Você que usa as redes sociais com certeza já se deparou com alguma frase do tipo #partiu, não é mesmo? Essas palavras ou frases precedidas do símbolo de cerquilha (#) são conhecidas como hashtags e tem sido utilizadas frequentemente.

Neste artigo, você entenderá melhor o que são as hashtags, quais são as suas funções e dicas para fazer um bom uso desse recurso.

Entendendo as hashtags

Hashtags são termos empregados em redes sociais precedidos do símbolo cerquilha, o popular jogo-da-velha. As hashtags permitem que todas as publicações realizadas com essa mesma hashtag possam ser reunidas e facilmente encontradas. O uso de hashtags pode ser uma estratégia bacana para viralizar uma postagem e impactar mais pessoas, desde que sejam empregadas de forma criativa e planejada.

Dessa forma, as hashtags organizam conteúdos de uma mesma temática e, cada vez que alguém clica numa delas, terá acesso às demais postagens que as utilizaram. Esses recursos, portanto, também são boas maneiras de identificar os assuntos mais comentados do momento.

As hashtags começaram a ser utilizadas nas redes sociais nos anos 2000, com pioneirismo do Twitter, onde as tags mais utilizadas ficam ranqueadas nos trending topics (assuntos do momento). O modelo bem-sucedido passou a ser disponibilizado também em outras redes, como o Facebook e o Instagram.

Dentro de cada rede social, as hashtags tornam-se hiperlinks, conduzindo os usuários às demais publicações do tema. Elas são indexáveis por mecanismos de busca, podendo ser rastreadas por sites como o Google. É um recurso gratuito, que pode ser utilizado por qualquer usuário das redes, inclusive empresas.

Para que servem?

PSC

As hashtags não são apenas um efeito para destacar uma determinada palavra da postagem. Elas possuem algumas funções específicas dentro de suas redes que podem facilitar a vida dos usuários e das marcas que as empregam como estratégia de comunicação. Confira algumas dessas funções:

  • Reunir posts de um mesmo tema

Independentemente de qual seja a rede social que você estiver usando, se você clicar, por exemplo, na hashtag #ciliosposticos (as hashtags geralmente omitem acentos e cedilhas), você encontrará milhares de posts com essa mesma temática. Podem ser empresas divulgando seus produtos, pessoas publicando fotos com cílios postiços ou usuários dando suas opiniões sobre os produtos.

Isso vale para qualquer hashtag. Elas funcionam como etiquetas que reúnem todas as postagens de um mesmo assunto, facilitando a pesquisa para os usuários.

  • Localizar profissionais

Ao clicar em hashtags do tipo #bolocaseiro ou #artesanato, você com certeza se deparará com empresas ou profissionais autônomos que produzem itens do tipo. Por isso, a hashtag é bastante utilizada por profissionais que postam seus produtos ou serviços nas redes sociais e que desejam ser encontrados por uma grande parcela de pessoas.

Portanto, se você estiver interessado em divulgar seus talentos ou em encontrar profissionais de uma área específica, saiba que as hashtags também podem ser úteis nesse sentido.

  • Monitoramento de tendências

Algumas redes sociais, como o Twitter, fazem rankings de hashtags e assuntos mais comentados do momento. Por isso, pessoas e empresas que desejem pesquisar tendências podem utilizar esses recursos como “termômetro” de assuntos.

As empresas podem obter valiosos insights a partir desses assuntos que estão em alta, seja para desenvolver novos produtos e serviços ou também para criar conteúdos e campanhas de marketing tomando essas temáticas como contexto.

  • Divulgação de produtos e ações promocionais

Muitas empresas fazem lançamentos de produtos e de ações promocionais por meio das hashtags. Você já deve ter se deparado com alguma promoção do tipo: “responda a pergunta abaixo utilizando a hashtag X e concorra a um super prêmio”, não é mesmo?

Dessa forma, as hashtags atuam como filtros para que as empresas identifiquem os posts relacionados aos seus produtos e ações, monitorando opiniões e o engajamento do público com esses temas.

  • Melhorar o engajamento e pesquisar opiniões

Não são apenas as empresas que podem utilizar as hashtags para mobilizar seus clientes e consultar suas opiniões. Fãs de bandas, filmes, programas de televisão, séries, eventos, times esportivos, movimentos sociais e ideologias políticas também utilizam frequentemente as hashtags para mensurar o tamanho de seus grupos e promover o encontro de pessoas com interesses semelhantes.

Assim, as hashtags são meios de engajar as pessoas, agrupando-as por gostos similares. Não raro, empresas e instituições criam hashtags oficiais para estimular e mensurar esse engajamento.

7 dicas para um bom uso das hashtags

1. Aproveite os assuntos do momento

Se você utilizar uma hashtag que está entre as mais utilizadas do momento, terá boas chances de que a sua publicação alcance um grande número de pessoas. Ah, e ao utilizar a hashtag, use um perfil público. Perfis fechados ou postagens em grupos privados vão alcançar públicos muito restritos.

2. Selecione bem as palavras

Uma boa hashtag é aquela que é capaz de chamar a atenção das pessoas. Isso só é possível quando são empregadas as palavras exatas para comunicar o que se deseja, mas sem excesso. As palavras menores e de fácil leitura são as mais recomendadas, pois facilitam a visualização e a memorização.

Hashtags muito longas podem ser mais difíceis de digitar, levando as pessoas à desistência. Seja completo, mas sucinto para não deixar seu post visualmente poluído.

3. Não fuja do tema

Lembre-se de que as hashtags são essenciais para categorizar e reunir os posts com uma mesma temática. Assim, não use hashtags que não tenham a ver com aquilo que você postou. Se você está fazendo um post sobre dicas ou o passo a passo de algum procedimento, não faz sentido utilizar a hashtag #precobaixo. Mesmo que esse seja um dos atributos de sua empresa, não é o assunto da publicação específica.

4. Modere a quantidade de hashtags

Não há um número exato de hashtags a serem utilizadas. No entanto, é sempre importante reforçar a regra do bom-senso. O objetivo da hashtag é atrair a atenção das pessoas e categorizar aquele post por assunto. Se você utilizar muitas hashtags, as pessoas dificilmente lerão todas elas, e ficará complicado saber qual é a temática principal da postagem.

5. Não use uma hashtag por palavra

Se você utilizar a hashtag #PreserveOMeioAmbiente, seu post será categorizado junto aos demais com essa tag, provavelmente postagens de temática sustentável e ecológica.

No entanto, se você utilizar uma hashtag por palavra, como #Preserve #Meio #Ambiente, seu post será catalogado em cada hashtag isoladamente, o que não faz sentido, pois a hashtag #Preserve, por exemplo, pode falar sobre outros temas além da consciência ambiental.

6. Cuidado com a gramática

É fato que as hashtags geralmente dispensam acentos e cedilhas, por exemplo. No entanto, erros ortográficos precisam ser evitados para preservar a imagem da sua marca e para que o post seja indexado adequadamente.

Esse cuidado deve ser tomado especialmente diante de expressões estrangeiras. As marcas podem perder visibilidade e alcance se escreverem #BleckFriday ao invés da forma correta #BlackFriday.

7. Nunca use conteúdo impróprio ou enganoso

Palavras obscenas, de baixo calão ou ofensivas a alguém nunca podem ser utilizadas numa hashtag ou num post. Além de ser uma postura agressiva e insultuosa, as redes sociais têm filtros que bloqueiam conteúdos desse tipo e podem punir os perfis que os publicarem.

O mesmo vale para a publicação de informações inverídicas ou enganosas, como publicar mensagens publicitárias como se fossem notícias, ou simplesmente inventar fatos sem qualquer comprovação.

Seguindo as dicas acima, você conseguirá fazer um bom uso das hashtags e aumentar a visibilidade de suas publicações. Compartilhe suas opiniões aqui nos comentários e divulgue este conteúdo (mas lembre-se de usar as hashtags adequadas para divulgar!).