coaching-carreira-dicas

Orientação de Carreira com Coaching

Por: José Roberto Marques | Blog | 01 de agosto de 2018

Conquistar uma vida profissional de sucesso é o desejo de todas as pessoas. No entanto, o percurso para atingir este objetivo possui uma série de curvas e complexidades, que exigem tomadas de decisões que podem aproximar ou distanciar o indivíduo deste estado desejado.

Entre os variados momentos que devem ser ponderados para construir uma carreira sólida e bem-sucedida, a escolha da profissão merece destaque — seja para o primeiro emprego ou um redirecionamento de carreira. Para isso, é necessário conhecer bem a si mesmo, de modo que seja possível definir quais áreas de atuação mais combinam com suas habilidades, capacidades, motivações e objetivos no campo profissional e pessoal.

Esta é uma das decisões mais importantes e difíceis de serem tomadas ao longo da vida, uma vez que a escolha da carreira pode mudar toda a sua história. Neste sentido, o Coaching entra em cena para auxiliar no processo de avaliação de si e do contexto que cerca a pessoa que passa pelo processo, pois trata-se de um método que propicia um autoconhecimento profundo e promove a compreensão de suas convicções para conclusões claras das escolhas a serem feitas.

Veja, neste artigo, algumas das maneiras como o Coaching pode ser aplicado na orientação de carreira e os diversos contextos em que esta metodologia contribui para que o indivíduo faça a escolha mais adequada à vida pessoal e profissional que deseja ter ao longo de sua trajetória.

Coaching na escolha de uma carreira de sucesso

Antes de falarmos sobre os contextos em que o Coaching pode ser aplicado, no que diz respeito à orientação de carreira, é importante esclarecer mais sobre a metodologia e de que forma ela age em prol de uma boa escolha por parte do indivíduo que recorra a ela.

Assim, o Coaching trata-se de um processo de desenvolvimento humano, que ajuda pessoas e empresas a saírem de seu estado atual e conquistarem o estado desejado. Trabalhando de forma sistêmica, ele auxilia o indivíduo a determinar um planejamento estratégico, bem como um plano de ação, com os passos necessários para que este alcance seus objetivos, de vida e de carreira também.

Dessa maneira, através de técnicas e ferramentas, e do despertar da consciência, para o desenvolvimento do autoconhecimento, de habilidades e competências, que serão essenciais para a conquista das metas e objetivos determinados, o Coaching tem ganhado cada vez mais espaço, enquanto metodologia de aceleração de resultados, não só no que tange a orientação de carreira, mas também no contexto empresarial e da vida de uma pessoa.

Em quais contextos de carreira pode ser aplicado?

Após a compreensão de como o Coaching trabalha e de que maneira a sua metodologia pode ser implementada na vida pessoal e profissional de uma pessoa, vamos abordar em quais contextos ele se aplica, quando falamos em orientação de carreira.

Vestibular

O vestibular é a época em que o estudante define a profissão que seguirá pelo resto de sua vida. Devido às inúmeras possibilidades de carreiras existentes, esta decisão pode ser carregada de emoções, conflitos internos, dúvidas e estresses.

Isso ocorre principalmente porque estamos falando de indivíduos que são colocados frente a este tipo de escolha, tão definitiva, muito jovens. Assim, por ainda estarem em processo de formação, as dúvidas e conflitos se instalam com muito mais intensidade, especialmente por conta da falta de clareza sobre sua personalidade, habilidades, gostos e outros fatores que favorecem uma predileção de atuação no mercado.

Neste cenário, o Coaching pode auxiliar de maneira muito efetiva. Isso porque, com a ajuda de técnicas e ferramentas específicas, ele propicia o autoconhecimento necessário para que o jovem tenha maior clareza sobre seus objetivos, sonhos e missão de vida. Além disso, o seu apoio também faz com que este tenha mais tranquilidade, não só para fazer a sua escolha de carreira, mas também para que faça as provas de vestibular e Enem deixando, de lado o estresse e a ansiedade, que podem atrapalhar bastante neste processo.

Primeiro Emprego

A busca pelo primeiro emprego é um período delicado para o indivíduo. Isso porque ele se encontra em uma situação desconhecida, acarretada pela falta de experiência, que vai desde a construção de um currículo adequado, uma boa apresentação pessoal em uma entrevista, até a maneira correta de se portar no ambiente corporativo.

Neste contexto, o Coaching ajuda os novos ingressantes no mercado de trabalho de diversas formas: desenvolvendo, principalmente, o autoconhecimento, pensamento positivo, autoconfiança, comunicação verbal e não verbal (postura, expressões), entre muitos outros pontos. Este método prepara o candidato de forma sistêmica, para que ele tenha sucesso em todos os processos seletivos dos quais participar e sinta-se mais realizado neste início da construção de sua carreira.

Mudança de carreira

Mudar de carreira normalmente é uma decisão que ocorre em dois momentos: insatisfação com o mercado atual ou desejo por novos projetos. Independentemente de qual seja a motivação, estamos falando de momentos que também vêm carregados de muitos conflitos internos e emoções, que deixam as escolhas um pouco mais difíceis de serem feitas.  

Neste sentido, para que haja mais tranquilidade e para que tudo seja feito de forma mais prática e objetiva, o Coaching auxilia o indivíduo a definir um plano de ação efetivo, de acordo com as metas e objetivos relacionados à nova carreira. Assim, o indivíduo tem a oportunidade de reconstruir um trajeto profissional consistente, aliado às suas motivações, o que tem muito mais chances de dar certo e ser positivo para ele no futuro, do que se fizesse algo sem muito planejamento e foco.

Recolocação no mercado

Voltar ao mercado de trabalho após um tempo desempregado tem sido um dos maiores desafios do momento, ainda mais na crise que estamos atravessando no país, em que o tempo médio de desemprego pode chegar à um ano e dois meses, de acordo com pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito – SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – CNDL.

Isso acontece porque o mercado é altamente competitivo, e as mudanças acontecem de maneira constante e acelerada, fazendo com que indivíduos com mais idade também sintam tais dificuldades de readaptação.

Dessa forma, o Coaching trabalha para que o profissional se atualize quanto aos conhecimentos necessários, no que diz respeito ao mercado como um todo e à área em que irá atuar, e para que aprimore suas habilidades técnicas e comportamentais, tornando-se um profissional preparado para os novos desafios de sua jornada.

Promoção

Para conquistar a almejada promoção, uma das necessidades fundamentais é o desenvolvimento das competências pertinentes ao cargo desejado. Sendo assim, o profissional pode optar por fazer uma formação em Coaching, em que irá se desenvolver, pessoal e profissionalmente, agregar um forte diferencial competitivo, com a ampliação de conhecimentos, aquisição de novas ferramentas e técnicas, para uma rotina de alta performance, além de adquirir novos certificados e titulações para o seu currículo.

Entretanto, se não tiver como fazer um curso de Coaching, também é possível contratar um coach profissional para apoiá-lo de maneira personalizada na busca pelo seu objetivo.

Aposentadoria

Este é um dos momentos em que o indivíduo também sente a necessidade de acompanhamento, ainda mais se estamos falando de pessoas altamente ativas no mercado e que de repente tiveram de lidar com uma mudança tão significativa como esta em suas vidas.

Aqui, o Coaching pode ser aplicado no sentido de ajudar o indivíduo a desenvolver o seu autoconhecimento, para que entenda quais são suas melhores habilidades e competências, que vão contribuir para que ele determine novas metas e objetivos para a sua vida a partir de agora e não se sinta tão perdido ou achando que não vai ter mais nada para fazer durante os seus dias.

O papel do Coaching na vida da pessoa que está prestes a se aposentar é ajudá-la a elaborar e colocar em prática um plano de ação que contemple novos objetivos, que façam com que esta sinta-se motivada a continuar, entendendo que existe sim vida depois da aposentadoria.

Como implementar as melhorias do Coaching em minha carreira?

Existem duas formas em que o Coaching pode ser implementado, com o objetivo de lhe orientar em sua carreira. A primeira delas é contratando um profissional coach, que está altamente habilitado a fazer um diagnóstico de sua carreira, compreender com profundidade o seu estado atual e estado desejado, e a lhe ajudar a determinar metas, objetivos, bem como um planejamento e plano de ação eficientes, que serão essenciais para que as mudanças positivas aconteçam e você desfrute delas da melhor maneira possível.

A outra é realizando uma formação em Coaching, como Professional & Self Coaching – PSC, do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, que vai lhe oferecer as ferramentas e técnicas necessárias para o seu autoconhecimento, e também para que você tenha maior clareza sobre o que deseja, o que pretende alcançar com a sua carreira, entre outros pontos e objetivos, fundamentais para que você mesmo desenvolva a orientação ideal para a sua vida pessoal e profissional.

Por isso, convido você a conhecer um pouco mais sobre o Poder do Coaching e como ele pode transformar a sua vida e carreira, através do PSC:

Conte com esta poderosa metodologia para a conquista de grandes resultados em sua carreira! Faça agora mesmo a inscrição para a próxima turma em sua cidade!

E você, o que tem feito para alavancar sua vida profissional e ter ainda mais sucesso em sua carreira? Comente no espaço abaixo e lembre-se de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais, contribuindo também com o conhecimento de seus amigos!

 

Copyright: 725291137 – https://www.shutterstock.com/pt/g/uberimages

Deixe seu Comentário: