Desde criança somos ensinados a agradecer quando alguém nos oferece algo, o que é realmente importante e faz parte da boa educação. Mas, mais do que uma convenção social, a gratidão deve ser vista como uma forma de enxergar a vida, de ser grato pelo que se possui e valorizar até mesmo as pequenas coisas. Continue a leitura enquanto faz essa reflexão sobre a importância da gratidão em nossas vidas.

Por que a gratidão é importante?

Existe uma citação bastante interessante de autor desconhecido que diz que a gratidão transforma o que temos em suficiente. Essa é uma grande verdade, pois, quanto mais grata uma pessoa é, mais ele irá valorizar o que possui em vez de manter o foco em lamentar pelo que não tem. Ser grato pelo trabalho, pela família, por ter um lar, por ter saúde, tudo isso é muito importante para uma vida feliz, mas acaba passando batido por conta da correria do dia a dia.

Quando uma pessoa entende o quanto a gratidão é poderosa, passa a valorizar cada pequeno elemento que compõe sua felicidade. A reclamação e o foco só naquilo que falta tiram a visão do positivo. O fato de pensar apenas que não tem a casa ou o emprego dos sonhos impede que um indivíduo se sinta grato pelo que já tem e, assim, se motive a conquistar aquilo que sonha. Até porque gratidão nada tem a ver com comodismo e sim com dar valor ao que se tem no presente.

Confira 7 benefícios que a gratidão pode contribuir para a sua vida

7 Benefícios que comprovam a importância da gratidão

A gratidão tem muitos benefícios, inclusive para a saúde, veja a seguir quais são os principais. Observe que um complementa o outro, gerando um poderoso ciclo virtuoso.

1 – Melhora a saúde física

Estudos comprovaram que a gratidão é capaz de fazer com que uma pessoa sinta menos dor, além de ter uma propensão maior a cuidar da sua saúde, o que faz toda a diferença para identificar doenças precocemente e aumentar as chances de sucesso no tratamento.

2 – Melhora a saúde psicológica

PSC

Tirar o foco do que não tem para valorizar tudo o que tem muda a visão que uma pessoa tem sobre sua vida e tudo o que lhe acontece. Assim, ela deixa de se ver como uma injustiçada para perceber o quanto é abençoada, o que se reflete em mais positividade e equilíbrio emocional.

3 – Melhora o sono

Todos os benefícios ligados à saúde do corpo e da mente promovem a melhora do sono. Afinal de contas, uma pessoa que se sente grata por sua vida, mantém o pensamento leve e relaxado, o que permite que adormeça com mais facilidade em relação a aquelas que ficam remoendo suas angústias.

4 – Fortalece relacionamentos

Mais do que dizer “obrigado”, demonstrar a gratidão por meio de gestos fortalece os relacionamentos. Se um vizinho lhe faz uma gentileza, por exemplo, e você se sente grato a ponto de retribuir, uma conexão entre vocês será criada, o que é muito positivo.

5 – Melhora o convívio em sociedade

As pessoas que sentem gratidão com frequência têm maior probabilidade de se comportarem de forma sociável, ouvir e respeitar os demais. Isso é ótimo para o convívio no ambiente de trabalho, na vizinhança e em qualquer outro tipo de situação.

6 – Melhora a autoestima

Quando um indivíduo adota a gratidão como um hábito, aprende também a se apreciar, tanto em relação à aparência quanto habilidades e convicções. Isso é extremamente benéfico porque fortalece a autoconfiança, além de dar motivação para que busque tudo aquilo que deseja, por saber que será capaz de alcançar seus objetivos.

7 – Torna as pessoas mais otimistas

Gratidão e otimismo andam juntos, pois ser grato faz com que uma pessoa tire o foco das coisas ruins para valorizar tudo aquilo de bom que está ao seu redor. Isso gera uma mentalidade otimista, fazendo com que o copo que era visto meio vazio se torne meio cheio.

5 Dicas para fazer da gratidão um hábito em sua vida

Depois de conhecer todos os benefícios da gratidão, confira dicas de como transformá-la em um hábito em sua vida.

1 – Desfrute de cada momento na essência

Concentrar-se ao momento presente tem tudo a ver com gratidão, porque isso permite que se atente aos detalhes ao seu redor e os dê o devido valor. Um almoço em família, um momento só seu de descanso, o céu azul, são muitos os motivos para perceber e agradecer.

2 – Pratique a gratidão todos os dias

Sele um compromisso consigo mesmo de praticar a gratidão todos os dias, listando pelo menos três motivos pelo qual se sente grato. Você pode fazer isso mentalmente ou tornar a experiência ainda mais interessante, registrando esses motivos em um bloco de notas.

3 – Sempre olhe para o lado bom de uma situação

Independentemente do que aconteça, lembre-se de sempre procurar algo de positivo na situação, por mais desafiadora que ela pareça. Pode ser um ensinamento, a consciência em relação à sua força, uma transformação que teve seus desafios, mas depois se mostrou positiva, sempre tem um motivo para se sentir grato.

4 – Atente-se ao seu diálogo interno

Estamos o tempo todo dialogando internamente, com a nossa própria consciência. O modo com o qual esse diálogo acontece é muito importante e deve ser visto com atenção. Use como termômetro pensar se falaria daquela mesma maneira com uma pessoa querida, se a resposta for não, reveja a forma com a qual anda se tratando e procure ser mais gentil consigo mesmo.

5 – Aprecie o que tem agora

Mesmo que tenha muitos sonhos, queira morar em uma casa maior, ter um corpo em forma, um emprego em uma empresa específica, saiba apreciar o que tem agora. Amar a sua vida atual não te impede de evoluir, pelo contrário, dá ainda mais motivação para que continue se dedicando.

Ao ser grato pelo que tem, você acabará tendo mais. Contudo, se você se concentrar no que não tem, nunca terá o suficiente. Pense nisso!

Aproveite para compartilhar o artigo em suas redes sociais para levar a gratidão adiante!

 

Fontes:

www.forbes.com/sites/amymorin/2014/11/23/7-scientifically-proven-benefits-of-gratitude-that-will-motivate-you-to-give-thanks-year-round/#3d02938d183c

www.happierhuman.com/benefits-of-gratitude/