Belight/Shutterstock A Meditação proporciona um estado elevado de concentração e faz bem para o corpo e a mente humana

Podemos entender por meditação não uma técnica em si, mas uma série de práticas que englobam uma diversidade infinita de técnicas. Na verdade não há uma definição pronta para “o que é meditação?”. Nesse caso usa-se a máxima: “Meditação não se define, se pratica”. O que se sabe é que as práticas de meditação existem em quase todas as culturas. As mais comuns são as orientais, mas uma série de outras culturas também têm propagado suas formas de meditar.

O relaxamento é o primeiro dos benefícios, mas a prática meditativa está também associada ao aumento do bom humor e desenvolvimento de habilidades no desempenho de tarefas desafiadoras, além de melhorar a capacidade de concentração e memória, e por mais que essas práticas estejam mais voltadas ao campo filosófico religioso, as comprovações são feitas via monitoramento do funcionamento cerebral.

Vantagens Associadas à Prática Regular da Meditação:

  • Redução do estresse e ansiedade;
  • Aumento de satisfação e melhor desempenho no ambiente de trabalho;
  • Diminuição da insônia e depressão; aumento de bem-estar e autoestima;
  • Estímulo da criatividade, inteligência e memória; fortalecimento do sistema nervoso e imunológico; redução da pressão arterial e de dores de cabeça.

Os Efeitos da Meditação no Corpo e na Mente

A meditação produz padrões de respostas fisiológicas específicas envolvendo vários sistemas biológicos. Muitos efeitos físicos e na saúde global têm sido relatados como a melhora do sistema imunológico, a redução da pressão arterial e dos níveis de cortisol.

Vários estudos através de ressonância magnética funcional ou PET-CT, têm demonstrado melhora da performance funcional do cérebro em indivíduos praticantes da meditação.

Houve aumento significativo do sinal no córtex pré-frontal e parietal, tálamo, hipocampo, núcleos da base giros pré e pós-central durante a meditação. Isto indica que esta prática secular e poderosa ativa estruturas neurais relacionadas à atenção e sistema nervoso autonômico.

Outra pesquisa, de origem californiana, conclui que a meditação amplia as defesas do organismo e diminui o estresse. Isso acontece porque durante a prática da meditação a enzima telomerase (ligada ao sistema imunológico) tem sua ação intensificada.

PSC

Para chegar a essa conclusão, foram analisados 60 pessoas, durante noventa dias. Metade praticavam a meditação e a outra metade, não. As taxas da telomerase se mostraram cerca de 30% mais elevadas naquelas que meditavam. Além disso, ocorre um menor gasto de oxigênio pelas células do corpo, redução da frequência cardíaca e diminuição da condutância elétrica da pele (devido ao relaxamento).

Todos estes benefícios comprovam, na prática, como a meditação é uma poderosa aliada do bem-estar do ser humano. E mostram como ela colabora positivamente para sua saúde, felicidade e plenitude. Inspire-se e medite também!

Gostou do artigo? Curta, comente e compartilhe em suas redes sociais!