Já aconteceu de você se pegar agindo de modo automático, mesmo que tenha definido não tomar mais determinada atitude? Saiba que esses automatismos são bastante comuns em se tratando de alimentação, vocabulário, relacionamentos e mais uma infinidade de situações. Apesar de parecer impossível vencer esses comportamentos, que parecem involuntários, saiba que, sim, eles podem ser vencidos e substituídos por ações positivas. Continue acompanhando para entender melhor o que é automatismo e como é possível modificá-lo.

Entenda o Que é Automatismo e Como Ele Se Manifesta

Como o próprio nome sugere, um automatismo é um padrão de comportamento que é repetido de modo inconsciente. Nesse sentido, quando você promete para si mesmo que não irá mais comer doces por conta de um problema de saúde e, quando percebe, está saboreando um bombom que um amigo te deu, está realizando um automatismo. Citei como exemplo uma ação simples do cotidiano, porém, isso se aplica, também, a pensamentos limitantes de desânimo, inveja, reações explosivas, estresse, baixa autoestima, entre outros.

É importante lembrar que, embora eu tenha citado comportamentos ruins como exemplos, os automatismos nem sempre são negativos. Se você chega em casa todos os dias e, automaticamente, abraça seus familiares ou coloca sua música preferida para tocar, não há problema algum, pelo contrário, pois são coisas que irão te fazer bem. A questão está em repetir ações e pensamentos que te prejudicam de alguma maneira e se tornam uma espécie de autossabotagem, pois distancia você de suas vontades e objetivos.

Os Automatismos Podem Ser Modificados?

Nenhum ser humano está fadado a ter o mesmo comportamento ao longo de toda a sua vida. Estamos todos em processo de evolução, assim sendo, é possível realizar mudanças nos automatismos e impedir que eles nos controlem. Para isso, existem metodologias fantásticas, como o Coaching e a Programação Neurolinguística, por exemplo, que são capazes de nos levar a entender a razão pela qual repetimos certos padrões de comportamento e, então, modificá-los para que deixem de ser prejudiciais.

Por mais que esteja repetindo determinada ação ao longo de toda a sua vida, saiba que, sim, ela pode ser modificada. Então, jamais desista de si mesmo, do seu desenvolvimento e evolução, pois você tem todas as condições necessárias para se tornar a melhor versão de si mesmo, ousar e ir além.

7 Dicas Para Desligar o Piloto Automático e Modificar os Automatismos

Existem algumas atitudes que você pode tomar para se libertar dos automatismos e dar a eles um novo significado, veja quais são elas e prepare-se para iniciar um poderoso processo de transformação.

1 – Torne-se Consciente de Suas Ações

PSC

A primeira atitude a ser tomada é se tornar consciente em relação às suas ações, para que comece a se questionar antes de se comportar de maneira automática. Vale lembrar que esse é um processo que poderá durar certo tempo até que se acostume completamente, portanto, tenha paciência e não desista. A cada passo dado, irá perceber a quantidade de motivos que tem para se alegrar e agradecer, mas que tudo isso passava despercebido por conta dos automatismos.  

2 – Faça Pequenas Mudanças na Sua Rotina

Grande parte das pessoas possui uma rotina que se repete diariamente, com horários fixos para sair e chegar em casa e locais que costuma frequentar. Se nada for feito, tudo isso acaba reforçando o piloto automático e tornando-o mais intenso. Uma forma interessante de pausar esse ciclo é realizando pequenas mudanças, como, por exemplo, alternar o caminho que faz para o trabalho, para que veja paisagens diferentes a cada dia.

3 – Exercite o Seu Raciocínio

Hoje em dia, temos acesso a uma infinidade de facilidades tecnológicas que nos permitem realizar tarefas, que antes demandavam mais tempo, em apenas alguns segundos. Isso é maravilhoso, porém, devemos ter cautela para evitar nos tornarmos dependentes da tecnologia e deixar de exercitar nossa capacidade de raciocínio. Algumas ações positivas são: fazer cálculos sem calculadora, ir a lugares sem usar o GPS, jogar jogos que estimulem o cérebro, entre outras.

4 – Conheça Lugares Diferentes Dentro e Fora da Sua Cidade

O automatismo está diretamente relacionado com aquilo que já é conhecido, então, para quebrar esse ciclo é interessante se submeter a novas experiências. Assim, seja para decidir o local em que irá passear no final de semana ou o destino de sua próxima viagem, procure escolher lugares diferentes, que ainda não conheça. Dessa maneira, estará forçando a sua mente a vivenciar essas experiências na essência e de modo consciente.

5 – Converse Com Pessoas Que Pensem Diferente de Você

Mais uma vez, o fator novidade entra em cena para te ajudar a vencer os automatismos. Aqui, o foco está nos relacionamentos e no quanto podemos aprender com os outros. Ao invés de conversar sempre com as mesmas pessoas e vê-las concordarem com tudo o que você diz, experimente falar com indivíduos diferentes, que tenham ideias opostas às suas. Assim, terá a oportunidade de formular bons argumentos para apresentar o seu ponto de vista, o que certamente lhe renderá experiências fantásticas.

6 – Concentre-se em Uma Atividade Por Vez

Atualmente, muitos querem ser tão produtivos e realizar diversas tarefas simultaneamente, que acabam entrando no modo automático, o que pode comprometer, inclusive, a qualidade do trabalho. Nesse sentido, é importante que evite esse comportamento, concentrando-se em uma atividade por vez. Assim, poderá se dedicar integralmente e com total consciência, possibilitando que dê o seu melhor e obtenha excelentes resultados.

7 – Utilize Seus Sentidos Para Se Conectar no Momento Presente

O automatismo impede que uma pessoa viva cada instante em plenitude. Para evitar isso, lembre-se de sempre se conectar ao momento presente, utilizando os seus cinco sentidos para tal. Assim sendo, observe a paisagem, sinta os aromas, toque objetos e superfícies, saboreie os alimentos, escute os sons do ambiente, tudo isso irá te ajudar a se manter consciente e vivenciar cada experiência ao máximo.

O seu cérebro tem um poder extraordinário, capaz de te levar a realizar tudo o que deseja. Contudo, para que possa desfrutar de todo esse potencial, é necessário exercitá-lo através de atividades desafiadoras e que promovam o raciocínio. Faça isso e o céu será o limite para o seu desenvolvimento.

 

Copyright:  660885439 – https://www.shutterstock.com/pt/g/olivier26