Eu poderia começar com uma pergunta bem simples: o que é ser milionário para você? De forma igualmente simples, você poderia responder que ser milionário é ter um milhão de reais (ou de dólares) na conta bancária ou em patrimônio. Muito bem. Essas são duas formas muito simples — e também simplistas — de lidar com o fator enriquecimento, que envolve conceitos como dinheiro, riqueza, prosperidade, felicidade, bem-estar e carreira.

Entretanto, se você já conhece o Coaching, ou a minha história como ser humano, empreendedor, cientista do comportamento humano, você já deve saber que não costumo tratar nada de forma tão simples. Busco a didática, mas jamais o simplismo.

Nesta apresentação, quero colocar alguns pressupostos que serão de suma importância durante toda a leitura desta obra. Na verdade, esta obra busca esmiúça-los, dando o “caminho das pedras”, ou pelo menos fazendo você refletir sobre a riqueza a partir de um prisma que talvez seja novo para você e que talvez venha a fazer muito sentido em suas buscas pessoais. Ser milionário pode ser definido por um dígito, mas ser rico e próspero não é uma equação matemática. A riqueza e o dinheiro são energias do mundo que se aproximam e se afastam de você à medida que você expande sua consciência, evolui pessoal e espiritualmente e se relaciona com as demais energias deste mundo.

Há um estado interno que produz riqueza, que atrai dinheiro e gera abundância e prosperidade. Há um estado interno que produz comparação, infelicidade e escassez. Encontrando o estado interno que produz riqueza, o dinheiro será uma consequência natural e não exigirá de você esforço demasiado, luta e batalha.

Digo isso porque a resposta para a pergunta com a qual abri esta apresentação (o que é ser milionário para você?) é absolutamente pessoal. Ou seja: não é milionário quem tem um milhão de reais na conta, porque você pode ter esse dinheiro sem que ele faça a menor diferença em sua vida, mesmo podendo comprar os bens que você deseja. Ser milionário é ter alcançado o resultado financeiro que faz sentido para você, que se conecta com seus objetivos pessoais e de vida, que é o suficiente para você investir em sua carreira, em sua empresa, realizar sonhos e contribuir para o mundo.

Não se trata de riqueza individual, que é avareza, e avareza é estado de separação, individuação, sofrimento e desconexão. Toda riqueza deve ser abundante, logo ela deve contribuir para o mundo. O pensamento que quero que alimente dentro de você é: enriquecer, gerando riqueza no mundo. Para gerar riqueza no mundo, sua mente precisa estar focada na riqueza, por isso chamo este livro/treinamento de “mindset”, um padrão mental que te conecta com a energia correta.

Riqueza é o contrário de escassez, e tanto a riqueza quanto a escassez estão dentro de nós. Você descobrirá como isso é verdadeiro lendo o livro, mas, de início, quero apenas dizer que quem está vazio por dentro vê vazio em tudo.

PSC

Quem sente muitas faltas por dentro (de amor, significado, energia pessoal) sente falta em tudo — uma pessoa que só enxerga o que falta, nunca o que tem, está conectada com a escassez, e não com a riqueza. Mudar padrões mentais é a atividade que vale um milhão de reais. Sim, há formas de modificar padrões mentais: construindo conhecimento sobre eles, produzindo ferramentas de planejamento, identificando suas habilidades… Porém a meditação, o encontro com sua verdade interior, a conexão com seus pontos de energia e evolução espiritual são ferramentas igualmente importantes.

A verdade interior… não há nada mais poderoso. Nossa verdade interior se refere a nossos pontos fortes, a nossas habilidades, aos sentimentos mais nossos, a quem somos quando ninguém está olhando. Nossa verdade interior é a aceitação de quem somos de fato, sobretudo admitindo nossas sombras e reconhecendo nossas paixões, habilidades e merecimento. As pessoas enriquecem buscando paixões e sentido de vida, não moedas.

O caminho, para quem busca riqueza com significado e prosperidade, são seus talentos e habilidades, desenvolvendo-se e alcançando um próximo nível evolutivo. Dinheiro não pode ser usado como uma energia de vaidade e orgulho, não comece a enriquecer sendo alguém ruim. É possível que, assim, o dinheiro evidencie e potencialize tudo o que você tem de mais negativo. É esse tipo de enriquecimento que gera um mundo desigual, desumano, violento e em constantes crises sociais. Talvez você esteja começando a entender a relação entre nossa mente, nosso “Eu” e o fator “milionário”. Ser milionário é uma metáfora que só você pode decifrar. O que fará com que você se sinta esse “milionário”?

Qual o marco para o seu maior objetivo que representará esse “milionário”? É você que determina o que é ser milionário para você. Entenda qual será a evidência do alcance desse objetivo e projete as sensações que você terá quando alcançá-lo. Como você vai se sentir? Pode ser que você se sinta realizado ao ter valor X na sua conta ou ao adquirir um bem Y, mas pode ser que tais objetivos não gerem em você felicidade e bem-estar.

Talvez a meta de “ser milionário” não seja sua, mas das pessoas à sua volta que te cobram um sucesso que só faz sentido para elas. O que é ser milionário para você? O que sua verdade interior diz? Quando sua consciência e seu interior estiverem vibrando em consonância com todos os seres que habitam este mundo, quando seu estado interior for um estado de beleza, de graça e de amor, você criará riqueza com facilidade, porque você não precisará brigar por ela.

E essa riqueza virá carregada de significado. Você não precisa estar sempre estressado, com pressa… não precisa negligenciar sua família nem adoecer. A riqueza pode ser atraída até você — e por você mesmo —, se seu interior encontrar harmonia, leveza, tranquilidade, propósito e principalmente conexão com a consciência cósmica universal. É assim que você se torna um criador consciente da riqueza.

Se você ainda acredita que o estresse, a competição e a falta de tempo são indicadores de que você está indo muito bem no propósito de ter riqueza material, você está completamente enganado. O segredo que quero contar neste livro é este: só se pode criar riqueza e abundância a partir de um estado interno de consciência altamente expandida e em conexão com todas as energias de prosperidade que vibram no mundo.

O segredo da riqueza é a sincronicidade a partir de uma mudança interior profunda e revolucionária. Do dar e do receber. Da gratidão à prosperidade.

Copyright: 1114980695 – https://www.shutterstock.com/pt/g/magicpictures