As lives, como o nome indica, são vídeos produzidos ao vivo, geralmente de longa duração, podendo ter mais de 1, às vezes 2 horas. Trata-se de um formato de conteúdo muito dinâmico, que humaniza as páginas das redes sociais, pois oferece a possibilidade de os produtores de conteúdo mostrarem quem são, sem filtros e outros “disfarces”.

Além disso, esse tipo de conteúdo favorece a interatividade, dado que o realizador da live pode interagir ao vivo com os seus espectadores, seja respondendo aos comentários recebidos ou até mesmo convidando algum seguidor para participar da conversa.

Os conteúdos de uma live geralmente são mais complexos e profundos do que aqueles que são desenvolvidos nos posts comuns. Por isso, é a perfeita oportunidade para se aprofundar, tirar dúvidas e dar uma verdadeira aula sobre os assuntos mais extensos do seu nicho.

Por que as pessoas têm medo de fazer lives?

Em geral, as pessoas afirmam não se sentirem confiantes para fazer lives porque se sentem inseguras quanto à própria imagem ou quanto à desenvoltura e o jeito de falar. Além disso, elas podem ter o receio de terem poucos espectadores, ficando com aquela sensação de que estão falando com as paredes.

Na verdade, receber muitos espectadores em uma live depende do quanto a sua comunidade é engajada, o que é um processo lento e gradativo. Deve haver um preparo para chegar a esse nível de audiência, de modo que esperar ter centenas de pessoas acompanhando à sua primeira live pode ser um pensamento ingênuo.

Nas primeiras experiências, é natural que a quantidade de pessoas assistindo seja pequena, que o jeito de se comunicar ainda não seja tão eficaz, que a iluminação não esteja perfeita, e por aí vai. No entanto, se você nunca começar, nunca vai ganhar a experiência necessária para produzir lives melhores e maiores.

8 passos para fazer uma live de sucesso

PSC

Se você tem sofrido com o medo de fazer lives e com o receio de ficar falando sozinho, saiba que você não está sozinho. Para ajudá-lo a lidar melhor com essa insegurança, separamos 8 passos para que você faça uma live que supere as suas próprias expectativas!

1. Faça um trabalho de aquecimento

Como citamos anteriormente, é importante aquecer o seu público, de modo que eles se tornem uma comunidade mais engajada. Por meio do conteúdo que você publica no feed e nos stories, crie uma conexão mais profunda com os seus seguidores. Mostre o que você tem a lhes ensinar e também o quanto você é acessível.

Monitore os comentários que receber, responda às caixinhas de perguntas que abrir e procure compreender melhor o perfil daqueles que o seguem. Isso certamente dará a você uma noção mais clara sobre como conduzir uma live com eles. Antes disso, porém, faça esse trabalho de aquecimento, por meio dos posts tradicionais.

2. Crie um link de agendamento

Crie um link para que as pessoas agendem ou se inscrevam na sua live, de modo que sejam notificadas quando ela estiver prestes a começar. Divulgue o link em seu perfil, mas também em outros canais de comunicação que você utiliza, como o WhatsApp ou o e-mail marketing.

Dessa forma, você terá uma noção de quantas pessoas pretendem assistir à sua live. Além disso, os posts para a divulgação dela já podem dar uma antecipada no conteúdo que será abordado. Peça aos seus amigos para que o ajudem nesse trabalho de divulgação. Ele é muito importante.

3. Mostre os bastidores

Ainda falando em aquecimento, uma dica muito bacana é mostrar, por meio de stories, os bastidores do planejamento da live. Mostre o local em que ela vai acontecer, as pessoas que o estão ajudando na produção, o roteiro com os tópicos que você está escrevendo, entre outros. Exibir os preparativos é uma forma de reforçar o convite, sem ser chato.

Ainda nos stories, antecipe um pouco dos assuntos que serão trabalhados e peça aos seguidores para que ativem a contagem regressiva. Assim, eles receberão a notificação no momento em que a live começar.

4. Defina um título instigante

O título da sua live é o que vai decidir se as pessoas se interessam por ela ou não. Por isso, ele precisa ser claro ao delimitar o tema e, ao mesmo tempo, despertar a curiosidade acerca dos possíveis tópicos que farão parte desse conteúdo. O título é o que vai aparecer nas notificações que as pessoas receberão.

Lembre-se de que ele deve criar uma conexão com os seus seguidores, de modo que você se mostre como um amigo deles, que vai compartilhar os seus conhecimentos para ajudá-los. Se desejar, pode fixar um comentário na live explicando com mais detalhes do que se trata.

5. Planeje o conteúdo

Para que você se sinta mais seguro, é bacana ter um roteiro sobre os tópicos a serem abordados, de modo que você não se esqueça de nenhum deles. Se fizer uma live de 1 hora, por exemplo, pode dividi-la em 5 tópicos de 10 minutos, deixando os 10 minutos finais para tirar dúvidas e fazer um encerramento, por exemplo. A ideia é apenas anotar os assuntos, mas não exatamente o que você vai falar — isso tem que ser natural e espontâneo, sem leituras.

É claro que a sua organização vai depender do seu jeito de falar, dos assuntos da live e do próprio comportamento dos seus espectadores. Pode ser, por exemplo, que você precisa deixar metade da live apenas para responder às perguntas recebidas. Avalie o comportamento do seu público para tomar essas decisões de roteiro.

6. Inicie a live cheio de energia

Pode ser estranho começar uma live repleto de animação, sendo que há apenas 1 pessoa acompanhando-a. Infelizmente, isso é bem comum, especialmente no início. No entanto, lembre-se de que outras pessoas podem assistir à sua live quando ela estiver gravada, e os primeiros minutos são aqueles que fazem o seguidor decidir se vai assisti-la ou não.

Sendo assim, quebre o gelo de esperar as pessoas entrarem e apresente-se. Depois, faça um resumo do que vai ser abordado na live, mostrando animação em compartilhar a sua sabedoria.

7. Faça colaborações

Se você estiver inseguro, uma dica que pode ajudá-lo nessa primeira live é fazer colaborações. Aparecer no vídeo ao lado de outro produtor de conteúdo, especialmente se ele for mais experiente em lives, certamente o deixará mais tranquilo.

Além do mais, a grande vantagem das colaborações é que elas promovem o compartilhamento de público, ou seja, os seus seguidores conhecerão o seu parceiro, enquanto os seguidores dele conhecerão você. Isso tende a aumentar a audiência dessa live e até mesmo a sua quantidade de seguidores! A dica é escolher parceiros de áreas correlatas, de modo que os públicos deles tenham alguma afinidade com os seus assuntos.

8. Assista à sua live e avalie o que pode melhorar

Por fim, depois que a live tiver sido encerrada, assista-a. Seja crítico consigo mesmo, identificando os pontos que foram positivos, bem como aqueles que podem melhorar. Considere o roteiro, a divulgação, a abertura, a sua capacidade de comunicação, a interatividade, os bastidores etc.

Contudo, se a live não saiu do jeito que você esperava, entenda que isso é normal, sobretudo no começo. Fazer ao vivo tem esses riscos mesmo, portanto, não seja muito rigoroso e nem pense em desistir. Além disso, não se culpe se você não souber responder a alguma pergunta. Diga que vai pesquisar melhor sobre o tema e responder numa próxima oportunidade. Você não precisa saber de tudo, OK?

E aí, animado para fazer a sua primeira live? Então, coloque as dicas acima em prática e dê o seu melhor! Se você gostou deste artigo, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além disso, compartilhe-o nas suas redes sociais!