Ditty_about_summer/Shutterstock Conhecer o seu propósito de vida ajuda a dar sentido à sua existência.

Segundo o escritor americano, Ralph Waldo Emerson – “O objetivo da vida não é ser feliz. É ser útil, honrado, compassivo, fazendo com que nossa vida, bem vivida, faça alguma diferença.” Concordo, mas também acredito que podemos sim, viver o nosso propósito, de forma que isso nos faça feliz e também algum sentido para o mundo e às pessoas à nossa volta.

O certo é que o ser humano deseja muitas coisas. Quer ser, ter e estar em vários lugares, mas não sabe ao certo o que lhe motiva a isso.  Propósito é o sentido da nossa vida, é a razão que nos faz levantar todos os dias, que alimenta nossa alma, nossos sonhos, desejos, nos faz agir de determinada forma e nos impulsiona a grandes realizações. É algo maior, profundo, que vem de dentro de nós e nos motiva a ir além.

Pessoas com propósito bem claro sabem o que querem, onde estão indo e porque estão indo em determinada direção e por determinado caminho. O propósito é a luz que as guia na escuridão e faz avançar todo dia um pouco mais.  Por isso, por melhor profissional que você seja e por melhor que seja a sua empresa, se você trabalha sem propósito, mais cedo ou mais tarde, chegará um momento decisivo, em que tomará a consciência de que nada daquilo que você faz tem um sentido.

Qual é o Seu Propósito de Vida?

Segundo o escritor Daniel Pink, no ambiente de trabalho, existem três elementos-chave para a motivação dos colaboradores. São respectivamente – autonomia, maestria e propósito. Por isso eu quero te perguntar – Quais são seus objetivos profissionais? Por que você quer ser promovido? Por que quer ganhar mais? O que te diferencia dos outros? Quais são as suas habilidades? Por que quer ser líder? Quais são os seus valores e objetivos?

O propósito do propósito é a causa-mãe que te faz viver, acordar, sorrir, lutar, buscar suas realizações e conquistar suas metas pessoais e profissionais. É aquilo que te estimula a ser o melhor profissional e ser humano que você pode ser.  Ter estas respostas é fundamental para ligar os pontos e fazer valer sua história.

O que estou falando extrapola a questão do dinheiro, porque também podemos enriquecer com um trabalho que não faz sentido, como muitas pessoas fazem. Só que é muito melhor quando conseguimos vencer por meio da intenção de tornar a nossa vida e a vida das pessoas infinitamente melhor.

PSC

Os propósitos individuais são válidos, mas eles se tornam mais fortes quando tem por objetivo criar algo mais positivo e construtivo para a humanidade. Estamos falando em menos individualismo, em menos eu e em mais nós. O melhor líder não é aquele que trabalha pelo seu crescimento, para ter destaque e ascensão em sua carreira, mas pelo desenvolvimento contínuo de sua equipe. Do mesmo modo é o funcionário que desempenha suas funções com dedicação e maestria, não para completar seu expediente diário e ir embora, mas para oferecer aos clientes o melhor produto ou serviço possível.

Propósito é o algo a mais; e isso vem de nós, porém, para vivê-lo, precisamos descobrir quem somos; como somos, porque somos e o que queremos ser. Parece complexo, mas na realidade isso é autoconhecimento, é permissão e um convite para acessar e conectar-se com tudo que habita em você.

Por isso, se a empresa tem valores muito diferentes dos seus, e se você simplesmente aceita isso, sem questionar o porquê de estar ali, fazendo o que faz, sua vida está sendo vivida sem propósito. Você pode aceitar e passar sua vida toda assim ou então buscar a resposta que realmente dá sentido à sua existência.

Se você trabalha para ajudar a construir um mundo melhor, cada ação, atitude e palavra serão um reflexo de seus pensamentos e de sua intenção positiva. Se todos os dias você se levanta com um objetivo claro, todos os seus passos se tornam mais certos e esta clareza vai te guiando pelo caminho que escolheu. Isso não quer dizer que tudo vá ser mais fácil, mas com certeza, conhecer seu propósito vai te ajudar a se posicionar no mundo e na vida mais cedo.

Experimente conhecer a si mesmo, entender-se e viver seus propósitos no trabalho e na vida. Não deixe seu melhor para depois, não viva em vão e sem dar sentido à sua jornada evolutiva. Faça o melhor por si mesmo, entenda as razões que te movem e tenha bem claro o propósito do seu propósito. Esta resposta vai, com certeza, te fazer uma pessoa mais feliz e realizada. Permita-se!