proposito-vida-importancia

A Importância de Ter Propósitos de Vida

Por: José Roberto Marques | Blog | 05 de julho de 2019

Você sabe a importância de ter uma vida cheia de propósitos? O que você deseja realizar em sua jornada? Já parou para pensar ou escrever sobre isso?

Comece fazendo uma lista de tudo o que pensar com essas perguntas, qualquer coisa que possa respondê-las. Procure escrever tudo o que você pretende fazer ao longo de seu processo evolutivo. Talvez as respostas venham imediatamente, talvez elas demorem mais tempo do que você imaginava.

É fundamental ter conhecimento sobre o que e para que você pretende usar a sua vida. Muitas pessoas fazem justamente o contrário, esperam que a vida faça algo por elas para, só então, decidirem o que vão fazer com ela.

Conheça seu Verdadeiro Eu!

O seu propósito de vida nada tem a ver com o que está acontecendo externamente com você e sim, com o que está dentro de você, a sua fonte de energia e consciência que existe dentro de você. Se você se vê como um produto das circunstâncias, então você está fazendo o papel de vítima.

Papel esse que é uma escolha com base em uma resposta ou sentimento. O papel de vítima não é realidade, sempre que você acordar pode tomar posse de si mesmo. Você é o dono de sua própria vida e só precisa estar totalmente consciente disso. Isso não é um fato, é uma atitude ou um sentimento, não se trata de uma crença e sim de uma certeza. A sua vida é sua!

Por isso, até quando você vai se permitir ser uma vítima? Até quando você vai deixar as páginas do seu futuro em branco? Que frutos você pretende colher, se você não plantar nada? Até quando você vai deixar que as outras pessoas escrevam a sua história?

Outras poderosas perguntas que nos fazem refletir sobre nosso propósito de vida são: 

  • Por que você nasceu?
  • Pelo que vive?
  • O que lhe faz acordar todos os dias?
  • O que te faz ser quem é?
  • O que te motiva a ir além?
  • Qual o legado quer deixar neste mundo?
  • Pelo que deseja ser lembrado?

Por que ter Propósito é importante?

O propósito é a razão da sua existência, é a força interna e a sua motivação para prosseguir nesta caminhada profissional, pessoal e espiritual.  Um ser humano sem propósito é um ser humano sem um sentido para viver.

Desconhecer o seu propósito de vida, é o mesmo que não conhecer a si mesmo.  É como andar o tempo todo em círculos, sem saber ao certo quem é, do que gosta; o que lhe faz feliz ou triste, e nunca sentir-se satisfeito o suficiente com nada.

A falta de propósito é o que faz muitas pessoas sentirem-se tão infelizes com suas carreiras e vidas pessoais.  Quando buscamos entender o que nos inspira, motiva e nos torna plenos, mais próximos estamos de nós mesmos e de conquistar aquilo que consideramos ser o essencial para a nossa plenitude.

De que forma você pode realizar um trabalho com propósito?

Um dos primeiros passos para realizar um trabalho com propósito é identificar se o seu atual trabalho é capaz de oferecer todos aqueles benefícios que foram mencionados anteriormente; motivação, mais produtividade, resultados significativos, o sentimento de pertencimento e claro, a mudança e a transformação que você procura. Se você acredita que esse é o momento ideal para tomar essa decisão de mudança, veja algumas dicas de como encontrar um propósito para chamar de seu.

  1. Não procure um trabalho com propósito para obter prestígio, faça aquilo que for realizar o seu desejo pessoal e profissional. Evite ficar pensando sobre o que as pessoas vão pensar e dizer a seu respeito.
  2. Encontre o seu propósito. Saiba o que você está disposto a fazer para realizar suas ideias e obter o sucesso que deseja. Aqui, o sucesso a que me refiro são os resultados positivos que você terá em cada ação realizada, e não a repercussão que os resultados farão na mídia, por exemplo.
  3. Acredite verdadeiramente em suas ideias. Confie em você e comece o quanto antes.
  4. Valorize quem está com você desde o início do seu projeto. Dessa forma você terá pessoas motivadas e felizes ao seu lado. Mais parceria para te ajudar em todas as ideias de transformação.
  5. Seja realmente apaixonado pelo seu propósito. Você passará muitas e muitas horas dedicando-se ao máximo para que tudo dê certo.

Para você compreender de fato o que é um trabalho com propósito, até mesmo para encontrar o seu caminho, acredito verdadeiramente que citar exemplos de pessoas que optaram em trabalhar com propósito, seja uma excelente maneira mostrar o quanto esse tipo de trabalho transforma as pessoas e o mundo. Por isso, veja alguns casos que saíram na mídia:

Ambiente de trabalho compartilhado

A cidade do Rio de Janeiro ganhou um casarão diferenciado. Um grupo de amigos que se uniram para abrir uma empresa, compraram um casarão e decidiram abri-lo para mais empresas. Ou seja, em um mesmo ambiente, várias empresas conseguem realizar suas atividades, parcerias são formadas e despesas são divididas.

Mas, o mais interessante dessa história toda é que os amigos fazem um trabalho sustentável, eles pesquisam e desenvolvem matérias primas sustentáveis, ou seja, eles realizam um trabalho que os alegra, que faz diferença para a sociedade e também para o planeta, além de influenciar seus clientes, aqueles que ocupam o mesmo ambiente de trabalho que eles.

Atitudes que fazem a diferença

Duas amigas realizam seus trabalhos de uma maneira diferente, elas despoluem o meio ambiente e reutilizam o que conseguem para criar possibilidades dentro do seu negócio. Adriana e Itiana, uma publicitária outra estilista. A criatividade falou mais alto, e a maioria dos objetos capturados viraram roupas ou sapatos. Um talento que se uniu a necessidade da sociedade. Um trabalho que merece ser conhecido.

Fazer o bem sem olhar a quem

Olhando a necessidade de algumas pessoas carentes, Fabio, estudante de engenharia no estado do Rio de Janeiro, está obtendo bastante sucesso em seu trabalho de reformar casas populares por preços. Fábio encontrou o seu propósito dentro da sua profissão, e isso é maravilhoso! Ele decidiu aliar seus conhecimentos em engenharia com a necessidade de algumas pessoas.

6 dicas para potencializar o poder de decisão

Conheça algumas dicas que irão lhe ajudar a potencializar o poder de decisão:

  1. Estipule o que você quer: o primeiro passo é que você tenha clareza do que você quer. Nós só chegamos em algum lugar quando sabemos para onde ir.
  2. Entenda o contexto: tomar uma decisão exige análise, nesse sentido, examine o contexto da sua situação, as circunstâncias, as opções que você possui, estabeleça metas e pense a respeito das consequências, negativas ou positivas que talvez você tenha que lidar por tomar certa decisão.
  3. Avalie suas opções: independentemente do que você deseja ou precisa fazer irá se deparar com mais de uma opção. É importante que você tenha ciência de todas as suas opções, para assim, não tomar nenhuma decisão precipitada e se arrepender depois.
  4. Saiba as consequências: qualquer opção que você escolher para tomar a sua decisão, resultará em uma consequência, positiva ou não. Nesse sentido, você não só precisa ter em mente cada uma delas, como também, a partir do momento que você escolhe uma opção, aceitar suas consequências.
  5. Liste os prós e contras das opções: toda decisão tomada tem seus prós e contras, por isso, liste-os. Desse modo é mais fácil enxergar o contexto.
  6. Respeite o tempo: é imprescindível que você respeite o tempo de cada etapa e o seu próprio tempo. Não faça nada de forma precipitada, reflita sobre aquilo que você deseja, os sentimentos com os quais você pode se deparar durante o processo e tudo o que pode acontecer depois da decisão tomada.

É muito importante que você tenha em mente que não adianta não colocar o seu poder de decisão em prática para evitar a dor. Quando você menos esperar, em algum ponto da sua trajetória você se verá de frente para as decisões que não tomou e se perguntará: “E se eu tivesse tomado uma decisão?”. Mas aí será tarde demais. Por isso, não sinta medo de ter poder de decisão, não se prive de viver experiências (até mesmo as ruins) não perca oportunidades, não fuja e não se deixe influenciar. Confie em você, realize seus sonhos e vá viver a vida plena e feliz que você merece!

E você, já teve poder de decisão hoje? Comente e compartilhe o artigo nas redes sociais.

 

Copyright: Blazej Lyjak/Shutterstock

Deixe seu Comentário: