Começar o dia com a mente tranquila e descansada, o corpo relaxado, paz de espírito, motivação e em pleno bem-estar: esses são alguns dos benefícios da meditação matinal. Além disso, segundo estudos de cientistas da Universidade Johns Hopkins, meditar por 30 minutos, no período da manhã, também ajuda a amenizar os sintomas da depressão e da ansiedade.

Neste artigo, você vai compreender o que é a meditação, como devemos meditar e quais são as vantagens existentes em adotar a prática sempre pela manhã. Preparado para embarcar em mais um conteúdo repleto de qualidade de vida? Então, siga em frente e nos acompanhe na leitura a seguir!

Torne a melhor versão de si mesmo com ajuda do Coaching!
Clique e acesse um presente maravilhoso que preparei para você!

O que é meditar?

A meditação é um processo por meio do qual as pessoas param as suas atividades diárias, fecham os olhos por alguns minutos e concentram a mente em um aspecto único, que pode ser um som, uma lembrança, o próprio corpo ou a própria respiração. A ideia desse foco único é exatamente reduzir o fluxo de pensamentos, administrar as emoções, desenvolver o foco no momento presente e conectar-se mais consigo mesmo.

Diversos benefícios já foram estudados pela ciência e comprovados como derivados da prática meditativa. Muitas dessas práticas tiveram a sua origem em tradições religiosas. Hoje em dia, contudo, qualquer pessoa pode usufruir dos benefícios da prática, independentemente de ter ou não uma religião específica.

Por que meditar pela manhã?

OK, meditar é uma atividade vantajosa, mas, você deve estar se perguntando: por que meditar cedo, e não em outros momentos do dia? Bem, essa recomendação ocorre porque essa é a melhor maneira de iniciar seu dia e promover sensações, sentimentos e pensamentos positivos logo ao acordar. Como reflexo disso, acabamos ficando mais dispostos, animados e fortes para enfrentar e superar os nossos desafios diários.

PSC

Confira, na sequência, os 4 principais benefícios que justificam a adoção da prática da meditação diária no horário da manhã.

1. Saúde física

Ainda segundo vários outros estudos sobre a meditação matinal, a sua prática frequente colabora com a redução do estresse. A diminuição dos níveis de cortisol (o hormônio liberado em momentos estressantes) serve para aumentar as defesas do sistema imunológico e ajuda a aliviar dores. Além disso, a meditação também oferece melhorias importantes na saúde dos sistemas cardiovascular e respiratório. A postura, o relaxamento, a respiração consciente e o bem-estar favorecem a saúde física.

2. Saúde mental

A meditação diária beneficia também a saúde mental, incluindo a capacidade de concentração e também de diminuir os problemas de insônia. Ela ajuda a pessoa a ter disposição durante o dia e relaxamento ao anoitecer, definindo um ritmo diário mais claro.

Estudos apontam que a prática também auxilia no tratamento e na prevenção a diversos problemas da saúde mental, como a depressão e os transtornos ansiosos. Em outras palavras, combinados a uma vida saudável, ativa e equilibrada, os benefícios da meditação, tanto para o corpo como para a mente, são inúmeros.

3. Concentração, foco e criatividade

A meditação é, antes de qualquer outra coisa, um exercício cerebral. Em longo prazo, essa prática tem o poder de modificar a forma como os pensamentos se desenvolvem nas nossas mentes. Segundo pesquisas científicas, isso pode favorecer o pensamento estratégico e também o pensamento criativo. Além disso, como o foco é a base da prática, as pessoas que meditam tornam-se mais facilmente concentradas, dispersando menos a sua atenção e ignorando as distrações com mais eficácia.

4. Melhores relacionamentos interpessoais

Se a meditação matinal melhora a saúde física, a saúde mental, a qualidade do sono, a disposição e as próprias capacidades cerebrais; é claro que haverá também um impacto positivo sobre o humor. Sentindo emoções positivas, fica mais fácil lidar com os problemas e relacionar-se melhor com as pessoais, por mais que haja diferenças. Isso se vê na família, no círculo de amigos, no convívio com os colegas de trabalho e até mesmo no atendimento aos clientes.

Quer descobrir qual grau da sua felicidade?
Clique aqui e acesse o “Termômetro da Felicidade”!

Meditação matinal: veja como fazer e inclua-a na sua rotina

Vimos que os benefícios da meditação matinal são poderosos e que, com poucos minutos, já é possível sentir as diferenças físicas e mentais que o ato de meditar traz aos seus praticantes. Que tal experimentar meditar também? As meditações não precisam ser longas. É melhor meditar por 5 minutos diariamente do que por 1 hora uma vez só. Confira a nossa sugestão de meditação a seguir.

No seu tempo e do modo que sentir-se mais confortável (sentado na sua cama, em uma cadeira ou no chão, por exemplo), escolha o seu ambiente seguro, de preferência com uma luz natural do dia iluminando você e livre de interferências externas ou de barulhos do celular. Se quiser, você também pode colocar, ao fundo, músicas relaxantes, que remetam ao som da chuva, das ondas do mar ou das águas de uma cachoeira.

Para começar, feche os olhos, relaxe todo o seu corpo e busque sentir cada parte dele, dos pés a cabeça. Conecte-se consigo mesmo, inspire e expire pausadamente. Vá se energizando e despertando o seu tempo. Em seguida, busque mentalizar coisas boas, imagens positivas, sentimentos bons, e perceba o sorriso em seu rosto e a sensação de bem-estar invadindo seu corpo. Faça isso por pelo menos 10 minutos. Termine agradecendo por suas dádivas e bênçãos e mentalizando coisas boas para o seu dia e para todo o mundo.

Só de ler já deu para sentir o quanto a meditação matinal pode ser relaxante e empoderadora, não é mesmo? Então, aproveite e leve todos os seus benefícios para a sua vida e inclua o poder transformador de meditar à sua rotina também ao acordar. Em pouco tempo, você verá os resultados positivos e os progressos na sua saúde física, mental e espiritual. Permita-se! Conecte-se com o seu melhor! Medite!

E você, querida pessoa, já adotou o hábito de meditar diariamente? Como tem sido a sua experiência? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!