O Que Fazer Quando se Sentir Sozinho? - JRM Coaching
sentir-sozinho-fazer

O Que Fazer Quando se Sentir Sozinho?

Por: José Roberto Marques | Blog | 08 de agosto de 2018

Saber o que fazer quando se sentir sozinho é um dos dilemas das pessoas que precisam enfrentar momentos de solidão, mas que não sabem ao certo como. O real é que “estar sozinho” depende sempre do ponto de vista de cada um. Quem nunca se viu, em meio a uma multidão de pessoas, e ainda assim se sentiu só? Tenho certeza que muitos de nós já tivemos a mesma sensação, pois queríamos, na verdade, estar noutro lugar ou mesmo quietinhos e protegidos em nosso local seguro, não é mesmo?

Em nossa vida existe aquela solidão que escolhemos vivenciar, quando nos recolhemos em nossa casa e precisamos de um momento para nós. Existe também aquela que nos escolhe; quando somos deixados contra a nossa vontade. Nos dois casos, para evitar sofrimentos, é importante saber o que fazer quando se sentir sozinho, pois, antes de tudo, é fundamental saber valorizar a própria companhia e os momentos com você mesmo.

Para isso é preciso entender a diferença e saber quando você quer ou não ficar só. Isso ajuda a evitar que um momento normal de solidão vire motivo de desespero, dor e sofrimento. Também evita que este medo acabe lhe incentivando a investir em companhias que lhe fazem mal apenas para não ficar só.

Continue a leitura deste artigo e veja quais ações você pode realizar em seu dia a dia para que não se sinta sozinho.

O que pode estar fazendo você se sentir só?

Muitas pessoas estão sozinhas porque têm grande dificuldade no relacionamento interpessoal, em fazer amizades ou mesmo em construir boas relações afetivas. Isso ocorre, por exemplo, por conta do excesso de timidez ou mesmo como reflexo de decepções com amigos ou parceiros amorosos no passado.

Por outro lado, estar rodeado de pessoas e ainda assim se sentir constantemente só e triste, não é algo normal e pode representar um problema mais sério, como a depressão. Fique atento a isso e veja se este sentimento de “estar sozinho” é passageiro ou tem frequentado sua mente rotineiramente. Caso sim; procure saber mais sobre isso e busque por ajuda.

Se a sensação é momentânea, para vencê-la, é importante fazer um esforço e buscar construir relações de valor, ou seja, com pessoas que valorizem quem você é; que gostem da sua companhia, das suas ideias e, especialmente, com quem você também goste de estar e dividir os seus momentos. Mesmo que você tenha um único amigo ou uma única amiga, saiba que este laço de amizade faz toda diferença, pois ter alguém legal para compartilhar seus momentos bons, desafios, medos, dificuldades e, claro, seus risos, é maravilhoso.

Aprenda a Lidar com a Situação!

A seguir, veja o que você pode fazer quando se sentir sozinho, para virar o jogo e desfrutar, da melhor maneira possível, deste momento em sua vida.

Faça registros

Uma das ações que você pode implementar em seu dia a dia, para que consiga lidar melhor com os momentos de solidão é passar a registrá-los. Isso mesmo! A partir deste momento, quando se sentir só, dedique um tempo para registrar os sentimentos e sensações que lhe vêm neste instante.

Assim, além de tirar os pensamentos que podem estar te perturbando da cabeça, você passa a se sentir mais aliviado, já que esta prática tem grandes chances de lhe trazer o conforto necessário para lidar com a solidão, afastando pensamentos sabotadores e sentimentos de dor e sofrimento.

Quando você menos esperar, vai utilizar o seu diário para registrar coisas do seu dia a dia, ao invés de focar apenas nas questões relacionadas a estar sozinho ou não.

Medite

São diversos o benefícios que a meditação pode trazer à sua saúde física e emocional. Entre eles está a possibilidade de afastar o estresse, decorrente do sentimento de solidão que vem lhe acometendo com frequência.

Existem diversas formas de meditar, seja através de uma aula de yoga, que também é um excelente exercício para lidar com a solidão, ou de um aplicativo, que vai te ajudar a praticar em casa, o importante é que você tenha paciência e não desista logo de primeira, já que trata-se de uma atividade que requer prática constante para que haja o aprimoramento necessário.

Convido você a assistir ao vídeo abaixo e ver o que acontece com a sua mente quando você medita:

Que tal um animal de estimação?

Excelentes companheiros, nos momentos em que nos sentimos só, os animais de estimação têm o poder de nos deixar completamente animados, nos lembrando que podemos contar com a sua presença, amor e carinho para lidar com as situações mais adversas de nossa rotina.

Assim, a minha dica é que você considere adotar um bichinho, seja, gato, cachorro ou qualquer outro com o qual você se sinta à vontade. O que é verdadeiramente importante é que você abra espaço em sua vida para esta presença que só vai lhe trazer grandes momentos de alegria.

Já pensou em fazer terapia?

Conversar com um especialista sobre a forma como você se sente pode ser uma ótima forma de lidar com a solidão. Digo isso, pois estamos falando de alguém preparado para lhe ouvir sem qualquer tipo de julgamento e para lhe orientar com a sabedoria necessária de que você precisa neste momento de intenso desafio.

Sendo assim, acredito, verdadeiramente, que esta pode ser uma das excelentes formas de aproveitar melhor a sua própria companhia, inclusive, quando estiver se sentindo sozinho.

Permita-se Fazer uma Leitura Diferente!

Para não se sentir sempre só, permita-se ressignificar este sentimento. Na prática, isso quer dizer que você deve se dar uma chance e aproveitar seus momentos solitários para investir em seu autoconhecimento: para se conhecer melhor, relaxar, ler seus livros, assistir a seus filmes, organizar suas coisas, se cuidar mental, espiritual e fisicamente e planejar seus próximos passos.

Deste modo, você estará muito mais aberto e confiante a conhecer outras pessoas, a criar relações positivas com elas, como também a ficar só sem que isso seja um sofrimento para você. Lembre-se disso e, na próxima vez que se sentir sozinho, foque no positivo e busque virar o jogo a seu favor.

O Coaching como recurso nos momentos de solidão

Além destas dicas que compartilhei com você até este momento, acredito que o Coaching pode ser também uma maneira poderosa para que você saiba o que fazer quando se sentir sozinho. Isso porque trata-se de uma maravilhosa ferramenta de desenvolvimento humano, que prepara todos os tipos de indivíduos para acessar o seu máximo potencial, no sentido de lidar com as mais diversas situações e desafios do dia a dia.

Através de técnicas altamente eficazes, o indivíduo que tem a oportunidade de vivenciar este processo, passa a desenvolver o seu autoconhecimento, tendo acesso às suas melhores habilidades, recursos e pontos fortes, que serão essenciais nos momentos em que o sentimento de solidão surgir.

Assim, o meu convite é para que você conheça e realize uma formação em Coaching, para aprender a enxergar com outros olhos a solidão que surge em sua vida.

Gostou deste novo conteúdo do meu blog? O que você faz quando se sente sozinho ou sozinha? Deixe o seu comentário abaixo e lembre-se sempre de se lembrar de compartilhar este texto com seus amigos, para que eles também tenham acesso a este poderoso e transformador conhecimento.

Copyright: 793940824 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes

Deixe seu Comentário: