e que é necessário ir atrás do que se deseja.

PSC

A insegurança e o medo do novo também podem levar um indivíduo a se manter na sua zona de conforto. Por não se conhecerem e não terem a consciência a respeito de suas competências e qualidades eles se mantêm na inércia porque acreditam que não são capazes de ir além. Mas a verdade é que todos são ao conhecerem e usarem seu potencial infinito. Basta que estejam verdadeiramente dispostos a exercer o seu poder de ação e deem o seu melhor para isso.

A família e os amigos podem ser de grande ajuda nessa fase de transformar a inércia em atitudes práticas. Os pais, por exemplo, ao invés de protegerem excessivamente e proporcionarem tudo aos filhos podem lhe incentivar a agir e evitar enxergar-lhes como incapazes; fracos ou como vítimas. Para isso, é essencial que mostrem a eles, desde pequenos, que podem se tornar protagonistas das suas vidas, fazendo escolhas e assumindo a responsabilidade sobre os resultados delas.

Dicas Para Deixar de Ser Acomodado e Começar a Agir

De 0 a 10, que nota atribui para o seu poder de ação? Independente da sua resposta saiba que sempre é tempo de mudar e melhorar. Por mais desafiante que pareça sair da zona de conforto, você tem total capacidade para isso, acredite! Ter autoconfiança é o primeiro passo para sair da inércia e ir para a zona do desafio voluntário, aquela em que a mágica acontece e a atitude é transformada em aprendizado e realização.

1 – Conheça a Si Mesmo

O primeiro passo para deixar uma fase de inércia para trás é conhecendo as ferramentas que tem para agir e realizar, ou seja, você mesmo. Invista no autoconhecimento, descubra suas qualidades, habilidades, além dos pontos que podem ser aperfeiçoados e melhorados. Aproveite, também, para conhecer melhor os seus sentimentos e emoções, assim, poderá desenvolver a sua inteligência emocional, um fator que certamente irá te deixar mais forte, autoconfiante e resiliente.

2 – Trace Metas

Ao se conhecer melhor, irá descobrir qual é o seu propósito, a sua motivação para acordar todos os dias. Então, poderá traçar metas para realizar os seus objetivos e dar o seu melhor. Além de deixarem a sua vida mais organizada, elas irão te proporcionar muito mais energia e vontade para agir e continuar no caminho certo. As metas funcionam como um mapa com as coordenadas para chegar ao destino que se deseja.

3 – Organize a Sua Rotina

Para colocar o seu planejamento de metas em prática, é necessário ter uma rotina organizada. Assim, saberá utilizar o seu tempo com sabedoria, mesclando os momentos de trabalho e crescimento com descanso e dedicação a si e aos relacionamentos pessoais. Aliar planejamento e organização é uma maneira extraordinária de se tornar mais produtivo e desfrutar de cada dia com plenitude.

4 – Se Desafie

Assim como se acostumou a ficar na zona de conforto, é necessário se afeiçoar com a zona de desafio. Nesse sentido é importante que se estimule a aprender coisas novas nas mais diferentes áreas. Pense em habilidades que gostaria de desenvolver, como, por exemplo, aprender um novo idioma, praticar um esporte ou tocar o instrumento musical. Além de se tornar uma pessoa ainda mais completa e preparada, irá se acostumar a lidar com o novo de forma natural.

Quer descobrir qual grau da sua felicidade?
Clique aqui e acesse o “Termômetro da Felicidade”!

5 – Seja Positivo!

Por fim, a minha última dica é que aprenda a enxergar a sua vida de uma forma mais positiva. Afinal, a rotina de uma pessoa que age também tem os seus percalços, mas através da positividade conseguirá ver que cada obstáculo pode servir para te tornar mais forte, empoderado e resistente. Aprenda com os erros e descobrirá o caminho para recomeçar e acertar.

O principal problema de ser acomodado é deixar de aproveitar oportunidades de crescer, evoluir e se tornar cada vez melhor, mais realizado e feliz. Saia da zona de conforto e veja o quanto é capaz de conquistar e se desenvolver. Honre a dádiva de estar vivo e escreva uma história extraordinária de aprendizado e evolução contínua. Permita-se e ouse ir além!