motivacao-desempenho

Motivação e desempenho: entenda essa relação

Por: José Roberto Marques | Blog | 07 de agosto de 2018

Você se considera uma pessoa motivada? Como anda o seu desempenho profissional? Em uma escala de 0 a 10, como está a sua motivação no ambiente de trabalho? Você está realmente satisfeito consigo mesmo, sua vida pessoal e sua carreira?

A motivação é fundamental para qualquer profissional, isso porque sem ela é impossível realizar atividades de forma satisfatória, cumprir metas estabelecidas, conquistar bons resultados no trabalho e, consequentemente, apresentar bons rendimentos para a organização como um todo.

É por isso que hoje vou compartilhar com você algumas informações sobre este assunto, falando sobre a relação existente entre motivação e desempenho, para que profissionais e empresas consigam alcançar resultados expressivos em suas trajetórias.

A relação entre motivação e desempenho

Motivação e desempenho estão intimamente ligados, um depende do outro e um não funciona sem o outro. Profissionais insatisfeitos com seus salários, por exemplo, tendem a ter uma queda na produtividade e isso reflete diretamente na performance profissional.

Diante disso, é essencial que as organizações ofereçam programas de benefícios que promovam a motivação de seus colaboradores. É importante ressaltar que são as pessoas, em especial os funcionários, que estão por trás dos resultados que uma empresa conquista e, para que estes sejam positivos e favoráveis, é fundamental que os profissionais estejam motivados e engajados dentro do ambiente de trabalho.

Profissionais motivados são mais empenhados na execução de suas demandas, possuem mais responsabilidades diante de suas tarefas diárias, mantêm maior compromisso com a empresa e produzem mais resultados com foco, organização e maestria.

Essa relação entre motivação e desempenho é uma via de mão dupla que precisa ser desenvolvida diariamente por ambas as partes envolvidas.

O papel de empresas e colaboradores neste processo

Neste processo, é fundamental compreender que não são só as empresas que têm responsabilidade sobre a motivação, bem como sobre o desempenho das suas equipes e profissionais como um todo. Os colaboradores também têm papel importante diante deste contexto.

É importante que eles desenvolvam a automotivação e melhoria contínua, não só na carreira como também na vida pessoal. Isso porque as duas andam juntas e não é possível estar bem com a vida profissional se algo vai mal na pessoal e vice-versa.

É dever da empresa motivar seus colaboradores da melhor maneira possível, porém, os profissionais também devem fazer a sua parte exercitando a automotivação diariamente, pois de nada adianta a organização promover benefícios para estimular a motivação se os próprios funcionários não se empenharem para melhorar suas performances profissionais constantemente.

Diante disso, vou compartilhar agora algumas dicas de como empresas e colaboradores podem desempenhar o seu papel com bastante eficiência, no sentido de aumentar ainda mais a sua motivação e performance ao longo do tempo.

Como as empresas podem influenciar na motivação e desempenho dos colaboradores?

Reconhecendo os melhores desempenhos

Acredito que um dos primeiros passos para motivar os colaboradores a sempre darem o melhor de si nas atividades que executam tem a ver com reconhecimento. Quando realizamos bem uma tarefa, queremos, de uma forma ou de outra, ser reconhecidos pelo nosso esforço e dedicação.

Sendo assim, é essencial encontrar maneiras de lembrar dos profissionais que se esforçam e se dedicam diariamente para contribuir com o crescimento organização. Seja por meio de um bônus no salário ou de um agradecimento em público, é importante que eles saibam que não estão sendo esquecidos, pelo contrário, que são muito valorizados e que a empresa precisa deles para continuar em sua trajetória de sucesso.

Criando programas de benefícios e incentivos

Dentro deste ponto que acabei de citar, uma excelente forma de demonstrar este reconhecimento e gratidão é criar programas de benefícios, que lembre sempre que os profissionais com os melhores desempenho serão premiados e terão a sua recompensa.

Assim, junto a seus líderes, gestores e com sua equipe de Recursos Humanos – RH, elabore prêmios para quando as metas e os objetivos propostos forem alcançados, como viagens, aparelhos eletrônicos, ingressos para cinema, almoços, jantares, entre outros, que faça com que os colaboradores sintam-se especiais, realizados por estarem em sua empresa e ainda mais motivados a continuarem desempenhando suas atividades com toda a excelência que se espera deles.

Ouvindo o que eles têm a dizer

Da mesma maneira que é extremamente importante dar feedbacks constantes aos colaboradores, para que eles saibam em que estão acertando e onde podem melhorar diariamente, eles também têm bastante coisas a dizer, no sentido de contribuir para o crescimento organizacional como um todo.

Sendo assim, uma maneira altamente eficiente, que faz com que colaboradores dos mais diversos tipos de empresas sintam-se valorizados e motivados é abrindo espaço para que eles possam se manifestar, apontando os pontos e processos em que a organização pode e precisa melhorar.

Este espaço é também importante, pois os colaboradores são os especialistas que estão todos os dias lidando com o trabalho de perto, sendo assim, nada mais sensato do que ouví-los e colocar em prática suas sugestões e opiniões.

De que forma o colaborador pode se automotivar e melhorar seu desempenho constantemente?

Investindo em autoconhecimento

Antes de tudo é fundamental saber quais são a suas próprias motivações, pois sem isso, nem a melhor empresa vai ser suficiente para satisfazer os seus anseios profissionais. Assim, neste processo de automotivação, é importante você se observar e buscar compreender melhor como você se sente com relação a você mesmo enquanto profissional, à sua carreira, à organização para a qual trabalha, para que assim, você tenha mais clareza sobre os fatores que te motivam.

Tendo estes pontos em mente, você vai saber como você mesmo pode se motivar todos os dias e o que o ambiente em que você se encontra também precisa ter para que você se sinta motivado a desempenhar suas atividades dando sempre o seu melhor.

Planejando-se

Pronto! Agora que você já tem clareza sobre o que te motiva, já está apto a elaborar o seu próprio planejamento de carreira, sem esperar por terceiros ou que a empresa em que você trabalha determine isso para você. Coloque no papel as suas metas e objetivos, bem como tudo aquilo que você precisa fazer diariamente para se sentir ainda mais motivado em sua rotina, tanto dentro quanto fora do ambiente de trabalho.

O seu planejamento vai fazer com que você tenha ainda mais disposição e empenho para transformar suas metas e objetivos em realidade, uma vez que você sabe que são essas concretizações que vão te fazer verdadeiramente feliz.

Cultivando sempre o otimismo e a gratidão

Bons profissionais e profissionais motivados sabem que, vez ou outra, vão precisar superar adversidades e desafios em suas trajetórias. Eles sabem que situações como estas são mais normais do que se imagina. E é por isso que nada disso os abala, uma vez que, além de terem um alto nível de motivação, eles também são bastantes otimistas e resilientes, já que sabem que as experiências adversas servem para o seu próprio crescimento.

Além disso, todo este otimismo faz com que eles também sejam gratos por tudo o que lhe acontece, justamente por saberem que tudo, absolutamente tudo, é aprendizado, que serve não só para a sua evolução na carreira, mas também na vida pessoal e em todos os ambientes pelos quais eles transitam.

Coaching, uma poderosa ferramenta para contribuir com a motivação e desempenho de uma empresa

Antes de finalizar este conteúdo, quero compartilhar com você, tanto empresário, quanto profissional, uma última dica, que vai potencializar ainda mais os resultados coletivos e individuais. Estou falando do Coaching, que trata-se de uma metodologia de desenvolvimento humano e empresarial, capaz de transformar a realidade dos mais diversos tipos de empresas e colaboradores.

Utilizando técnicas e ferramentas altamente eficientes, o Coaching aumenta ainda mais a performance das equipes que fazem parte das empresas, fazendo, assim, com que a motivação do time, bem como o seu desempenho também aumentem, e todos, de uma maneira geral, consigam alcançar resultados extraordinários.

É por isso e muito mais que eu convido você a conhecer e levar a para a sua empresa o Coaching Corporativo, para que a motivação e o desempenho de seus colaboradores sejam ainda mais potencializados.

 

Aumente a performance o seu time e também a sua própria com o Coaching Corporativo!

Agora me conte: este artigo foi útil para você? Como você faz para motivar o seu time? O que faz para se automotivar? Deixe o seu comentário, me dizendo o que achou e lembre-se sempre de compartilhar este conteúdo com seus amigos, em suas redes sociais, para que eles também saibam qual é a relação existente entre motivação e desempenho dentro de uma empresa.

 

Copyright: 666022216 – https://www.shutterstock.com/pt/g/reviewofficial

Deixe seu Comentário: