Javi_indy/Shutterstock Para ter uma boa imagem profissional é essencial desenvolver uma boa comunicação

Desenvolver uma boa comunicação interpessoal, principalmente, com gestores e outros colaboradores da organização é uma ótima oportunidade de construir ou mesmo reforçar uma imagem positiva em seu local de trabalho. Da mesma forma, se não houver este cuidado, você pode acabar tendo comportamentos negativos e, com isso,  acabar prejudicando a sua reputação.

Por meio da comunicação mostramos nossas atitudes, valores, sistemas de crenças e também o nosso potencial criativo e profissional. Por isso, é importante policiar-se e estar atento a como você transmite suas ideias, pois na empresa, a todo tempo estamos sendo vistos e avaliados .

Como Construir uma Boa Imagem

Construir uma boa imagem e uma boa reputação profissional e pessoal é um processo que leva tempo, mas que pode ser facilmente prejudicado se não estivermos atentos. Entretanto, esta imagem é, na verdade, a visão ou a projeção que as outras pessoas têm de nós e não quem nós somos realmente.

Neste sentido, é importante trabalhar de maneira efetiva para desenvolver uma boa imagem. Para isso, identifique quais são suas maiores habilidades e competências, técnicas e comportamentais e busque evidenciá-las em seu dia a dia.

Depois cuide para que sua forma de se comunicar seja assertiva, ou seja, para que você saiba usar seus conhecimentos e assegurar que suas qualidades fiquem explícitas na forma de você se relacionar com as pessoas e o mundo à sua volta.

PSC

Na construção de sua imagem, também é importante que você se faça algumas perguntas e até mesmo uma autoavaliação. Durante esse processo é fundamental que você não se julgue, pois para seu próprio crescimento, não é interessante como você se avalia, mas sim entender como os outros veem e percebem você.

Dicas de Perguntas de Autoavaliação:

  • Os demais colaboradores que convivem comigo têm conhecimento do quão bem executo o meu trabalho?
  • Alguém já reconheceu meu trabalho? Isso foi comunicado aos demais?
  • Como sou visto pela organização, como uma profissional de talento ou apenas mais um?
  • Sou considerado como parte da equipe?
  • As pessoas me veem como uma pessoa entusiasmada no trabalho?
  • Meu trabalho é reconhecido e elogiado?
  • Sou visto como uma pessoa otimista?
  • Diante de situações complicadas, sou procurado para ajudar na busca de soluções?
  • Busco fazer cursos e aprimoramento e a empresa apoia e reconhece isso?
  • É divertido trabalhar comigo?
  • As pessoas que trabalham comigo gostam da minha companhia?
  • Elas acreditam em meu talento e sucesso na carreira?
  • Reconheço os demais colaboradores por seus sucessos?
  • Já me decepcionei meus colegas e à empresa?
  • Já fui elogiado ou criticado pela forma de me vestir?
  • Sou reconhecido, ouvido e amado em minha vida pessoal?
  • Costumo receber feedbacks positivos por meus trabalhos, seja por escrito ou verbalmente?

As questões anteriores são indicadores de como está sua imagem no momento, como as pessoas lhe enxergam. Estas respostas podem contribuir verdadeiramente para corrigir falhas e potencializar seus resultados. Após ter as respostas, procure fazer uma avaliação geral,  saber até que ponto a sua imagem é positiva na empresa atual e  identificar quais habilidades e competências ainda falta desenvolver.

Procure ouvir as respostas dos colegas e gestores, de pessoas que são suas amigas e também daquelas com quem não tem uma relação tão próxima. Aproveite da melhor maneira estes feedbacks, faça deles oportunidades de crescimento e busque evoluir continuamente sua forma de pensar e agir. Deste modo, tanto na vida profissional como pessoal, seus ganhos serão fantásticos.

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