namoro-feliz-dicas

Namoro Feliz – Dicas de um Coach de Relacionamento

Por: José Roberto Marques | Blog | 13 de setembro de 2018

O namoro é uma fase maravilhosa de um relacionamento, marcada por muito aprendizado e descobertas. Contudo, para que seja realmente um namoro feliz, é necessário que as duas partes estejam dispostas a vivenciá-lo da melhor maneira possível, respeitando os sentimentos do outro, zelando por sua felicidade e, principalmente, mantendo o diálogo, que é algo essencial para se alcançar o entendimento.

Se você está passando por essa etapa em sua vida e deseja desfrutá-la positivamente, para que realmente seja o início de uma grande história de amor, saiba que o Coaching pode te ajudar nessa importante missão. Por se tratar de uma metodologia com foco no desenvolvimento humano, conta com todos os recursos necessários para que aprenda a se relacionar de maneira saudável com o seu par e possam crescer juntos.

7 Dicas de Coaching Para um Namoro Feliz

Confira, a seguir, sete dicas de Coaching para ter um namoro feliz, baseado no respeito, na confiança, na lealdade, e, claro, no amor, que é o sentimento mais poderoso que existe.

1 – Conheça o Outro e a Si Mesmo

Um relacionamento deve acontecer em sua vida para somar e não para preencher vazios, portanto, é fundamental que se conheça e saiba exatamente o que procura, para que evite se frustrar depois. Afinal, cada indivíduo tem as suas necessidades e preferências, e insistir em algo que te ofereça completamente o oposto do que deseja pode não ser uma boa ideia.

Da mesma maneira, é importante que conheça o seu par, os gostos dele, objetivos, valores, o que ele considera essencial em um namoro e a forma com a qual demonstra o que sente. Relacione-se de maneira consciente, para que seja possível observar todos esses pontos e, assim, tomar decisões que fortaleçam a união e promovam o entendimento.

2 – Cultive os Sentimentos Que os Unem

Os sentimentos fazem parte de nós e, por isso, são vivos, assim como eu e você. Todos nós precisamos de alimentos para nos mantermos vivos e com o amor não é diferente. Não é porque você um dia fez um pedido ou aceitou o pedido de alguém para namorar que não precise nunca mais demonstrar o que sente.

Quando digo cultivar os sentimentos não me refiro a apenas dizer o bom e velho “eu te amo”, por mais que seja maravilhoso ouvir isso de quem amamos, é necessário que seja acompanhado de ações. Demonstre, todos os dias, por meio de atitudes que realmente ama o seu par e deseja construir uma história ao lado dele.

3 – Invista no Diálogo

O diálogo é e sempre será a melhor maneira de se entender com alguém e, portanto, é um elemento que deve estar sempre presente no seu namoro. Evite joguinhos e indiretas, porque o outro não tem como adivinhar o que se passa em sua mente se você não disser claramente a ele.

Quando algo te chatear, abra o jogo, mostre ao seu par que aquilo te incomodou, e incentive-o a agir da mesma maneira. Conversar é uma medida indispensável para que possam se conhecer melhor e acertar os ponteiros, a fim de resolver problemas com facilidade e, até mesmo, evitar que eles venham a acontecer futuramente.

4 – Seja Responsável Pelas Suas Emoções

Um erro bastante comum em relacionamentos e que pode comprometer a união do casal é responsabilizar o outro pelo que se passa em seu interior. Quando um dos dois tem uma crise de ciúmes, por exemplo, não deve terceirizar a responsabilidade, afinal, aquele sentimento é algo que pertence a ele.

Reconhecer e se responsabilizar pelas suas emoções é extremamente importante para que aprenda a gerenciá-las dentro de si e evite que resultem em atitudes impensadas, que causem desentendimentos entre você e a pessoa amada. Para isso, é necessário sempre se observar e se questionar antes de sair culpando o outro.

5 – Respeite os Limites e a Privacidade do Outro

Por mais que você e seu par se amem e tenham escolhido compartilhar a vida um com o outro, é fundamental que se lembrem que são duas pessoas diferentes. É natural querer fazer coisas juntos, mas é importante que a individualidade de cada um seja mantida, para o bem do namoro.

Ninguém precisa abandonar as velhas amizades e atividades que gosta, é perfeitamente possível conciliar tudo isso com o relacionamento, basta que os dois lados compreendam a importância disso. Fazer algumas coisas sem o seu grande amor por perto não irá afastar vocês, muito pelo contrário.

6 – Seja Flexível Quando Necessário

Em um relacionamento é preciso que os dois lados saibam ceder, principalmente porque são dois indivíduos com vontades e opiniões diferentes tentando chegar a um ponto em comum. Se nenhum lado fizer concessões, passarão o tempo todo discutindo, e o que deveria ser algo agradável se tornará desgastante para ambos.

Apenas é importante deixar claro que os dois lados devem estar dispostos a serem flexíveis, porque, se apenas um cede, essa relação perderá uma característica fundamental, que é o equilíbrio. Então, converse com o seu par sobre isso, para que sempre entrem em um consenso que seja bom para todos.

7 – Tenha Paciência e Tolerância

Por fim, é necessário que se tenha muita paciência e tolerância, para que situações pequenas não se transformem em motivos de brigas, que servirão apenas para afastar vocês. Lembrando que não se deve aceitar tudo e sim conversar ao invés de fazer acusações, para que encontrem soluções verdadeiramente eficazes para as questões que surgirem e possam prosseguir com o namoro de maneira saudável e respeitosa.

Esse foi apenas um aperitivo de tudo o que um Coach de Relacionamento pode te oferecer. Se deseja aprofundar no tema e desenvolver habilidades que irão te ajudar a ter um namoro mais saudável, procure por um profissional especializado na área. Tenho a certeza de que será uma experiência transformadora e que virá para somar ao belo sentimento que carrega dentro de si.

Desejo a você e ao seu par muito amor, companheirismo e sabedoria, para que possam aprender um com o outro e tornar os laços que os unem cada vez mais fortes.

Copyright: 789711205 – https://www.shutterstock.com/pt/g/4pmproduction

Deixe seu Comentário: