Infelicidade no trabalho: é hora de repensar o rumo da sua carreira?

Por: José Roberto Marques | Blog | 02 de fevereiro de 2017
Profissionais mostrando grande infelicidade no trabalho

Shutterstock A infelicidade no trabalho torna os profissionais apáticos e infelizes. Veja como mudar isso!

Ser feliz na carreira – é o que todos nós queremos e buscamos, entretanto, o sentimento de infelicidade no trabalho tem se tornando cada vez mais frequente entre os profissionais. Mas por que isso acontece? O que faz com que uma pessoa se sinta profissionalmente insatisfeita? Aliás, e você, de 0 a 10, o quanto está feliz com sua vida profissional atual?

Quando escolhemos nossa profissão, sonhamos em ter sucesso, reconhecimento, retorno financeiro e, por meio dela, criar uma carreira bem-sucedida, que represente quem somos e que nos ajude a realizar os nossos anseios de vida. Só que nem tudo são flores neste caminho, pois em decorrência de inúmeros fatores, nem todas as pessoas conseguem alcançar a realização profissional e pessoal que buscam com a carreira escolhida.

Como reflexo disso vem à infelicidade no trabalho, aquela sensação de falta de sentido, de inexistência de um propósito que guie suas ações, de que estamos trabalhando por trabalhar, por necessidade e não por paixão e por afinidade com o que estamos fazendo todos os dias. Como resultado desta insatisfação, vemos constantemente colaboradores desmotivados, sem foco, apáticos, improdutivos, mal-humorados e tristes, pois não são felizes com seu trabalho.

Como Eliminar a Infelicidade no trabalho

É certo que nem todo mundo acerta de primeira na escolha de sua profissão e, que muitas vezes, em decorrência das circunstâncias, as pessoas não podem escolher exatamente a carreira que sonhavam. Isso é um dos fatores que acaba frustrando seus planos e mudando a direção de sua vida e, consequentemente, trazendo esta infelicidade profissional.

Entretanto, parafraseando um famoso ditado, embora não tenhamos como voltar atrás e mudar nosso começo profissional, podemos sim mudar nosso estado atual e construir um futuro diferente numa nova profissão desejada. Quer saber como? Encontrando a carreira que realmente tenha a ver com você e que esteja verdadeiramente alinhada com suas metas, objetivos, desejos e sonhos em todos os sentidos.

Planeje sua mudança

Para isso é importante compreender que toda mudança tem seus impactos e que nem tudo vai acontecer exatamente na velocidade que você deseja. Se, por exemplo, você quer mudar de carreira e precisa fazer um novo curso universitário, serão mais quatro; cinco ou mais anos dedicados a esta nova profissão. É importante estar consciente disso e criar uma estrutura que lhe permita mudar de direção sem perder o rumo. Para isso, seu emprego atual, mesmo não sendo o dos seus sonhos, pode ser a fonte que vai subsidiar a realização de sua mudança profissional.

Pense nisso e, ao decidir mudar de carreira, evite agir de forma impulsiva, pois melhor é planejar-se e garantir que você tenha uma estrutura para fazer esta transição sem acumular mais insatisfações e infelicidades por não ter articulado bem as coisas antes.

Infeliz com a Carreira ou Empresa?

Por outro lado, antes de tomar qualquer decisão, é importante verificar se o descontentamento está na profissão escolhida ou na empresa? Pois é, é essencial ter isso bem claro, pois muitas vezes o profissional pode estar insatisfeito com seu trabalho na organização e acabar confundindo isso com insatisfação na carreira. Portanto, se você gosta do seu segmento, mas não está feliz onde está; talvez a mudança a ser feita seja de emprego. Reflita!

No mais se você sente-se perdido profissionalmente e que precisa de um auxílio especializado para ajudar a entender e eliminar sua infelicidade no trabalho, minha dica é – invista em Coaching de Carreira. Esta é uma abordagem do Coaching que pode ajudar você a compreender melhor seus sentimentos e insatisfações profissionais e a direcionar melhor suas ações e decisões neste sentido.

Lembre-se que sua felicidade depende de você, faça sua parte e busque o quanto antes ajustar suas ideias, emoções e caminhos. Isso vai te ajudar a ir além e finalmente encontrar a alegria que você busca em sua vida profissional.

 

Deixe seu Comentário: