filhos-educar

Os Filhos e o Desafio de Educar Para a Vida

Por: José Roberto Marques | Blog | 15 de maio de 2019

Ter filhos é uma experiência fantástica e desafiadora que muda nossa percepção em relação a uma série de coisas, nos faz crescer e nos tornarmos seres humanos melhores. Quando eles são pequenos, queremos protegê-los de todas as maneiras para que não sofram. Porém, devemos nos lembrar que educar para a vida é essencial para que se tornem adultos felizes, responsáveis e prontos para tomarem decisões, pois tudo isso faz parte do processo de desenvolvimento humano.

Os pais, de uma forma geral, têm a melhor das intenções em relação à educação de seus filhos, contudo, falar a respeito do tema é interessante para que se possa sanar dúvidas e aperfeiçoar o modo de lidar com seres humanos que estão em fase de aprendizado e formação de caráter. Por esse motivo, te convido a fazer uma reflexão comigo sobre os desafios de preparar crianças e adolescentes para a vida.

Por Que é Importante Educar Para a Vida?

A expressão “é de pequenino que se torce o pepino”, se refere ao cuidado que os agricultores precisam ter com a plantação do vegetal quando ainda está em sua fase inicial de crescimento, pois, se nada for feito, os pepinos crescem com uma forma inadequada e podem adquirir um sabor desagradável. Do mesmo modo, educar crianças para a vida é importante porque é nessa fase que o indivíduo tem o seu caráter moldado.

As fases da infância e adolescência são uma preparação para a vida adulta, nesse sentido, é importante que os filhos tenham contato com bons exemplos e possam vivenciar experiências que os auxiliem no futuro. Muitas vezes, coisas que são vistas como pequenas fazem um grande diferença no futuro, como aprender desde pequeno a se planejar para comprar um item de desejo e dar valor ao dinheiro, por exemplo.

Além de questões relacionadas à responsabilidade, existem também aspectos emocionais do ser humano que devem ser considerados. Dizer muitos “nãos” para uma criança pode fazer com que ela se sinta retraída, da mesma maneira que dizer “sim” demais pode levá-la a acreditar que pode tudo. Então, o melhor caminho a seguir é sempre aquele que fica no meio de dois excessos, marcado pela ponderação e pelo equilíbrio.

5 Dicas Para Educar Para a Vida e Preparar os Filhos Para o Futuro

Não existe uma receita de bolo para criar filhos, afinal cada indivíduo é único. Porém, existem ações, como as cinco dicas a seguir, que podem te ajudar a fazer escolhas mais positivas e, assim, preparar os seus filhos para o futuro. A intenção não é a de que se torne uma mãe ou um pai perfeito, afinal, nenhum ser humano é, e sim que se informe para oferecer o seu melhor a eles.  

1 – A Importância do Diálogo

O diálogo é o principal instrumento que os pais tmê para se entenderem com seus filhos, e ele pode começar a ser usado desde cedo, mas, claro, adaptando a linguagem de acordo com a idade. Para tornar a conversa ainda mais positiva, abaixe-se e fique na altura da criança, para que ela se sinta mais confortável para ouvir e se expressar. Então explique o que está acontecendo, como, por exemplo, pedir que tenha paciência e se comporte na fila do banco. Fale com calma, pausadamente e, assim, estará estimulando-a a se tornar um adulto que dialoga ao invés de discutir.Ao conversar com o seu filho, mais do que apenas dizer o que é certo,

2 – Ouça o Que Seu Filho Diz na Essência

permita que ele fale e, mais importante, ouça o que ele diz na essência. Assim, conseguirá entender o ponto de vista dele e definir o melhor caminho para prosseguir. Lembre-se sempre que um diálogo positivo é aquele em que ambas partes podem se expressar, e isso inclui também as crianças, que devem ser ouvidas com atenção.

3 – Evite Falar “Não” em Excesso

Muitas crianças cresceram ouvindo “não”. “Não coloque a mão aí”, “não pode fazer isso”, “você não vai” e assim por diante. É claro que elas precisam de limites, porém, eles podem ser ensinados de outra maneira. Antes de sair dizendo “não” de forma automática, é importante refletir a respeito, para se certificar de que a ação realmente oferecerá algum tipo de risco e se existe uma forma positiva de ensinar. Desse modo, torna-se possível educar sem podar a curiosidade e a vontade de explorar que é natural de toda criança.

4 – Saiba Impor Limites

Por falar em limites, eles são um elemento de extrema importância quando se deseja educar os filhos para a vida, já que sabemos muito bem que, na vida adulta, nem sempre nossas vontades são atendidas. Por essa razão, é preciso ensinar isso aos pequenos, para que entendam que não podem tudo e que precisam ter paciência, pois as coisas não acontecem em um passe de mágica.

5 – Ensine-o a Lidar Com o Dinheiro

Muitos pais costumam dar mesada aos seus filhos para que possam usar em suas despesas. Quando a intenção é educar para a vida, mais do que entregar uma quantia fixa por mês ou por semana e deixar que a criança faça o que bem entender, é interessante ensiná-la a lidar com aquele dinheiro. Mostre que pode guardar uma parte para investir em algo que queira muito e que não deve gastar tudo de uma vez. Assim, ela aprenderá desde cedo a importância de lidar com suas finanças com responsabilidade.

Seja o Adulto Que Deseja Que o Seu Filho Se Torne

No fim das contas, a melhor forma de se basear para educar os filhos para a vida é sendo o adulto que deseja que eles se tornem no futuro. Afinal, o exemplo é uma das melhores maneiras de ensinar e inspirar outras pessoas. E, principalmente quando se trata de crianças, aquela velha máxima do “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” não funciona. Portanto, seja honesto, responsável e mostre ao seu filho que vale a pena fazer a coisa certa.

Lembre-se sempre que a herança mais valiosa que os pais podem deixar aos seus filhos é a educação. Pense nisso!

Copyright:631368620 – https://www.shutterstock.com/pt/g/vgstockstudio

Deixe seu Comentário: