inveja-como-lidar

Como Lidar Com a Inveja dos Outros?

Por: José Roberto Marques | Blog | 18 de julho de 2018

A inveja é um sentimento extremamente nocivo, capaz de comprometer relações e fazer muito mal, principalmente, para quem o sente. Veja bem, não há problema algum em querer progredir na vida e ter sucesso, a questão está em desejar o que é de outra pessoa. Se convive com alguém assim em seu dia a dia, continue acompanhando e saiba como lidar com a inveja dos outros, para que essas energias ruins não te atinjam e possa se concentrar apenas nas coisas boas e que realmente agregam.

Comportamentos Comuns às Pessoas Invejosas

Saber identificar os comportamentos comuns às pessoas invejosas é importante tanto para saber se está lidando com alguém assim no seu convívio, quanto para fazer uma autorreflexão a respeito de suas próprias atitudes. Afinal, ninguém está livre de sentir inveja e o autoconhecimento irá permitir que reconheça, caso esteja agindo dessa maneira, e possa trabalhar certos pontos da sua personalidade.

Dentre os comportamentos mais comuns entre aqueles que sentem inveja podemos destacar os seguintes aspectos:

  • Subestimam as conquistas alheias e exaltam as próprias;
  • Não conseguem se alegrar com o sucesso dos outros;
  • Sentem prazer em criticar alguém;
  • Estão a todo o momento falando sobre a vida alheia;
  • Gostam de ouvir os problemas das outras pessoas, não para oferecer apoio, mas para se sentirem superiores;
  • A felicidade alheia é quase que uma ofensa para elas;
  • Raramente fazem algum tipo de elogio a alguém;
  • São extremamente competitivas e querem estar sempre à frente.

Refletir a respeito de cada um desses pontos irá permitir que consiga identificá-los no seu próprio comportamento, de um amigo, familiar, colega de trabalho, enfim, de qualquer pessoa que faça parte da sua vida.

Dicas de Como Lidar Com a Inveja dos Outros

Depois de saber mais a respeito do perfil de um indivíduo invejoso, confira dicas de como lidar com esse tipo de comportamento e evitar que ele comprometa o seu equilíbrio e a sua felicidade.

1 – Reflita Sobre o Impacto da Inveja do Outro Sobre Você

O primeiro ponto a ser considerado é como essa inveja chega até você. Se essa pessoa demonstra apenas se sentir inferior e suas ações não te prejudicam, pode ser apenas resultado de admiração e autoestima baixa. Nesse caso, se for alguém que goste, vale a pena conversar e mostrar que ela também pode conquistar tudo o que quiser, mas, para isso, é importante que acredite em si.

Contudo, se perceber que o invejoso realmente quer tudo o que você tem e que não mede esforços para isso, o melhor a fazer é realmente se afastar. Afinal, você não é obrigado a conviver com um indivíduo que está a todo o momento armando situações para prejudicar os seus relacionamentos, o seu desempenho no trabalho ou mesmo o seu equilíbrio emocional. Liberte-se e mantenha por perto apenas pessoas positivas e que agregam.

2 – Não Mude Porque Alguém Se Incomoda Com Seu Sucesso

É bastante comum que aqueles que se tornam alvo de invejosos comecem a repensar suas ações para tentarem minimizar a inveja do outro. Se isso já passou alguma vez pela sua cabeça, saiba que não há nenhum problema em ser você mesmo e que não deve se responsabilizar por algo que outro sente. Se o seu sucesso, a sua aparência ou o seu relacionamento feliz, por exemplo, causam sofrimento em alguém, é a outra pessoa que tem algo a resolver. Portanto, se em algum momento já sentiu culpa, liberte-se dela.

3 – Saiba Quem Você é e o Que Deseja

Em muitos casos, não é possível simplesmente se afastar da pessoa invejosa, seja por ser alguém da família ou um colega de trabalho. Dessa maneira, é fundamental que se torne consciente em relação às suas qualidades e aos objetivos que deseja alcançar, para que comentários maldosos não te atinjam. Prefira ouvir apenas aqueles que sabe que realmente te amam e desejam o seu bem, pois, por mais que os conselhos deles sejam contrários ao que pretende realizar, poderá utilizá-los para refletir e tomar melhores decisões.

4 – Seja Gentil Sem Se Aproximar Demais

Ao perceber que uma pessoa próxima sente inveja de você, é importante que evite tratá-la mal, pois assim estará entrando na onda negativa dela. O melhor que pode fazer é continuar tratando-a com gentileza, assim como deve fazer com todos ao seu redor. A diferença estará no fato de que manterá um limite seguro, para evitar que ela se envolva demais em seus assuntos pessoais. Se antes costumava contar fatos sobre a sua vida e ter um contato mais próximo, vá se distanciando aos poucos e logo ela não terá mais como se envolver.

5 – Elogie e Mostre ao Outro Que Ele Também Possui Qualidades

Se o indivíduo invejoso não estiver lhe causando nenhum mal e apenas demonstrar que se sente inferior a você, mostre a ele que também possui qualidades através de elogios sinceros. Talvez seja isso que ele esteja precisando para aprender a valorizar os seus pontos positivos e perceber que é tão especial quanto você, mas que cada um possui suas características únicas, como todos os seres humanos. Também aproveite para adotar o hábito de elogiar mais, pois essa é uma ferramenta fantástica para motivar e mostrar a todos que possuem talentos e habilidades.

O Que Fazer ao Sentir Inveja de Alguém?

Apesar de o tema central do artigo ser a inveja dos outros, devemos considerar que é normal sentir uma pontinha de ciúme de alguém vez ou outra, afinal se trata de um sentimento completamente humano. O que muda é a forma com a qual cada um escolhe lidar com isso, se é resolvendo essa questão dentro de si ou agindo de forma negativa para tentar tomar o que é de outra pessoa.

Se a sua escolha é resolver essa questão dentro de si, o melhor a fazer é evitar se comparar com os outros, porque cada indivíduo tem a sua própria história. Além disso, procure sempre reconhecer as suas qualidades e valorizá-las, para que as utilize para conquistar tudo o que deseja e ir em busca do seu sucesso de forma honesta, sem prejudicar ninguém.

Espero que tudo o que leu até aqui tenha te ajudado a aprender a lidar com a inveja, tanto em relação aos outros quanto a si mesmo. Lembre-se que o sucesso é infinito e, por esse motivo, todos têm a sua chance de alcançá-lo, para isso, basta dar o seu melhor e acreditar que é capaz.

 

Copyright: 709168882 – https://www.shutterstock.com/pt/g/anetlanda

 

Deixe seu Comentário: