Você já ouviu falar em Mindfulness? Trata-se de uma técnica de meditação que tem sido bastante utilizada em todo o mundo. É claro que isso não tem ocorrido sem motivo: o mindfulness é bem fácil de praticar, oferece diversos benefícios ao corpo e à mente e pode ser praticado por qualquer pessoa em qualquer lugar.

No mundo estressante em que temos vivido, ele surge como uma maneira de viver com mais qualidade e mais tranquilidade. Além disso, o mindfulness permite que você assuma o controle da sua vida, por meio do autoconhecimento. Para conhecer melhor essa técnica e os seus benefícios, continue lendo este artigo.

O problema do estresse

Hoje em dia, a rotina da maioria das pessoas é turbulenta. São muitos os compromissos assumidos, incluindo os estudos, o trabalho, os cuidados domésticos, a família, os amigos, entre outros. Muitas vezes, é preciso dar conta de várias tarefas ao mesmo tempo, o que não é saudável.

A vida é conduzida num ritmo acelerado, que leva às pessoas a uma espécie de piloto automático, sem muita atenção àquilo que é feito. As áreas cerebrais responsáveis pelas emoções ficam superestimuladas, produzindo as preocupações, o estresse e a ansiedade. Enquanto isso, as áreas racionais do cérebro (responsáveis pelo raciocínio lógico e pela resolução de problemas) têm sua atividade prejudicada.

Tentando resolver dezenas de coisas ao mesmo tempo, o indivíduo fica exausto, desanimado e não consegue mais se concentrar em nada do que faz.

O que é o Mindfulness?

O mindfulness é uma técnica de meditação conhecida como “atenção plena”. De acordo com os especialistas, o estresse e a ansiedade são originados quando não prestamos atenção plena no tempo presente, pois a mente acelerada está focada lá no futuro.

PSC

A técnica do mindfulness pode ser praticada em períodos curtos, de 5 minutos. Ela consiste em sentar-se e prestar atenção nas diferentes sensações do corpo, na respiração e nas emoções que são sentidas no momento. Não é preciso tentar “esvaziar” a mente e não pensar em nada, mas apenas observar os pensamentos passando pela mente, sem se apegar a nenhum deles, sem julgá-los e sem tentar controlá-los.

Como o mindfulness surgiu?

Apesar de ser uma técnica que pode ser praticada por qualquer pessoa, independentemente de sua cultura ou crença religiosa, o mindfulness tem diversas origens, sobretudo na meditação.

A técnica tem suas origens, por exemplo, na meditação budista, mas também em diferentes ramos da Psicologia contemporânea, como as psicoterapias contextuais e a cognição social.

O primeiro programa de redução de estresse com essas características foi criado na década de 1980 nos Estados Unidos. Desde então, diferentes programas com características similares têm se propagado pelo oriente e pelo ocidente, configurando o cenário atual do mindfulness.

Os 5 principais benefícios do mindfulness

  1. Aumenta o foco e a concentração

A prática regular do mindfulness permite que as pessoas desenvolvam a capacidade de canalizar seus pensamentos num único foco. Isso se traduz em maior clareza de ideias e concentração para as atividades cotidianas, amenizando as distrações. No trabalho, por exemplo, isso pode se converter em mais organização e produtividade.

Além disso, um estudo realizado na Universidade da Califórnia com estudantes universitários demonstrou que aqueles que praticavam a técnica tinham mais memória e habilidades verbais nos exames. Dessa forma, o mindfulness também amplia as funções cognitivas.

  1. Reduz o estresse

A sensação de calma, tranquilidade, relaxamento e bem-estar produzida durante a prática do mindfulness não é mera impressão. De acordo com uma pesquisa publicada pela revista Health Psychology, a prática constante do mindfulness tem sido associada a uma redução considerável nos níveis de cortisol, o hormônio do estresse.

Os especialistas consideram o mindfulness como uma “musculação para o cérebro”, já que ele é capaz de fortalecer o órgão e permitir o seu correto funcionamento, sem que a área das emoções seja mais estimulada do que a área do foco e da racionalidade.

  1. Promove autoconhecimento

Outra importante vantagem do mindfulness é que ele proporciona a quem o pratica um momento de qualidade consigo mesmo. Durante a prática, aumentamos a nossa consciência corporal, a administração de nossas emoções e a canalização de nossa atenção.

É um período em que mergulhamos em nosso universo interior, observando os pensamentos e emoções que passam pela mente. Quanto mais conhecemos a nós mesmos, mais fácil fica diagnosticar e solucionar nossas questões internas para que encontremos uma vida mais plena e feliz.

  1. Reduz o risco de depressão

Segundo uma pesquisa conduzida pela Universidade de Leuven, na Bélgica, a prática do mindfulness pode permitir que as pessoas sintam menos estresse, ansiedade e sintomas de depressão, inclusive adolescentes.

Outro público estudado nesse sentido foi o das mulheres grávidas. Segundo professores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, o mindfulness também tem sido apontado como uma grande ferramenta para prevenir a depressão em gestantes. A prática conduz essas mulheres a sentimentos mais positivos, promovendo maior autoconfiança durante a gravidez.

  1. Proporciona melhores noites de sono

De acordo com pesquisadores da Universidade de Utah, também nos Estados Unidos, o mindfulness ajuda as pessoas a administrarem melhor suas emoções em suas atividades durante o dia, o que se reflete em mais tranquilidade e bem-estar ao adormecer.

Segundo o estudo, as pessoas pesquisadas que eram praticantes da técnica tinham mais atenção e maior capacidade de relaxar e diminuir a atividade da mente antes de dormir, o que lhes permite não apenas que peguem no sono mais rapidamente, como também que tenham um sono mais profundo e reparador.

Exercício sugerido de mindfulness

A prática de mindfulness não precisa ser muito longa. Em cinco minutos por dia, os seus benefícios já serão sentidos. Você só precisa encontrar um lugar calmo e tranquilo, sem sons e sem interrupções. Sente-se, feche os olhos e relaxe. Acalme seu corpo e sua mente.

Traga a sua atenção para a sua respiração. Inspire de forma devagar e profunda. Perceba o quanto o seu abdômen infla durante esse movimento. Retenha o ar por alguns segundos e depois solte a respiração vagarosamente, observando o abdômen voltando ao seu tamanho anterior.

Preste atenção em todas as sensações de seu corpo: a temperatura do ambiente, o contato da pele com a superfície em que você está, a textura dos objetos, os pontos de tensão, dores, enfim, todas as sensações do momento. Não tente modificá-las, apenas identifique-as.

Perceba também as suas emoções. Compreenda seu estado mental: se você está ansioso, agitado, calmo, triste, feliz. Apenas aceite o estado de sua mente, sem julgá-la ou controlá-la. Continue respirando e você se sentirá melhor.

Se sua mente divagar e se distrair com as preocupações do dia a dia, não se desespere. Apenas volte a prestar atenção em seu corpo e em sua respiração. Não julgue a si mesmo, nem se culpe. Tente se concentrar em si mesmo, diminuindo a velocidade dos seus pensamentos e relaxando cada vez mais.

Dica bônus

Agora você já sabe o que é a meditação mindfulness, como ela surgiu, como deve ser praticada e quais são os seus benefícios. Tudo o que você precisa agora é dar a si mesmo a oportunidade de praticá-la para vivenciar mais tranquilidade e equilíbrio emocional.

No meu canal no YouTube (José Roberto Marques – IBC Coaching), você tem acesso a uma playlist cheia de meditações guiadas para encontrar a paz, a prosperidade, o relaxamento e a energia positiva para combater o sofrimento e o estresse.

Quer conhecer mais? Confira uma das meditações que você vai encontrar por lá:

 

Acesse o meu canal e tenha ótimas práticas meditativas! Não de esqueça de deixar seu comentário abaixo e de compartilhar este artigo com quem você ama.