Durante muito tempo, as pessoas acreditavam que o sucesso era fruto de um dom. Nesse sentido, Albert Einstein, Beethoven e tantos outros gênios que conhecemos eram considerados como indivíduos que nasceram com um talento. Esse pensamento fez com que muitos pensassem: “Se não tenho um dom, de nada adiantará dar o melhor de mim em qualquer coisa que eu fizer”. Assim, deixavam de se dedicar e, consequentemente, de conquistar o que desejavam.

Felizmente, essa ideia foi derrubada e entendeu-se o poder que a dedicação tem para transformar sonhos em realidade. Por mais que Einstein e Beethoven possam ter nascido com algum tipo de facilidade de aprendizado, sem trabalho e determinação dificilmente teriam chegado aonde chegaram. O sucesso chega para aqueles que vão a busca dele e você também é capaz disso.

Por Que Devo Dar o Melhor de Mim?

“No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.” Após refletir a respeito dessa incrível frase dita pelo saudoso Ayrton Senna, responda: Em uma escala de 0 a 10, o quanto se considera uma pessoa verdadeiramente dedicada? Caso a resposta não seja satisfatória, saiba que sempre é tempo de rever atitudes e buscar a evolução.

Dar o melhor de si em tudo o que fizer é importante porque fará com que tenha mais motivação para continuar em busca da excelência, o que irá te render conquistas, reconhecimento e algo extremamente importante, a satisfação. Ter orgulho de quem é, do seu trabalho e dos resultados obtidos através dele fará de você uma pessoa muito mais feliz e realizada, isso é maravilhoso e dará sentido para a sua vida.

Ayrton Senna realmente viveu essa frase na mais pura essência. Mesmo após mais de 20 anos de sua partida terem se passado, continua sendo um exemplo de dedicação, disciplina e empenho, alguém que viveu o seu propósito até o fim e deixou um legado extraordinário. Você pode seguir o mesmo caminho que ele mesmo que não seja reconhecido em todo o mundo, pois o mais importante é que se reconheça e tenha a consciência de que tem todo o potencial necessário para ir além.

Potencialize suas habilidades e permaneça em constante
desenvolvimento!Clique aqui e descubra como isso
é possível! Acesse “Tudo sobre Coaching”!

A Diferença Entre Dedicação e o Excesso de Perfeccionismo

PSC

Um ponto bastante importante e que deve ser citado é que existe uma diferença entre a dedicação e o excesso de perfeccionismo. Dar o melhor de si é algo que deve ser feito de forma equilibrada, sem exigir demais de suas possibilidades e nem gastar mais tempo do que o necessário tentando encontrar uma perfeição que, muitas vezes, é inalcançável.

No caso dos empreendedores que desejam lançar um novo produto no mercado, por exemplo, vale mais a pena se dedicar a criar algo de qualidade e lançar para sentir a aceitação do público do que passar anos tentando criar algo perfeito. Percebe a diferença? A ideia não é tentar vender algo mal feito, mas sim encontrar o equilíbrio entre a busca pela excelência e o excesso de exigências.

Meu conselho é que encontre esse equilíbrio em suas ações, para que aprenda a dar o melhor de si em tudo o que se propor a fazer, mas sem excessos. Isso apenas se torna possível quando o indivíduo se conhece verdadeiramente e consegue identificar suas possibilidades. Então, busque se conhecer, descubra o seu potencial e aprenda a fazer o uso eficaz dele.

Dicas Para Dar o Melhor de Si e Conquistar Resultados Extraordinários

A dedicação é uma habilidade que irá te ajudar a extrair melhores resultados das suas ações. Afinal, de nada adianta se matricular nos melhores cursos, comprar os melhores livros, frequentar os mais badalados eventos da sua área, se não se dedicar para aplicar o conhecimento adquirido. Confira, a seguir, dicas para se tornar uma pessoa mais dedicada, coloque-as em prática e veja a sua vida se transformar.

1 – Aprenda a Recusar o Que Não Agrega

Ser dedicado envolve ter foco naquilo que deseja realizar e, para isso, é fundamental que saiba recusar coisas que não irão agregar aos seus objetivos. Se você tem medo de dizer não, seja para trabalhos ou pessoas, é porque lhe falta segurança. A melhor maneira de adquirir autoconfiança é tendo certeza sobre os seus objetivos e permitir que eles te guiem.

2 – Organize a Sua Rotina

Para que a sua dedicação surta efeito, é necessário que organize a sua rotina e, assim, otimize as suas ações. Sem organização, todo o seu esforço pode ser desperdiçado. Além disso, o fato de ter horários para cada atividade fará com que o seu corpo se habitue a isso e, assim, tenha mais energia para realizar as suas tarefas.

3 – Mantenha o Foco

Ao invés de querer abraçar o mundo e fazer várias coisas ao mesmo tempo, procure se dedicar a uma coisa de cada vez. Já foi comprovado cientificamente que o cérebro consegue focar em apenas uma atividade por vez, pois o ato de alternar a atenção em várias tarefas compromete o seu desempenho.

4 – Adote o Hábito de Fazer Anotações

Tirar os seus pensamentos do campo das ideias e passá-los para o papel é uma ação simples, mas capaz de trazer resultados excelentes. Através de anotações é possível se organizar, planejar suas ações, definir prioridades, se conhecer melhor. Escolha o método que melhor se adaptar à sua rotina e faça desse hábito parte da sua rotina.

Potencialize suas habilidades e permaneça em constante
desenvolvimento!Clique aqui e descubra como isso
é possível! Acesse “Tudo sobre Coaching”!

5 – Seja Perseverante!

Se a dedicação não era algo que fazia parte da sua rotina, é natural que demore um pouco para adotar esse hábito e torná-lo parte de quem é. Por isso, seja perseverante e não desista perante a primeira dificuldade que surgir. A sua primeira missão como uma pessoa dedicada é dar o seu melhor para adquirir esse hábito. Ao conseguir isso, terá a consciência de que é capaz de conquistar tudo o que deseja.

Você é capaz de muito mais do que imagina e a dedicação fará com que vá além e descubra todo o seu poder interior. Se dedicar ao máximo irá te tirar da sua zona de conforto e permitir que obtenha resultados que nem se imaginava capaz. Permita-se descobrir o potencial infinito que possui e veja que os seus sonhos podem se tornar reais.

Copyright: 693717757 – https://www.shutterstock.com/pt/g/kanchana%20imsilp