Você estudou marketing, empreendedorismo, informática e agora está pronto para cuidar da comunicação da sua empresa ou para tornar-se um grande produtor de conteúdo no Instagram. No entanto, agora se depara com os desafios da profissão e com os tradicionais bloqueios criativos. Afinal de contas, que tipo de conteúdo eu devo postar?

Há diferentes tipos de conteúdos que você pode publicar no Instagram da sua empresa, como imagens de produtos, dicas de utilização, notícias relacionadas e até mesmo a boa e velha frase motivacional. No entanto, em meio a tantas opções, pode ficar difícil saber em quais “categorias” devemos apostar, não é mesmo? O jeito é prestar atenção no seu nicho e no seu público. A seguir, você vai conferir 9 dicas para lhe ajudar nesse sentido.

1. Conheça as pessoas com quem quer se comunicar

A quem você quer se dirigir? A melhor maneira de definir o seu tipo de conteúdo é conhecer as pessoas que se interessam pela sua área. É um público mais jovem? Mais velho? Mais conservador? Mais atualizado? Feminino? Masculino? O que essas pessoas esperam de você?

Conheça bem o perfil do seu público, bem como as dores e desejos dessas pessoas. Conhecer esses aspectos permitirá que você crie conteúdos que sejam verdadeiramente relevantes a esses indivíduos. A ideia é que a sua informação e o seu produto sejam a solução que essas pessoas esperam.

2. Defina o seu produto

Qual é o seu produto? Um bem físico? Um serviço a ser prestado? Uma consultoria? Um trabalho freelancer? Um conteúdo pago (como cursos e e-books)? Com base nas necessidades e desejos que você levantou no item anterior, defina o seu produto, ou seja, a solução que você tem a oferecer à sociedade.

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Lembre-se de estabelecer os seus diferenciais em relação à concorrência. Entrar nas redes sociais exige que você seja autêntico, sem fazer mais do mesmo. Depois de definir o seu produto, utilize o Instagram, por exemplo, como um meio de divulgá-lo, explorando o fato de ele ser a solução para as dores do público.

3. Compreenda o seu nicho

O seu nicho de atuação é a área em que você atua, como: arquitetura, culinária, moda, beleza, exercícios físicos, finanças, coaching etc. É importante conhecer as características desse nicho, pesquisando não apenas como são as pessoas que se interessam pela sua área, como também quem são os seus concorrentes.

É importante monitorá-los para que você tenha uma referência sobre como se posicionar. Você não deve copiar os seus concorrentes, mas precisa estudá-los justamente para que possa desenvolver conteúdos superiores, conquistar autoridade no assunto e estabelecer os seus diferenciais em relação a todos eles.

4. Relacione possíveis temas dentro do seu nicho

Depois de conhecer a dinâmica do seu nicho, é hora de listar todos os possíveis temas para abordar em seus conteúdos. Nessa hora, é preciso incluir todas as possibilidades mesmo. Ainda que você já tenha abordado alguns desses assuntos no passado, é possível mencioná-los novamente, mas atualizando-os ou fazendo algumas adaptações.

Por exemplo, se fala sobre finanças, você pode definir como temas a serem trabalhados: orçamentos, hábitos de consumo, impactos emocionais na hora de fazer compras, dicas para evitar dívidas, técnicas de negociação, recomendações de investimentos, notícias sobre economia nacional e internacional, e por aí vai.

5. Seja útil

Os seus conteúdos precisam ser úteis, ou seja, devem levar a informação de modo prático e simples a todos os seus seguidores. Por exemplo, se você cobre o assunto “finanças” e identifica que as pessoas que seguem o seu nicho têm muito interesse em saber como prevenir o endividamento, não hesite em produzir diversos conteúdos sobre essa temática.

Você pode produzir listas com dicas rápidas, tutoriais um pouco mais trabalhados, lives com outros especialistas no tema, caixas de perguntas, enfim, diversos meios de explorar o tema escolhido.

6. Seja divertido

Além da informação, outro aspecto que precisamos levar em consideração é que o propósito inicial de toda e qualquer rede social é o entretenimento. Sendo assim, é importante que o seu conteúdo, por mais informativo que seja, seja também algo divertido, interessante de se acompanhar.

Mesmo pessoas que tratam de assuntos que têm uma natureza mais séria e complexa, como as finanças, conseguem fazer posts mais leves, com uma pitada de humor para que o conteúdo fique mais atraente. Um bom produtor de conteúdo é criativo para tornar assuntos complexos mais “consumíveis” pelas pessoas em geral.

7. Seja original

Como citamos anteriormente, não vale a pena entrar em um meio tão concorrido como as redes sociais para fazer o que todos os outros já fazem. Por isso, mesmo que os temas sejam semelhantes aos dos seus concorrentes, encontre uma maneira só sua de explorá-los.

Seja criativo e ousado. Diversifique os formatos e arrisque-se até encontrar o seu tom ideal de comunicação. Além disso, esteja aberto e acessível para que os seus seguidores se manifestem. Aliás, prestar atenção àquilo que eles comentam pode ser uma boa estratégia para definir os temas das próximas publicações.

8. Experimente os diferentes recursos do Instagram

O Instagram é uma rede social muito fértil e que estimula a criatividade. Nessa rede, você pode criar os posts tradicionais do feed, os posts em formato carrossel, os vídeos, os stories, as lives, e por aí vai. Além disso, nos stories, você encontra opções muito interessantes para interagir junto ao seu público, como as enquetes, os testes e as caixas de perguntas.

Quando estiver na dúvida de que tipo de conteúdo postar, consulte essas ferramentas da plataforma e abra espaço para que os seus próprios seguidores digam o que pensam. Responder às dúvidas deles é uma excelente maneira de produzir conteúdo relevante, pois você estará auxiliando todas essas pessoas.

9. Verifique quais conteúdos tiveram mais sucesso

Além de publicar conteúdo, é interessante que você monitore o desempenho das suas publicações. Ao fazer dessa atitude um hábito, você será capaz de encontrar os formatos e os temas de postagens que mais fizeram sucesso com o seu público.

A partir disso, será possível explorar novamente esses temas (é claro que com um bom intervalo de tempo) de uma nova maneira. Um conteúdo que recebeu muitos comentários e curtidas, por exemplo, pode ser desdobrado em uma série de conteúdos relacionados e até mesmo em uma live com algum especialista no assunto.

Os bloqueios criativos e a dificuldade em decidir um tipo de conteúdo são, infelizmente, ocorrências frequentes na vida de qualquer pessoa que trabalha com as redes sociais. Que as dicas acima permitam que você possa superar essas dificuldades de forma rápida e prática!

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