Muitos indivíduos mantêm suas ideias presas no futuro, assim estão sempre pensando que quando alcançarem determinado objetivo serão felizes. Isso vale para emagrecer, ter uma situação financeira melhor, abrir um negócio, entre tantos outros sonhos. É claro que é positivo desejar ir além, entretanto, condicionar sua felicidade a algo que ainda não possui faz com que deixe de desfrutar o poder do agora, aproveitar a jornada e, então, construir o seu futuro.

O mesmo vale para aqueles que estão sempre protelando as mudanças que desejam realizar. O famoso “amanhã é começo” é outro exemplo de desperdício em relação ao momento presente. É preciso deixar o passado e o futuro em seus devidos lugares, porque eles têm, sim, a sua importância, mas você não deve permitir que tirem o seu foco do agora, que é onde as coisas realmente acontecem e podem ser transformadas.

Como você se encontra em relação aos seus sentimentos?
Tenha uma vida e relacionamentos mais leves e felizes!
Mude sua vida em 21 dias com o Detox da Mente!
Clique aqui!

O Poder do Agora – É Aqui Que a Vida Acontece

Tudo o que você viveu para chegar até aqui é parte importante da sua história, entretanto, por mais que possa te oferecer lições poderosas, faz parte do passado e, por isso, não pode ser mudado. Já o futuro ainda não chegou e, apesar de ser interessante se preparar pra ele, é necessário que se policie para não atropelar as coisas e passar a viver em função de coisas que nem sabe se irão acontecer.

A vida acontece agora, enquanto você está fazendo a leitura deste artigo em casa, no trabalho ou em qualquer outro lugar. Quando você se der conta do poder que se concentrar no momento presente irá te proporcionar, aprenderá a deixar o passado e o futuro em seus devidos lugares. Não importa se ontem você fez algo do qual se arrependeu, não desperdice o seu tempo e as suas energias se lamentando, pense no que pode fazer hoje para se sentir feliz e satisfeito.

7 Passos Para Utilizar o Poder do Agora ao Seu Favor

Carpe diem, que em português significa “aproveite o dia”, é uma expressão em latim que se tornou bastante conhecida por passar exatamente a ideia de viver o momento presente. Confira, a seguir, sete passos para vivenciá-la na prática e assumir o posto que sempre lhe pertenceu, que é o de autor da sua própria história.

1 – Utilize Todos os Seus Sentidos

PSC

O ser humano possui cinco sentidos que são: visão, audição, tato, paladar e olfato. É através deles que percebemos o ambiente em que estamos e, também, estimulamos a nossa memória para registrar fatos. Por isso, lembre-se de utilizá-los para te ajudar nessa missão de se concentrar no agora. Observe os lugares em que estiver, sinta os cheiros, ouça as pessoas com atenção, toque em objetos e deguste cada alimento que ingerir, desfrutando do seu sabor em plenitude.

2 – Liberte-se das Mágoas do Passado

As mágoas são como âncoras que prendem as pessoas ao passado, as impedem de desfrutar do agora e, consequentemente, de serem felizes. Então, que tal aproveitar esse momento de transformação para fazer uma faxina em sua alma? Permita-se libertar dos ressentimentos que te consomem, perdoando aqueles que te magoaram um dia. Você não precisa voltar a ter o mesmo tipo de relação, basta que deixe os sentimentos ruins irem embora e abra espaço para emoções positivas e edificantes.

3 – Pense Racionalmente Quando Começar a Se Preocupar

A palavra preocupação designa o ato de ocupar a mente com algo antes mesmo de aquilo, de fato, acontecer. Quando, por exemplo, alguém se preocupa com um chamado do chefe para ir até a sala dele no dia seguinte, pensando que irá levar uma bronca ou ser demitido, está desperdiçando suas energias pensando em mil suposições que têm grandes chances de nem acontecerem. Portanto, sempre que algo parecido vier à sua mente, pare, respire e reflita de maneira racional se aquelas ideias fazem algum sentido.

4 – Faça um Balanço da Sua Vida Atual

Você costuma ter pensamentos do tipo “se eu tivesse feito isso hoje minha vida estaria diferente”? Se sim, procure eliminá-los da sua mente, pois servem apenas para te deixar confuso e se sentir mal. Ao invés de desperdiçar o seu tempo com ideias ruins, prefira fazer reflexões, analisando o seu estado atual. Dessa maneira, além de identificar onde deseja chegar, irá reconhecer os seus esforços e talentos, o que é fundamental para que fortaleça a sua autoestima para se motivar e ir além.

5 – Defina Metas Para Realizar

Uma forma bastante interessante de desfrutar do poder do agora é definindo metas para realizar os seus objetivos. Então, após fazer o balanço sugerido no passo anterior, crie um planejamento para que as suas ações sejam verdadeiramente positivas e te aproximem de tudo o que deseja alcançar. Fazer isso irá te ajudar a manter a motivação, a priorizar as coisas que considera mais importantes e desapegar de tudo aquilo que não agrega e compromete a realização dos seus planos.

6 – Deixe o Celular de Lado Sempre Que Possível

O celular é um aparelho fantástico que revolucionou a vida de todos nós, pois possibilita que tarefas que antes demandavam tempo sejam realizadas em instantes. Devemos ser sempre gratos por termos acesso a essas facilidades, contudo, essa gratidão não deve ser confundida com dependência. Comece a se policiar para verificar se está fazendo uso do aparelho de maneira equilibrada. Se perceber que está verificando mensagens em meio às refeições, um encontro com amigos ou uma reunião familiar, guarde-o no bolso e se permita aproveitar o momento.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!

Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

7 – Traga a Sua Atenção de Volta Sem Julgamentos

Promover qualquer tipo de mudança de comportamento é algo que precisa de paciência e dedicação. Dessa maneira, sempre que perceber que está pensando demais no passado ou no futuro e deixando de se concentrar no agora, deixe os julgamentos de lado. Apenas pare e volte a sua atenção para o que estiver fazendo e repita isso quantas vezes forem necessárias, porque é assim que, pouco a pouco, isso irá se tornar algo natural para você.

Como sabiamente disse Sidarta Gautama, o Buda, o segredo de uma vida saudável e feliz está em não se lamentar pelo passado e nem se preocupar com o futuro, mas sim viver sabiamente o presente. Portanto, aproveite o seu dia!

 

Copyright: 667327660 – https://www.shutterstock.com/pt/g/evgenyataman