O Que um Líder Deve Ter Como Característica?

Por: José Roberto Marques | Blog | 20 de junho de 2017
Pássaro líder guiando seus liderados

Mangsaab/Shutterstock Dar bons exemplos é uma das características que se destacam na liderança e fazem com que os liderados sigam o líder. Conheça as demais!

“Liderança é ação, e não posição”. Entender isso é uma das primeiras características que o líder deve ter par alcançar o sucesso. Esta frase de Donald McGannon reflete bem o espírito que o gestor deve ter, em seu dia a dia, quando atua junto a pessoas e processos, e está na busca constante de grandes resultados.

O que um líder deve ter vai além daquelas ideias preconcebidas, pois extrapola o senso comum. Digo isso porque sabemos que hoje, mais do que nunca, os liderados buscam em seus líderes novas características, diferenciais, habilidades, pensamento sistêmico e um modelo de gestão mais flexível, condizente com os tempos atuais e mais inspirador também.

Por isso, vamos conhecer agora algumas características importantes e que todo líder deve ter. Continue lendo e entenda porque é importante desenvolver estas qualidades também.

6 Características Essenciais a Todo Líder

Conheça as habilidades, competências e características que diferenciam um líder comum de um líder extraordinário e inspire-se:

Comunicação Assertiva

Ter uma boa comunicação, ou seja, clara, assertiva, respeitosa e eficaz é uma competência essencial na rotina do líder. Por meio dela, o líder consegue expressar suas ideias, orientar, delegar, corrigir, reconhecer; sempre de modo efetivo e agregador. Esteja atento ao modo como se comunica!

Você é feliz?

Bons Exemplos

Estes, sem dúvida, são uma das principais ferramentas de gestão de um bom líder, pois seus exemplos positivos servem como inspiração para seus liderados, modelos de comportamentos, crenças e hábitos que devem ter dentro e fora da empresa.

Foco –

Um líder que planeja suas ações é seguro e não se desvia dos objetivos toda hora é essencial. Por isso, ter foco é uma competência importante para dar mais confiança aos seus liderados, estimulá-los a irem por este caminho e chegar ao estado desejado sem perder o elo com as metas estipuladas pela empresa.

Inteligência Emocional – O dia a dia de um líder é marcado pela pressão por resultados, conflitos na equipe, demandas de última hora. Para lidar com isso é fundamental que o gestor desenvolva sua inteligência emocional, de modo, a saber, lidar com seus sentimentos, as emoções da equipe e gerenciá-las de modo assertivo, ou seja, sem deixar que interfiram negativamente nos resultados.

Visão Estratégica

O guia vê antes o que ninguém vê. E é exatamente isso que se espera de um bom gestor antecipação. Por isso, é um diferencial competitivo do líder desenvolver uma visão estratégica que possibilite a este ver a empresa, as pessoas e os processos, de modo sistêmico e, com isso, trazer as soluções e ideias necessárias.

Inovação –

Inovar é pensar fora da caixa, experimentar novas ideias e sair do senso comum e criar algo novo e tangível. Esta é a característica de líderes como Steve Jobs, Mark Zuckerberg e uma habilidade que faz do líder atual um profissionais mais antenado, ousado e inventivo.

Estas são algumas das características que as lideranças devem ter dentro e fora de suas empresas. Se você é o ou deseja ser uma liderança bem-sucedida esteja atento a isso e busque desenvolvê-las. Se for colaborador, inspire-se também nas habilidades positivas do seu gestor. Tenho certeza que assim todos terão resultados extraordinários.

Gostou do texto? Então, convido você a compartilhar sua opinião e apontar qual característica, para você, é mais importante na liderança. Depois, lembre-se de curtir, comentar e compartilhar este post.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: