Com a pandemia do coronavírus (COVID-19) pessoas de todo o mundo estão de quarentena para controlar a disseminação da doença e, assim, evitar o colapso do sistema de saúde. E o ato de ficar em casa, que parece extremamente simples, já que é um ambiente no qual vivemos, torna-se desafiador para muitos, pois a ideia de não ter outra opção assusta.

Para te ajudar a atravessar este momento com leveza e aproveitá-lo de forma positiva para se conhecer melhor, aprender coisas novas e cuidar de si, preparei um guia com reflexões e dicas poderosas que você pode começar a colocar em prática hoje mesmo.

Quer saber mais informações sobre o COVID-19?
Clique aqui a acesse gratuitamente nosso inforgráfico!

Reflexão sobre a quarentena: por que a ideia de não poder sair de casa assusta?

Existem pessoas que têm uma rotina agitada e não costumam passar muito tempo em casa. Então, para elas, passar a fazer home office ou ficar sem trabalhar (no caso das empresas que deram férias aos seus funcionários) é realmente uma grande mudança. Já outras, mesmo habituadas a trabalharem a partir de suas casas, também estão sentindo o baque de não poderem sair.

Sabe por que isso acontece? Porque estar em casa por opção é totalmente diferente de estar em casa por não ter outra escolha. O que pode se tornar mais delicado por conta do distanciamento físico de pessoas do círculo em que se convive, como familiares que não moram na mesma casa, colegas de trabalho, amigos. Por tudo isso, o isolamento social é realmente desafiador, mas é preciso pensar que não durará para sempre e que, quando tudo isso acabar, até mesmo as coisas mais simples passarão a ser mais significativas.

Sempre é possível encontrar algo bom em uma situação que, à primeira vista, é ruim, até mesmo do isolamento imposto pela pandemia. Se antes encontrar as pessoas que ama era algo comum, parte da rotina, depois disso tudo terá um significado mais grandioso. Cada abraço, cada sorriso, cada conversa, serão recebidos com mais entusiasmo e satisfação. Essa certamente será uma das lições mais poderosas que todos iremos aprender com essa experiência.

20 Dicas do que fazer na quarentena para aproveitar o tempo de modo positivo

PSC

Por mais que o momento atual cause insegurança e apreensão, acredite, é possível aproveitar o seu tempo em casa durante a quarentena de uma forma positiva. A seguir, você irá conferir 20 dicas de atividades com as mais diversas finalidades que poderão te ajudar nisso.

1 – Escrever um diário

A quarentena se mostra como uma ótima oportunidade para que se conheça melhor, perceba como reage ao isolamento social e identifique as suas prioridades. Uma forma de tornar esse processo de autoconhecimento ainda mais poderoso é iniciando um diário de bordo, assim como os navegadores faziam, afinal, mesmo que esteja em casa, está vivenciando uma grande jornada interior. Além de se conhecer mais, esse exercício te ajudará a lidar de modo mais positivo com seus sentimentos e angústias.

2 – Criar uma rotina para seguir

Se está fazendo home office, aproveite para seguir uma rotina também depois do expediente, agendando previamente tudo o que deseja realizar em cada dia. Se não está trabalhando, criar uma rotina se torna ainda mais necessário, para evitar que os dias se tornem monótonos e angustiantes. Defina um horário para acordar, se alimentar, realizar as tarefas do trabalho, da casa e tudo mais o que for preciso. Essa organização é necessária para tornar os dias mais interessantes e produtivos, evitando que fique o tempo todo no sofá.

3 – Praticar exercícios físicos

Se você já tinha o hábito de praticar uma atividade física, é bem provável que esteja sentindo falta de se exercitar. Mesmo que não dê para praticar todo tipo de modalidade em casa, dá para fazer adaptações e se manter em movimento. Se, por outro lado, não costumava fazer isso, aproveite para começar. Os exercícios são muito mais do que meios de manter o corpo em forma, e são tão ou mais benéficos para a mente, principalmente durante essa fase de isolamento social, ajudando a promover bem-estar e relaxamento.

4 – Produzir conteúdo para internet

Imagino que acompanhe vários perfis nas redes sociais, de pessoas que publicam os mais diferentes tipos de conteúdo. Já pensou em começar a fazer isso e compartilhar o que sabe com as outras pessoas? Pode ser um conhecimento sobre sua área de atuação profissional, uma dica de relaxamento, uma receita, tem sempre alguém que pode ser ajudado. Você pode criar um perfil especificamente para isso ou usar o seu pessoal, fazendo posts escritos ou em vídeo para os seus amigos.

5 – Fazer pesquisas online sobre temas que ache interessantes

A internet é um recurso que temos em casa e que nos oferece uma infinidade de possibilidades. Não dá para se sentir entediado tendo nas mãos um aparelho que lhe permite fazer pesquisas sobre absolutamente qualquer coisa, já parou para pensar nisso? Faça uma lista com temas do seu interesse e comece a pesquisar, leia artigos, livros online, assista vídeos, amplie sua bagagem de conhecimento e evolua!

6 – Preparar refeições saudáveis e saborosas

Mesmo que esteja trabalhando em casa, o fato de não precisar se deslocar até a empresa já está fazendo com que algumas horas do seu dia sejam poupadas. Uma ótima forma de usar esse tempo é preparando refeições para você e seus familiares, caso tenha alguém contigo durante a quarentena. Teste receitas novas, crie, faça seus pratos preferidos. Se não tem o hábito de cozinhar, aproveite para aprender assistindo videoaulas na internet.

7 – Fazer videoconferências com amigos e familiares

Mesmo que esteja sempre em contato com seus amigos e familiares através de aplicativos de mensagens, fazer videoconferências proporciona uma experiência totalmente diferente e que certamente fará muito bem a vocês. Marquem um horário para conversar e se verem através da câmera. Antes, porém, combinem de falar coisas positivas e transmitir boas energias uns aos outros. Sorriam, façam planos para quando a quarentena acabar e falem sobre temas leves.

8 – Assistir palestras do TED

Você já ouviu falar sobre o TED Talks? Trata-se de uma série de palestras curtas, chamadas talks, com cerca de 20 minutos de duração, que são disponibilizadas na internet e que têm como objetivo disseminar ideias sobre diferentes assuntos. Nomes como Tonny Robbins, Brené Brown, Susan Cain e vários outros já abordaram temas, como: motivação, introversão, vulnerabilidade, liderança, desenvolvimento pessoal e tantos outros. Se você assistir a um talk por dia, ao longo de um mês terá aprendido sobre 30 assuntos!

9 – Assistir filmes de gêneros que não costuma ver

Quando se fala em formas de se entreter em casa, os filmes costumam estar entre as primeiras opções lembradas. Escolha alguns para assistir em seu tempo livre, depois de ter realizados as atividades que se propôs a fazer. Porém, experimente variar e, em vez de escolher produções dos gêneros de sempre, opte por algo novo. Se permita assistir a uma comédia ou a uma ficção científica, por exemplo, e quem sabe descubra novas preferências!

Quer saber mais informações sobre o COVID-19?
Clique aqui a acesse gratuitamente nosso inforgráfico!

10 – Enviar mensagens para amigos que não fala há um tempo

Com a correria do dia a dia, é natural perder o contato com pessoas que não fazem mais parte do seu círculo de convivência. Contudo, o fato de não ver mais alguém não significa que o carinho tenha acabado. Demonstre isso enviando uma mensagem para amigos que não fala há um tempo. Pergunte como está neste momento de isolamento social, conte sobre você. Fortalecer laços é muito importante em situações delicadas.

11 – Organizar os armários

Durante a quarentena é importante realizar atividades que ajudem a manter o equilíbrio emocional. Organizar armários e a sua casa de forma geral é uma maneira de deixar o ambiente o mais agradável possível para você. Além disso, poderá repensar os objetos que mantém guardados e separar o que não usa mais para doar. Faça isso com o armário de roupas, de sapatos, da cozinha e de itens diversos. Tanto o processo quanto ver o resultado te fará muito bem.

12 – Aprender coisas novas

Se tem uma coisa que ninguém poderá tirar de você é o conhecimento, quanto mais coisas aprender, mais preparado estará para a vida. Aproveite para fazer cursos online, assistir videoaulas no YouTube, aprender um idioma novo, são inúmeras as opções de áreas a serem exploradas. Na hora de escolher, pense em coisas que possam agregar à sua carreira, mas lembre-se de também olhar além e buscar novos horizontes.

13 – Atualizar seu perfil no LinkedIn

Embora seja muito divertido passar um tempo em redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter, é interessante que se lembre de outra plataforma, o LinkedIn, que é voltada para contatos profissionais. Se já tem um perfil criado, aproveite para atualizá-lo, se não tem, crie, mesmo que não esteja em busca de oportunidades de trabalho, é sempre bom ser conhecido no mercado. Acrescente novas informações, faça recomendações no perfil de amigos, publique artigos, fortaleça sua marca pessoal.

14 – Rever os perfis que acompanha nas redes sociais

Ainda falando em redes sociais, é fato que os perfis que acompanhamos nos influenciam de muitas formas. Por essa razão, é fundamental saber escolher bem quem irá ler e assistir. Aproveite o tempo livre para analisar cada perfil e refletir sobre como eles lhe agregam, caso não encontre nenhuma resposta, pare de seguir. Deixe na sua lista apenas pessoas que agreguem de alguma forma, seja compartilhando conhecimento ou passando boas energias através de seus posts.

15 – Fazer afirmações positivas diariamente

Mais do que nunca é essencial buscar manter a positividade e o otimismo, mas não como uma forma de fugir da realidade e sim se fortalecer para encará-la com coragem. Para isso, adote o hábito de fazer afirmações positivas para si mesmo e manter-se equilibrado emocionalmente. Crie suas afirmações baseando-se em seus valores, suas crenças, sua capacidade, isso te ajudará a atravessar essa fase com mais serenidade.

16 – Criar um pote de gratidão

Este é um exercício que pode ser realizado inclusive com crianças e que é positivo de diversas formas. Para fazer, basta utilizar um recipiente, que pode ser um pote de vidro, uma lata ou caixa de presente, pequenos pedaços de papel e uma caneta. Escreva em cada um dos bilhetes um motivo pelo qual se sente grato, dobre e coloque no recipiente. Assim, todos os dias irá retirar um papel e se lembrar de uma razão para sentir gratidão.

17 – Fazer trabalhos manuais

Os trabalhos manuais fazem muito bem à mente porque distraem e afastam os pensamentos ansiosos. Você pode cuidar de plantas, fazer crochê, costurar, pintar, criar peças de artesanato com embalagens que iriam para o lixo, customizar roupas, o que a sua imaginação permitir, opções não faltam. Antes de dizer que não tem coordenação para esse tipo de trabalho, experimente, lembre-se que a intenção é se entreter e não se cobrar perfeição.

18 – Consertar objetos e detalhes da casa

Sabe aquele puxador do armário que está há meses com problema? Que tal aproveitar esse tempo para fazer esse e outros pequenos consertos na sua casa? Essa é uma maneira inteligente de ocupar a mente e fazer algo que irá beneficiar você, já que estará cuidando do seu lar, que é o ambiente em que está passando todo o seu tempo.

19 – Consumir conteúdo de modo consciente

Durante a pandemia do coronavírus as notícias não param e isso é muito bom para que a informação seja levada a todos. Contudo, se você não tomar cuidado, passará o dia todo pensando apenas nesse assunto, alimentando cada vez mais sua ansiedade. Nesse sentido, o ideal é que passe a escolher de forma consciente o conteúdo que irá consumir. Eleja um meio que considere confiável para se informar a respeito da situação que estamos vivendo e faça isso em momentos específicos, sem deixar que isso te consuma.

20 – Adotar medidas diárias de autocuidado

Se tem algo importante a ser feito durante a quarentena é cuidar de si mesmo, isso te ajudará a manter o equilíbrio e a serenidade em um momento em que isso é essencial. Dessa forma, coloque como uma de suas prioridades adotar medidas de autocuidado, ou seja, realizar atividades que façam com que se sinta bem. Pode ser meditar, tomar um banho relaxante, ligar para um amigo, brincar com seu animal de estimação, enfim, coisas que te deixem feliz.

Não perca a leveza carregando pesos que não lhe pertencem. Concentre-se no que está ao seu alcance, que neste momento é evitar sair sem necessidade, se informar e cuidar da sua saúde. Tudo isso vai passar, então, se cuide para que esteja bem quando os abraços voltarem a ser seguros.

Se este conteúdo foi útil para você, compartilhe-o com um amigo que esteja precisando de dicas para atravessar esse momento de quarentena com leveza.

Copyright: 1673995435 – https://www.shutterstock.com/pt/g/Antipina+Daria