life-coaching-dicas

O Que é Life Coaching?

Por: José Roberto Marques | Blog | 26 de julho de 2018

Querida pessoa, quero começar este artigo com uma pergunta bem simples: você sabe o que é Life Coaching? Este é um assunto que particularmente, é um dos que mais gosto pois envolve duas grandes paixões: vida e Coaching. De origem inglesa, a palavra Life significa “vida”. Aliada com a palavra Coaching – que também tem origem na língua inglesa e significa “treinamento” – a modalidade como Life Coaching trata sobre aspectos pessoais. Quer  saber mais? Então, confira os tópicos a seguir!

Afinal, o que é Life Coaching?

Quando se fala em Life Coaching – ou  Coaching de Vida -, fala-se de um segmento do Coaching voltado para os aspectos ligados exclusivamente ao âmbito pessoal. O Life nada mais é que um método que proporciona aos indivíduos maior controle sobre suas próprias vidas, garantindo o desenvolvimento de suas habilidades e a concretização de objetivos, na medida em que obstáculos e limitações são paulatinamente superadas.

O Life Coaching tem o intuito de agregar valor a temas importantes para o coachee (cliente). Questões como família, espiritualidade, autoconhecimento, relacionamentos afetivos, comunicação interpessoal e finanças são algumas das inúmeras questões que podem ser trabalhadas entre coach e coachee nas sessões de Life Coaching.

Mas em quais situações o Life Coaching pode ser aplicado? Quer um exemplo? Quando você sente a necessidade de perder alguns quilos, mas possui dificuldade para manter a disciplina de exercícios ou até mesmo para seguir a dieta elaborada pelo médico. Um profissional de Life Coaching pode contribuir para que você alcance estas metas e siga o cronograma de exercícios de maneira disciplinada.

Quer outro exemplo? Você sente e identifica a necessidade de mudar a forma como as suas finanças são gerenciadas, mas não sabe como e nem por onde começar. Aqui, um profissional de Life Coaching – também conhecido como Life Coach – poderá te ajudar a lidar de maneira eficiente e segura com este processo.

Pode soar como algo simples, mas a atuação do Life Coach na vida dos coachees requer muito preparo. Afinal, os profissionais de Life Coaching vão lidar com questões que podem ser bastante delicadas e importantes. E como o trabalho deste profissional contribui de maneira positiva e poderosa com a transformação de pessoas no mundo todo?

Uma das chaves para o sucesso é conhecer a si mesmo!
Quer se conhecer melhor? Clique aqui e
baixe meu ebook!

Como o Life Coaching contribui com o crescimento pessoal e profissional

Para prosseguir com o assunto, gostaria de saber: querida pessoa, como anda a sua vida? O quanto você se sente realizado por ser quem é e estar aonde está? Olhando para a sua trajetória, você tem orgulho de si? De 0 a 10, o quanto, efetivamente, você se considera uma pessoa feliz? E porque te faço estas perguntas?

O ser humano está em constante crescimento e evolução, seja na vida pessoal ou profissional. Isso acontece pois a vida profissional e pessoal andam juntas. São contextos que andam juntos. Isso faz com que a sua vida pessoal influencie no seu desempenho profissional, e vice-versa. É por isso que é importante haver um equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal.

E é justamente na busca pelo equilíbrio citado acima que o Life Coaching atua. Com ele, o coachee encontra ferramentas, metodologias e técnicas que poderão apoiá-lo a encontrar seu equilíbrio emocional, sua missão de vida, a entender as origens de suas condutas e a aprender a ressignificá-las. Através do Life Coaching, o coachee pode eliminar comportamentos e pensamentos sabotadores. A intenção é proporcionar ao coachee maior autoconhecimento, autoconfiança, autossatisfação, autovalorização e autoestima, para que assim, ele (o coachee) possa sentir-se verdadeiramente pleno.

O Life Coaching permite que o coachee faça uma viagem ao seu “eu interior”, à sua mente inconsciente, onde habitam todas as suas memórias afetivas e lembranças – especialmente aquelas que por diversas razões, queremos esquecer e que inconscientemente também afetam nossos resultados atuais. O Life Coaching também trabalha no sentido de identificar os fatores que afetam o desempenho da pessoa e que lhe impedem de conquistar seus sonhos e metas pessoais e profissionais. Ou seja, life coach é um guia nesta grande e importante viagem que é o autoconhecimento.

Por isso e muito mais é possível afirmar com segurança que o Life Coaching promove inúmeros benefícios para o coachee. Digo que são extraordinários pois eles auxiliam o coachee a eliminar crenças e comportamentos limitantes, além de permitir que ele (o coachee) consiga acessar a melhor versão de si mesmo. Como mencionei antes, o Life Coach é um guia neste processo. Mas, como isso acontece? Através de perguntas poderosas e ferramentas efetivas, o Life Coach leva o cliente a um profundo empoderamento.

As sessões de Life Coaching, assim como nas outras modalidades de Coaching, podem ser semanais, quinzenais ou mensais. A frequência das sessões serão definidas de acordo com a possibilidade e necessidade do coachee. Vale destacar que junto com seu life coach, o coachee deve estar 1000% comprometido em alcançar o estado desejado em sua vida pessoal ou profissional. Afinal, quem é a pessoa responsável pela realização dos seus sonhos, querida pessoa? Você!

Por Dentro do Life Coaching

Querida pessoa, pare por um momento e reflita: quantas vezes você já se sentiu perdido em relação à sua vida amorosa? Quantas vezes em sua vida você sentiu uma certa insegurança com relação a sua aparência física? Quantas foram as vezes que você se viu em uma situação de rejeição, falta de afeto ou reconhecimento em situações importantes? Quantos momentos você se encontrou com dificuldades em seu relacionamento familiar? Ou ainda, sem nenhum propósito de vida e com uma grande aflição porque percebeu, mais uma vez, que gastou mais do que podia comprar?

Você é feliz?

Convidei você a fazer estas reflexões pois estas são algumas das inúmeras situações que fazem as pessoas se sentirem perdidas em relação a si mesmas e menos realizadas na vida.  São acontecimentos que, muitas vezes, extrapolam os limites internos e causam dor, sofrimento e angústia..

Pode parecer algo bobo e até desnecessário para algumas pessoas. Mas, dê uma olhada ao seu redor e veja quantas coisas ruins ganham ênfase – sobretudo nos meios de comunicação. Todos os dias somos bombardeados por notícias ruins, que mexem com as nossas emoções e até mesmo com a nossa percepção da realidade. Identificar e se permitir viver coisas boas, momentos felizes e alegres tem se tornado algo cada vez mais raro e difícil.

Tais investidas aliadas às nossas crenças e nossas experiências de vida podem nos fazer ter pensamentos e ideias que ao invés de contribuir com a nossa evolução fazem com que estacionamos. Muitos pensamentos e crenças limitantes são formados desta maneira. Assim, desenvolvemos um ciclo de desânimo, desmotivação e incredulidade que nos impede de ir além e despertar o nosso potencial infinito. Por isso,  é muito importante e necessário que haja uma intervenção positiva para que este quadro seja revertido. Diante desta situação, o Life Coaching se torna um poderoso aliado. Como?

Através da metodologia e das ferramentas altamente eficazes, o Life Coaching atua no desenvolvimento de novas competências e habilidades emocionais que permitam ao coachee conquistar maior controle emocional, como também melhorar seus relacionamentos, sua comunicação, a forma de administrar sua vida, se relacionar com o mundo e, por fim, a se reconhecer como uma pessoa especial e verdadeiramente merecedora do sucesso e de toda a felicidade que existe.

As sessões de Life Coaching permitem que o coachee perceba a importância de manter o foco naquilo que lhe faz bem. Calma, isso não significa que o coachee irá ignorar as coisas que são ruins ou até mesmo os desafios do cotidiano. O Life Coaching será fundamental para que ele aprenda a extrair o melhor de cada situação, ver as dificuldades como desafios que poderão contribuir de alguma maneira com o seu crescimento seja no aspecto pessoal ou profissional.

Benefícios e vantagens do Life Coaching

Não há dúvidas do quanto o Life Coaching pode contribuir para a melhora e o crescimento dos coachees. Além dos benefícios já citados – como o autoconhecimento -, fiz uma pequena lista dos demais benefícios e vantagens desta poderosa metodologia.

  1. Revisão do próprio projeto de vida pessoal e da carreira profissional
  2. Conhecimento sobre novas maneiras e formas de agir
  3. Coragem para buscar e viver a sua missão de vida
  4. Desenvolvimento de novas habilidades
  5. Redução do stress
  6. Mudança de pensamentos sabotadores e limitantes
  7. Melhora nas relações interpessoais e profissionais
  8. Descobertas de talentos
  9. Gerenciamento de tempo
  10. Inteligência Emocional
  11. Ganho de qualidade de vida

 

É importante destacar aqui que o processo do Life Coaching – ou coaching de vida – é ideal para quem está disposto a dar um novo rumo a sua trajetória e quer tomar efetivamente as rédeas de sua vida em todos os aspectos. Ao decidir fazer sessões de Life Coaching, o coachee assumirá para si mesmo a responsabilidade que ele tem na busca por resultados e realizações. O método também é recomendado para aprimorar e ampliar capacidades pessoais e profissionais.

O que preciso fazer para me tornar um Life Coach?

Talvez ao ler este conteúdo, você tenha se identificado com o trabalho desenvolvido por um Life Coach, querida pessoa. Realmente, é uma profissão apaixonante – eu sou a prova disso. É maravilhoso e gratificante ser testemunha da transformação de várias vidas. Confesso que esta é a melhor parte no trabalho que desenvolvo com Coaching.

Mas, o que é preciso fazer para ser um Life Coach? Quais habilidades e características são importantes?

1- Saber ouvir na essência

Esta é uma das habilidades mais importantes para quem deseja ser Life Coach. Afinal, você estará diante de alguém que busca melhorias importantes em sua vida. Uma pessoa que lhe contará detalhes sobre a própria história. Portanto, ouvir esta pessoa na essência é fundamental para que coach e coachee tenham uma conexão pautada pela confiança e empatia.  

2 – Suspender julgamento e ter empatia

Tão importante quanto ouvir na essência é ouvir o outro sem julgamentos ou opiniões pessoais. Ouvir sem julgar é importante para estabelecer uma relação de confiança e afinidade entre coach e coachee. Isso demonstra respeito e empatia pela história de vida de quem acredita que você (o life coach) tem potencial para auxiliá-lo a superar os desafios. Ao ouvir o que o coachee tem a dizer, é importante se colocar no lugar dele. Ter empatia contribui de maneira positiva com o reconhecimento das vitórias e conquistas do coachee, pois ela te faz entender melhor o contexto que seu coachee faz parte.  

3 – Acreditar que a mudança é possível

Quando se trabalha com Life Coach o que mais se vê são pessoas se transformando, sonhos que se tornam realidade. Isso só é possível porque houve motivação, houve empenho e, principalmente, houve alguém que realmente acreditou que aquele processo seria totalmente possível. Por mais que as ferramentas sejam eficientes e as técnicas sejam confiáveis, se não houver um Life Coach que verdadeiramente acredite que as pessoas podem mudar de maneira positiva, nada disso funcionará. Acreditar no potencial transformador dos indivíduos é o que faz todo o trabalho do Life Coach ter sentido.

4- Conhecimento e capacitação

Muito mais que ser um bom ouvinte e uma pessoa motivadora, o Life Coach precisa ter as ferramentas e o conhecimento necessários para desempenhar o seu trabalho com excelência. Portanto, invista em formações de Coaching para que você possa ser um Life Coach de sucesso. Um Life Coach que inspire outras pessoas. Formações como o Professional & Self Coaching (PSC) são boas indicações para que você comece hoje mesmo a sua carreira como Life Coach, querida pessoa!

Para te deixar com uma motivação maior para se tornar Life Coach, quero compartilhar com você a história da coach Ana Cruz

 

 

Que história incrível, não é mesmo? Espero que todo este conteúdo possa contribuir de maneira poderosa e positiva com as mudanças que você deseja para a sua vida, querida pessoa! Que o Life Coaching possa transformar a sua vida assim como transformou a minha! Agora, me conte: de que maneira você acredita que o Life Coaching pode transformar a sua vida? Utilize o espaço abaixo para compartilhar a sua experiência e suas expectativas. Se você acredita que este conteúdo pode contribuir com a transformação de outras pessoas, curta e compartilhe em suas redes sociais.

Copyright: 549929932 – https://www.shutterstock.com/pt/g/mohd%20khairil%20majid

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: