O trabalho é uma parte muito importante da vida, afinal através dele que adquirimos senso de utilidade e responsabilidade. Contudo, os seres humanos também têm outras necessidades e uma delas é realizar atividades prazerosas, para relaxar a mente e aliviar as tensões do dia a dia. Se você ainda não encontrou nada que te agrade, continue acompanhando e confira uma lista de hobbies com sugestões bastante interessantes para pessoas dos mais diferentes estilos. Tenho a certeza de que uma delas irá te agradar.

5 Razões Que Mostram Que Todos Deveriam Ter um Hobby

Há algum tempo, ter um hobby era considerado como um luxo, algo reservado a pessoas com alto poder aquisitivo e que tinham bastante tempo livre. Felizmente, com o tempo, esse mito foi derrubado e cada vez mais indivíduos têm se permitido relaxar realizando alguma atividade que considere prazerosa. Se você ainda não se convenceu, veja, a seguir, alguns motivos que comprovam o quanto é importante ter uma válvula de escape para relaxar e renovar as energias.

1 – Mais Criatividade

Muitos tipos de atividades exigem criatividade de seus participantes e isso é fantástico. Afinal, as empresas têm cada vez mais dado valor para profissionais criativos, que conseguem pensar fora da caixa e inovar. E no dia a dia de trabalho, realizando a mesma função, é um tanto quanto complicado desenvolver essa habilidade, algo que se torna muito mais fácil quando se está realizando algo prazeroso, como é o caso de um hobby.

2 – Desenvolvimento de Autoconfiança

Ao se permitir aprender algo novo como um hobby, você se torna consciente da sua capacidade de desenvolvimento e esse é o principal caminho para construir autoconfiança. E, quanto mais confiante uma pessoa é, menos medo ela sente de ousar e ir além. Acho que nem preciso dizer o quanto isso é positivo nas mais diferentes áreas da vida, não é mesmo? Quanto mais confiança você tem, mais longe consegue chegar.

3 – Redução do Estresse

Fazer todos os dias as mesmas coisas é extremamente cansativo, não apenas para o corpo, mas principalmente para o cérebro. Chega um momento que o indivíduo passa a viver no piloto automático e deixa de sentir entusiasmo em relação à sua vida. Os hobbies vêm como uma opção para dar uma pausa e voltar a vivenciar cada instante na essência. É um momento em que o foco está em você e naquilo que te faz bem.

4 – Socialização

Conhecer pessoas novas é sempre muito bom, nos permite conhecer outras possibilidades e formas de enxergar a vida. Muitos hobbies são realizados em grupo, o que certamente irá te render novas e boas amizades. Em um mundo em que as conexões estão cada vez mais virtuais e distantes, criar laços pessoais e próximos é maravilhoso.

5 – Desenvolvimento Pessoal

PSC

Ao se dedicar a um hobby, você acabará adquirindo novas habilidades e conhecimentos, o que poderá trazer benefícios também para a sua carreira. Não é raro encontrar casos de pessoas que mudaram de profissão por conta de um hobby, pois se apaixonaram tanto por ele que encontraram ali uma nova forma de trabalho. É claro que mudar de área não é uma consequência padrão dos hobbies mas o desenvolvimento certamente é.

Lista de Hobbies – 15 Sugestões de Atividades Para Relaxar e Viver Com Equilíbrio

Agora que você já conhece os benefícios dos hobbies e o quanto eles são importantes para viver com equilíbrio, confira 15 sugestões para experimentar. Desse modo, poderá manter aquela com a qual mais se identificar.

1 – Aprender a tocar um instrumento musical: a música é uma arte fantástica e aprender a tocar um instrumento certamente será uma experiência bastante interessante. Depois disso, poderá tocar sozinho ou mesmo formar uma banda para tocar nas horas vagas.

2 – Cozinhar: para muitos, cozinhar é uma obrigação, porém, quando feita em um momento livre e com prazer, se torna um delicioso hobby.

3 – Criar um blog: a internet oferece opções interessantes de hobbies e um deles inclui compartilhar informações sobre os mais diversos assuntos através de um blog.

4 – Fazer aulas de canto: como diz o ditado, quem canta seus males espanta. Que tal soltar a sua voz participando de aulas de canto ou mesmo sendo membro de um coral?

5 – Fazer aulas de dança: dançar é maravilhoso e proporciona uma agradável sensação de liberdade. Dança de salão, balé, jazz, escolha o seu estilo preferido e permita-se.

6 – Fazer aulas de teatro: você não precisa querer seguir carreira como ator para fazer aulas de teatro. Inclusive, muitos fazem para perder a timidez e aprenderem maneiras diferentes de se expressar.

7 – Fazer trabalhos voluntários: participar de uma causa social e ajudar outras pessoas também pode ser um hobby, uma opção muito gratificante por sinal.

8 – Fotografar: a arte de congelar momentos e paisagens pode lhe render muito aprendizado e você pode começar utilizando a câmera do seu celular.

9 – Jardinagem: o contato com a natureza é extremamente relaxante. Tocar as plantas, a grama, a terra, tudo isso torna a jardinagem uma excelente opção de hobby.

10 – Jogos: pingue-pongue, sinuca, xadrez, jogos de cartas e mais uma infinidade de jogos podem te ajudar a relaxar, estimular a mente e fazer novas amizades.

11 – Participar de um clube do livro: quer começar a ler mais e precisa de uma motivação? Participe de um clube de leitura para compartilhar com outras pessoas suas percepções a respeito de cada obra.

12 – Pintar ou desenhar: você não precisa ser um artista para se expressar através da arte. Atividades como desenho e pinturas são extraordinárias e certamente irão te proporcionar boas doses de relaxamento.

13 – Praticar um esporte: as opções de esporte que você pode praticar são inúmeras, como corrida, ciclismo, natação, modalidades em equipe, entre outras, escolha a sua preferida e vá em frente.

14 – Produzir peças artesanais: fazer trabalhos manuais é terapêutico e permitirá que se desligue das preocupações do dia a dia para se conectar ao momento presente.

15 – Ter uma coleção: colecionar itens que tenham algum significado especial para você também pode ser um ótimo passatempo. Apenas tome cuidado para diferenciar coleção de acumulação.

O que achou da lista com sugestões de hobby? Quais vai experimentar? Lembre-se que você pode fazer tudo o que quiser, portanto, evite se limitar por conta de preconceitos, permita-se e ouse ir além.

 

Copyright: 392099632 – https://www.shutterstock.com/pt/g/roman+motizov