Você já ouviu falar em collabs? Talvez esse nome seja novo para você, mas ele se refere a nada mais do que a uma colaboração estabelecida entre dois ou mais produtores de conteúdo em redes sociais. Sabe quando aquela pessoa que você segue no Instagram faz uma live com outra pessoa que também é bastante popular nas redes? Esse é um clássico exemplo de colaboração!

Essa estratégia tem ocorrido com frequência cada vez maior, sobretudo no Instagram, e não é à toa. As collabs, como são conhecidas, oferecem vantagens para os envolvidos. Contudo, é importante tomar alguns cuidados antes de executar esse tipo de parceria. Neste artigo, você vai conferir os benefícios das colaborações no Instagram e algumas dicas para que elas sejam muito bem-sucedidas. Boa leitura!

Por que as colaborações são vantajosas?

Imagine que um arquiteto e um designer de interiores farão uma live em dupla. Eles trabalham em áreas parecidas, mas cada um tem as suas especializações e, por isso, farão a live de modo complementar. Isso permite que o público do arquiteto conheça o trabalho do designer ao longo da live, podendo também começar a segui-lo. O mesmo vale para o público do designer, que pode se interessar pelo trabalho do arquiteto.

Como você pode perceber, as colaborações permitem que os envolvidos “emprestem” a sua audiência entre si, o que tende a provocar um aumento na quantidade de seguidores de ambos. Além disso, no caso de uma live, por exemplo, os dois têm a oportunidade de mostrar o que sabem e de enaltecer o trabalho do parceiro, o que ajuda a aumentar a credibilidade dos envolvidos na parceria.

Como realizar boas colaborações?

De fato, as colaborações são uma ação estratégica que oferece benefícios, sobretudo o aumento de alcance dos seus realizadores. Contudo, antes de mergulhar nas vantagens que essa ação oferece, é importante tomar alguns cuidados. Por isso, fique atento às dicas a seguir para ser eficaz e eficiente no desenvolvimento desse tipo de ação.

1. Selecione páginas que complementem a sua

Você se lembra do exemplo do arquiteto e do designer de interiores? Esses profissionais trabalham lado a lado e, de fato, têm vários pontos em comum em suas profissões. No entanto, eles não fazem exatamente as mesmas atividades, ou seja, não são concorrentes e não têm as mesmas coisas para dizer. Esse é um ótimo cenário para fazer uma colaboração.

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O arquiteto poderá compartilhar os seus conhecimentos sobre a parte externa das construções, enquanto o designer de interiores complementará esses saberes, citando a decoração e a utilização mais funcional e confortável da parte interna dos ambientes. É uma parceria cujos conhecimentos se complementam, sem ser redundante e sem ser de áreas completamente diferentes.

2. Busque páginas com públicos afins

Na execução de uma colaboração, é bacana encontrar produtores de conteúdo que tenham formações diferentes que adicionem informações ao conhecimento do outro. Contudo, também não se pode ir de um extremo ao outro. É preciso que os públicos dos dois envolvidos na colaboração tenham algum grau de afinidade.

Uma live entre um arquiteto e um influencer que fala sobre videogames provavelmente não faria muito sentido — a não ser que o arquiteto esteja reformando a casa do influencer ou que tenha surgido um super game sobre reformas residenciais!

Enfim, o que queremos dizer é que se o objetivo da colaboração é compartilhar os públicos entre as páginas envolvidas, algo em comum deve unir esses públicos, caso contrário, um não vai se interessar pelo universo do outro, e a colaboração perderá o seu propósito.

3. Procure perfis do mesmo porte que o seu

Se você tem um perfil que está começando agora no Instagram e que aborda o tema do futebol, por exemplo, certamente seria um sonho fazer uma colaboração com o Neymar ou com o Cristiano Ronaldo, não é mesmo? No entanto, precisamos ser realistas.

O propósito de uma colaboração é a ajuda mútua, ou seja, todos os lados envolvidos na parceria devem se beneficiar. Por isso, os especialistas recomendam que as colaborações sejam feitas entre páginas com tamanhos semelhantes. Além disso, se você conseguir uma parceria com alguém muito maior do que você, até pode receber milhares de seguidores, mas que provavelmente não vão engajar com você. É melhor ter uma audiência menor, mas fiel e engajada!

4. Faça parcerias por meio da prestação de serviços

Por outro lado, se você conseguir criar uma parceria com alguém que já está bem consolidado no seu ramo, pode ser que essa pessoa realmente o ajude em sua trajetória. Se você tem um pequeno escritório de advocacia, por exemplo, pode pensar em prestar algum tipo de serviço a alguém mais célebre no mundo do Direito e, em consequência disso, tornar-se também alguém mais conhecido do público.

As colaborações não consistem apenas em menções nos posts ou em lives conjuntas. O networking em geral também é um tipo de colaboração válida. Lembre-se de que, no Instagram, você pode encontrar clientes, mas também pode envolver-se com parceiros de negócios, fornecedores, investidores, entre outras pessoas que possam prestar algum tipo de ajuda aos seus negócios.

5. Escolha temas importantes para os dois lados

A escolha do tema é muito importante em uma colaboração. Seja em um post ou em uma live, por exemplo, é necessário que o assunto escolhido faça sentido nas linhas editoriais de todos os lados envolvidos. Por exemplo: o processo de emagrecimento é um assunto que faz sentido nas temáticas abordadas por nutricionistas, endocrinologistas, psicólogos e profissionais de educação física.

Não faria sentido, entretanto, chamar um nutricionista e um professor de educação física para falar sobre materiais auxiliares das aulas de natação, pois esse tema só interessa a um dos lados. Dessa forma, é importante que tudo seja adequadamente contextualizado, de modo que os saberes dos envolvidos atuem de modo complementar, como vimos anteriormente, no desenvolvimento de um tema que seja relevante para todos os públicos envolvidos.

6. Pesquise sobre a reputação da pessoa escolhida

Por fim, se você deseja convidar alguém para fazer uma colaboração com você, é muito importante que você se informe sobre essa pessoa. Quem ela é? O que ela faz? Ela tem uma formação adequada para dar informações fidedignas? Tem experiência comprovada na área de atuação? Como é a imagem dessa pessoa junto ao público?

É necessário fazer essa checagem porque, na internet, existem muitas pessoas que, infelizmente, se autointitulam especialistas em determinadas áreas do conhecimento, sem que de fato o sejam. Por isso, lembre-se de que uma reputação negativa de um convidado pode prejudicar a sua própria reputação. Assim, seja muito cauteloso na hora de escolher quem você deseja receber em sua página.

Como você pode perceber, querida pessoa, as colaborações no Instagram oferecem vantagens, sobretudo porque permitem que os envolvidos obtenham maior visibilidade e, consequentemente, que aumentem as suas respectivas quantidades de seguidores. Entretanto, é necessário tomar os cuidados acima para desenvolver ações do tipo com planejamento estratégico e excelência.

E você, o que pensa sobre as collabs? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além disso, lembre-se de compartilhar este artigo por meio das suas redes sociais. Leve estas dicas aos seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas!