Se você ouvisse o que você pensa de si mesmo da boca do seu melhor amigo, ele continuaria sendo seu amigo? Se outra pessoa falasse de você com as mesmas palavras que você utiliza ao referir-se a si mesmo, o que você acharia dela? Utilize essas questões para pensar na forma como você pensa e fala sobre si. Você é amigo de si mesmo?

As afirmações positivas são frases que nos ajudam a sermos mais amigos de nós mesmos e a enxergar a vida com uma visão mais positiva. Neste artigo, veja como mudar a sua forma de expressão e sinta as diferenças que isso traz a você e às suas relações. Continue a leitura e saiba mais!

O que são afirmações positivas e por que elas são importantes?

A autora Louise Hay tem uma sugestão muito adequada para a substituição de sentenças geralmente negativas para outras, ou seja, por afirmações positivas, pois elas têm um grande efeito nas nossas vidas. Afirmações positivas são frases que oferecem um olhar menos negativo acerca dos nossos problemas.

Diversos estudiosos da psicologia e do desenvolvimento humano em geral afirmam que a qualidade dos nossos pensamentos e das nossas palavras é decisiva na nossa saúde mental. Dessa forma, uma pessoa que canaliza a sua atenção apenas ao lado negativo da vida e que verbaliza as suas ideias sempre de forma pessimista tem uma maior tendência a atrair problemas e até mesmo a desenvolver transtornos da mente.

As afirmações positivas, por sua vez, são um chamado à forma como falamos da vida e de nós mesmos, tendo em vista que o cérebro tende a acreditar cada vez mais nos pensamentos e nas palavras que emitimos com mais frequência. Não se trata de uma positividade tóxica (forçar-se a estar sempre bem), mas apenas de fazer algumas substituições na forma como pensamos e falamos para que o nosso cérebro seja condicionado a enxergar a vida de uma forma menos pesada e negativa.

Como utilizar as afirmações positivas?

Confira alguns exemplos de afirmações positivas:

  • “Sou muito gordo (a)”– troque por -> “Respeito o meu corpo e cuido bem dele”;
  • “Tô sempre sem dinheiro” – troque por -> “Tenho dinheiro o quanto baste!”;
  • “Ninguém me ama”– troque por -> “Irradio amor e recebo amor em troca”;
PSC

Quando você começar a prestar atenção em como se comunica, perceberá que te­mos dezenas de pensamentos negativos todos os dias e nem nos damos conta de como eles são numerosos e nos fazem mal. Se você está realmente em busca de saúde e de bem-estar, ou se pretende ajudar outras pessoas a alcançarem a essência da saúde e do bem-estar, lembre-se de que você nunca deve maldizer o seu cor­po, as suas competências ou a sua vida de maneira geral.

Se você substituir o “é impossível ser aprovado naquele concurso” pelo “é difícil, mas eu vou planejar os meus estudos da melhor forma possível”, essa mudança de mentalidade oferecerá a você uma visão menos negativa sobre esse desafio, o que despertará em você mais ânimo e motivação para agir. Assim, adotar as afirmações positivas nas diferentes áreas da vida tende a beneficiar a nossa saúde mental e a auxiliar na prevenção dos problemas nessa área.

Invista em afirmações positivas para ter mais saúde

Você já falou frases, como “meus rins não prestam mais”, “tenho vontade de cortar esse braço fora de tanta dor”, “só não sou mais feliz por conta dessa coluna”, “meu intestino não serve pra nada!”? Você, caro leitor, consegue perceber como essas afirmações são nocivas e como elas causam mal-estar quando as lemos? Mas com cer­teza que você já ouviu alguém dizer alguma delas, ou mesmo, talvez já tenha dito. Reflita sobre isso!

Acredite, o seu corpo sabe se curar. Ele conhece os caminhos para isso. Mas o corpo não é tão autônomo como pensamos, pois ele está vinculado ao mecanismo mental que opera de acordo com a nossa individualidade. Assim, os nossos pensamentos positivos e verbalizações cri­am uma atmosfera feliz e saudável para que o nosso corpo se desen­volva e se recupere — mas não queira que ele se recupere se você não o ama, não o respeita e não cuida dele como deveria.

A vitimização é um dos sentimentos mais nocivos para os mecanismos da mente. Colocar-se como uma vítima da vida, do acaso e da ação alheia, diminui drasticamente a condição de resiliência do organismo. A vítima é aquele sujeito que se exime de toda responsabilidade sobre o fato e se reveste de uma fragilidade, de uma incapacidade que impede a reação. Logo, essa condição não favorece o estabelecimento de pensamentos e de afirmações positivas.

Pensar sobre a doença e nutrir pensamentos sobre a enfer­midade é uma forma de cultivá-la e estar preso a ela. Se você passa a maior parte do seu tempo pensando sobre a sua doença e mentalizando a sua condição de enfermidade, logo estará preso a essa situação. É diferente de pensar nos tratamentos e nas possibilidades de cura!

Exemplos de afirmações positivas para a saúde e o bem-estar

Você concorda que o pensamento influencia a realidade? Então, veja as afirmações positivas para a saúde, adaptadas de Louise Hay.

  • “Gosto dos alimentos que são melhores para o meu corpo”;
  • “Amo cada célula do meu corpo”;
  • “Mantenho a saúde e o bem-estar do meu corpo em todos os níveis”;
  • “O meu corpo tem a forma ideal, e eu o respeito”;
  • “Equilibro a minha vida entre trabalho, descanso e diversão”;
  • “A cura acontece. Desligo a minha mente e deixo que a inteligência do meu corpo promova o seu trabalho de cura naturalmente”;
  • “Sou grato por estar vivo hoje. É uma alegria e um prazer viver outro dia maravilhoso”;
  • “A dor não me pertence. Estou livre de toda dor do corpo e da alma”;
  • “Uma saúde perfeita é meu direito divino, e eu o reivin­dico agora”;
  • “Consigo escolher não comer ou não beber algo se acredito que não faz bem a mim e ao meu corpo”;
  • “Presto atenção ao meu organismo e a cada sinal de desarranjo”.

Sabendo de tudo isso, convidamos você a repensar na sua forma de expressão, a deixar para trás os pensamentos negativos e a substituí-los por ações e frases com afirmações positivas e empoderadoras, como as que vimos ao longo deste texto. Além disso, se você deseja ir além nesse sentido e incorporar essa filosofia ao seu trabalho, conheça a formação em Psicologia Positiva do IBC e faça dessa missão de ajudar a melhorar a vida das pessoas o seu ofício!

E você, ser de luz, como tem falado de si? Como tem pensado a respeito de si mesmo? Quais mudanças pode promover na forma como fala para desenvolver mais positividade? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!